Alexey Parshin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexey Parshin
Alexey Parshin
Alexei Parshin no Oberwolfach 2005
Nascimento 7 de novembro de 1942
Ecaterimburgo, União Soviética
Morte 18 de junho de 2022 (79 anos)
Moscou
Nacionalidade Russo
Alma mater Instituto de Matemática Steklov
Campo(s) Matemática

Aleksey Nikolaevich Parshin (em russo: Алексей Николаевич Паршин; Ecaterimburgo, 7 de novembro de 1942Moscou, 18 de junho de 2022)[1] foi um matemático russo, especialista em teoria dos números e geometria algébrica.

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Parshin graduou-se em 1964 na Faculdade de Matemática e Mecânica da Universidade Estatal de Moscou e seguiu sua formação como estudante de pós-graduação no Instituto de Matemática Steklov, onde obteve um Candidato de Ciências em 1968. Em 1983 obteve um Doktor nauk na Universidade Estatal de Moscou. É atualmente professor do Instituto de Matemática Steklov, onde é chefe do Departamento de Álgebra, sendo também professor da Universidade Estatal de Moscou.

Parshin provou em 1968 que a conjectura de Mordell é uma consequência lógica de uma conjectura de finitude, formulada por Igor Shafarevich, concernente a classes isomorfas de variedades abelianas. (Shafarevich apresentou sua conjectura de finitude no Congresso Internacional de Matemáticos em Estocolmo (1962)). Em 1983 Gerd Faltings provou a conjectura da finitude de Shafarevich (e assim a conjectura de Mordell).

As pesquisas de Parshin lidam com generalizações da teoria dos corpos de classes em dimensões superiores, com sistemas integráveis, e com a história da matemática. Foi editor da edição russa dos collected works de David Hilbert e foi co-editor, com Vladimir Arnold, do selected works de Hermann Weyl.

Parshin é membro correspondente da Academia de Ciências da Rússia. Foi palestrante plenário do Congresso Internacional de Matemáticos em Hyderabad (2010: Representations of Higher Adelic Groups and Arithmetics).[2] Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Nice (1970: Quelques conjectures de finitude en géométrie diophantienne.[3]

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sergei Vostokov, Yuri Zarhin (eds.): Algebraic number theory and algebraic geometry: Papers dedicated to A. N. Parshin on his 60th Birthday, American Mathematical Society 2002 (com prefácio de Shafarevich)

Referências

  1. «Математический институт им. В.А. Стеклова Российской академии наук». www.mi-ras.ru. Consultado em 24 de junho de 2022 
  2. Parshin, A. N. "Representations of higher adelic groups and arithmetic." In Proceedings of the International Congress of Mathematicians, vol. 1, pp. 362–392. 2011.
  3. Paršin, A. N. "Quelques conjectures de finitude en géométrie Diophantienne." Arquivado em 24 de setembro de 2016, no Wayback Machine. In Actes, Congrès intern. math, Tome 1, vol. 1, pp. 467–471. 1970.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]