Antônio Teixeira de Albuquerque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Teixeira de Albuquerque
Nascimento 15 de abril de 1840
Maceió, Alagoas, Brasil
Morte 7 de abril de 1887 (46 anos)
Rio Largo, Alagoas, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Pastor
Religião Batista

Antônio Teixeira de Albuquerque (Maceió, 15 de abril de 1840Rio Largo, 7 de abril de 1887) foi um ex-padre católico, o primeiro batista brasileiro e o primeiro pastor batista brasileiro.[1][2][3][4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Albuquerque foi o único filho de Felipe Ney de Albuquerque e Helena Maria da Conceição. Por imposição do pai, foi para o Seminário Católico de Olinda, completando o curso em 1871. Em 30 de novembro do mesmo ano foi ordenado padre.

Ficou 3 anos como sacerdote em Alagoas, porém abandonou o sacerdócio porque, após assistir secretamente reuniões evangélicas do missionário presbiteriano John Rockwell Smith, concluiu que doutrina católica não era bíblica. Casou-se em 1878 em Pernambuco com Francisca de Jesus, com quem teve cinco filhos. O desejo de se casar foi um dos argumentos dados para sair da Igreja Católica.

Em 1879, dirige-se ao Rio de Janeiro, sendo acolhido pelo missionário metodista J. J. Ransom. Após tomar contato com os batistas em Santa Bárbara d'Oeste, uniu-se a eles. Fez sua profissão de fé no 3º domingo de 1880 e foi batizado na igreja. No mesmo dia foi ordenado pastor batista na loja maçônica da cidade. Pregava em Piracicaba e Capivari.

Deixou de pregar por um tempo devido a uma desavença com o pastor Elias Hoton Quillin, mas depois perdoaram-se. Junto com Zacharias Clay Taylor e Katherine Steves Crawford Taylor, e Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, dirigiu-se à Bahia para fundar a primeira igreja batista brasileira, em Salvador.

Voltou para Maceió para fundar a 1ª Igreja Batista de Maceió. Lá ordenou o pastor Wandragésilo Melo Lins. Também escreveu o opúsculo Três razões porque deixei a Igreja romana. A igreja batizou 80 pessoas nos dois anos em que ficou lá, incluindo seus pais, que o haviam renegado. Após ficar doente retirou-se para Rio Largo, onde morreu.[5]

Referências

  1. «Primeira Igreja Batista na Bahia». Guia Geográfico - Bahia. Consultado em 22 de janeiro de 2023 
  2. «ANTONIO TEIXEIRA de ALBUQUERQUE (1840 - 1887)» (PDF). Consultado em 17 de janeiro de 2023. Arquivado do original (PDF) em 11 de janeiro de 2007 
  3. «A Convenção Batista Brasileira». Convenção Batista do Pará. Consultado em 22 de janeiro de 2023 
  4. «Pastores Pioneiros». Museu Batista do Sertão. Consultado em 22 de janeiro de 2023 
  5. ‘Antônio Teixeira de Albuquerque: Primeiro Pastor Batista do Brasil’, Centelha em Restolho Seco: Uma Contribuição para a História dos Primórdios do Trabalho Batista no Brasil da historiadora Betty Antunes de Oliveira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.