Alvin Kraenzlein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alvin Kraenzlein
Alvin Kraenzlein
Informações pessoais
Nome completo Alvin Christian Kraenzlein
Modalidade Atletismo
Nascimento 12 de dezembro de 1876
Milwaukee
Nacionalidade norte-americano
Morte 6 de janeiro de 1928 (51 anos)
Wilkes-Barre
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 1900 Paris 60m rasos
Ouro 1900 Paris 110m com barreiras
Ouro 1900 Paris 200m com barreiras
Ouro 1900 Paris Salto em distância

Alvin Christian Kraenzlein (Milwaukee, 12 de dezembro de 1876 - Wilkes-Barre, 6 de janeiro de 1928) foi um atleta norte-americano, ganhador de quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1900. Até hoje é o único atleta da história a ter conseguido isto em provas individuais do atletismo numa edição dos Jogos.[1]

Nos anos anteriores aos Jogos, enquanto estudava para ser dentista na Universidade da Pensilvânia, Alvin venceu diversos torneios de atletismo dos Estados Unidos, mostrando grande técnica e velocidade nas corridas curtas, no salto em distância e principalmente nas provas com barreiras, onde inventou a técnica de pular por sobre a barreira com a perna da frente esticada, que persiste até os dias de hoje. Ele preparou-se para os Jogos de Paris na Inglaterra, disputando e vencendo provas dessas modalidades.

Em Paris, ele viria a se tornar a grande sensação do atletismo ao conquistar quatro vitórias, nos 60 m rasos, 110 m com barreiras, 200 m com barreiras e salto em distância, com uma vitória memorável de apenas 1 cm de diferença no último salto e que lhe valeram o apelido de "Furacão de Milwaukee".

Kraenzlein retirou-se do esporte no ano seguinte, como detentor de seis recordes mundiais e formou-se em odontologia. Após exercer a profissão alguns anos, assumiu o cargo de técnico de atletismo da Universidade da Pensilvânia, que manteve até sua morte em 1928.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alvin Kraenzlein