Saltar para o conteúdo

Arari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo peixe, veja saragui.


Arari
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico arariense
Localização
Localização de Arari no Maranhão
Localização de Arari no Maranhão
Localização de Arari no Maranhão
Arari está localizado em: Brasil
Arari
Localização de Arari no Brasil
Mapa
Mapa de Arari
Coordenadas 3° 27' 14" S 44° 46' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Anajatuba, Vitória do Mearim, Conceição do Lago Açu, Miranda do Norte, São Mateus, Matões do Norte e Viana.
Distância até a capital 165 km
História
Fundação 27 de junho de 1864
Administração
Prefeito(a) Leão Santos Neto (PSDB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 1 100,285 km²
População total (IBGE/2010[2]) 28 477 hab.
Densidade 25,9 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 7 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,617 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 89 089,200 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 116,64

Arari é um município brasileiro do estado do Maranhão.Possui uma população de 27.753 habitantes (Censo 2007).

História

Geografia

Localiza-se a uma latitude 03º27'13" sul e a uma longitude 44º46'48" oeste, estando a uma altitude de 7 metros. Sua população estimada em 2010 era de 28 477 habitantes. Possui uma área de 1084,23 km².

Origem

A palavra Arari, no tupi-guarani, significa arara pequena e também dá nome a um município maranhense, distante 162 km de São Luís, localizado na região da Baixada Maranhense. Mesmo com a estrutura de uma pequena cidade do interior, Arari vem despontando no cenário econômico e cultural do Maranhão devido às suas festas, que, em cada ano, alcançam maior repercussão e atraem até pessoas de outros estados. Entre as mais conhecidas, estão a Festa de Nossa Senhora das Graças e o Festival da Melancia, que já fazem parte do roteiro de centenas de turistas que começam a descobrir o interior do Maranhão e suas peculiaridades.

O município foi fundado por um padre jesuíta português, chamado José da Cunha D’Eça, e a atividade econômica da região gira em torno da pesca, da melancia e da colheita de arroz. Por conta da grande produção de grãos, Arari já foi considerado o segundo maior produtor do Maranhão, tanto que um agrônomo da cidade desenvolveu um projeto pioneiro, em que se planta arroz a partir de uma muda e não da semente. A ideia deu tão certa que já foi levada até para a Alemanha e serve de referência para os demais municípios do Estado.

Distâncias

Para chegar a Arari, partindo de São Luís, o visitante não encontrará muitos problemas. Passando pela BR-135 e seguindo para a BR-222, o caminho é bastante tranqüilo sem problema de buracos. Ao longo da viagem, pode-se aproveitar para comprar diversas iguarias da região nas centenas de barracas instaladas ao longo da estrada, que vendem frutas, farinha e outros produtos.

Clima

O clima da cidade gira em torno de 20º a 30°. Apesar de ser uma cidade pequena, possui uma boa estrutura para receber visitantes com uma infinidade de atrativos naturais. O destaque vai para a Lagoa da Morte, um lugar agradável para se tomar um bom banho, que a comunidade local também usa como área de camping.

Point da cidade

Arari é uma típica cidade do interior maranhense com 27 mil habitantes e que tem seu principal ponto de referência na igreja matriz, chamada Igreja Nossa Senhora das Graças. Banhada pelo rio Mearim, o principal point de diversão nos finais de semana são os bares instalados na beira do rio. Apesar de ser um atrativo a mais para a cidade, muitas pessoas vêem o local como um ponto negativo, devido a poluição sonora ocasionada pelos próprios visitantes, que colocam seus veículos ao lado dos bares com o som extremamente alto. Mesmo com esse problema, vale a pena passar por lá para bater um bom papo à beira do rio.

Atrativos naturais

Uma das épocas em que a cidade recebe mais visitantes é no período da pororoca, fenômeno que acontece devido ao encontro da água doce do rio Mearim com a água salgada. Durante esse tempo, Arari fica lotada de turistas, principalmente de surfistas, para ver o fenômeno e surfar ondas de longa duração, que chegam a quatro metros de altura. Foi por conta disso que a cidade ganhou visibilidade nacional, sendo destaque em algumas edições do Globo Esporte, devido a uma etapa do campeonato de surf na pororoca e também na CNN. O melhor período para apreciar a pororoca é de julho a dezembro, quando o verão é mais intenso.

Infraestrutura

Mesmo com toda notoriedade que o fenômeno da pororoca dá para Arari, os moradores estão preocupados com a salinização do rio Mearim, que tem ocasionado longos períodos de falta de água na cidade. Hoje, Arari conta com uma infra-estrutura razoável para receber o turista visitante com diferentes opções de acomodações, em hotéis e pousado com preços bem atrativos.

Festas religiosas

O tradicional festejo de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, é no dia 15 de agosto, data em que a comunidade apresenta o fervor religioso por preservar os hábitos de novenas e ladainhas, sem esquecer o famoso parque no largo da igreja. Há ainda a festa de Bom Jesus dos Aflitos, que acontece no dia 14 de setembro. São festas que valem a pena prestigiar.

Atrações culturais

Festival da melancia (setembro)

Realizado no mês de setembro é o ápice das festividades ararienses, refletido no maior fluxo de turistas do ano. Além de momento festivo, o Festival da melancia é o instante maior das manifestações culturais e extremamente importante para a economia da cidade pois serve para divulgação e comercialização do mais importante produto agrícola da região: a deliciosa melancia. É momento também de confraternização pois muitos ararienses - que moram em outra cidades, estados e até outros países - aproveitam a ocasião para visitar parentes e amigos.

Festival da juçara (setembro)

Realizado no povoado “Moitas” é muito visitado, animadíssimo e importante economicamente para a zona rural. Festejos Juninos (junho). Momento de expressiva manifestação cultural popular.

Carnaval (fevereiro)

Famoso em todo o Maranhão caracteriza-se pela animação em todos os cantos da cidade num clima de segurança e paz.

Campeonato Brasileiro de Surf de Pororoca (abril)

Realizado pela Associação Nacional de Surf de Pororoca é muito concorrido por praticantes desse esporte de todo o Brasil e de diversos países, europeus e da América Latina.

Festa de Bom Jesus dos Aflitos (setembro)

Maior e mais tradicional festa religiosa de Arari, e a que traz maior número de romeiros para sua famosa procissão.

Festa de Nossa Senhora das Graças (agosto)

É a festa da padroeira da cidade que caracteriza-se por animadas novenas e grande procissão no mês de agosto.

Festa de Charme Arariense (julho)

Mais tradicional festa dançante da juventude arariense, que por muito tempo foi animada pelo saudoso Jô Campos. Iniciada na década de 70 pela “Turma do Saco”, mais famoso grupo de jovens ararienses, que criaram também a inigualável Escola de Samba de mesmo nome.

Culinária

Conhecida como o portal da Baixada Maranhense, por ser uma das primeiras cidades da região, Arari também realiza o Festival do Peixe e sua culinária não difere muito da presente no restante do Estado, com destaque ao peixe Jeju cheio e galinha caipira ao leite de coco.

Artesanato

Destaque para as redes e esteiras de palha: potes, alguidares, bacias de barro e coletes para vaqueiros, chapéus e chinelos de couro. Vale a pena conferir.

Arte

Arari é considerada o berço da cultura, tem o teatro, a dança, a pintura e várias expressões artísticas, que resistem a dificuldades e ao tempo pela força de seu povo.

Filhos ilustres

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.