Arcadas (Amparo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arcadas
  Distrito do Brasil  
Igreja em Arcadas SP - panoramio.jpg
Localização
Estado  São Paulo
Município Amparo
História
Criado em 1948
Características geográficas
População total 11 614 hab.

Arcadas é um distrito do município brasileiro de Amparo, no interior do estado de São Paulo. Está localizado a 11km do centro da cidade de Amparo e a 5km do centro da cidade vizinha de Pedreira. Acesso pela Rodovia SP95 "João Beira". Principais bairros na área Rural: Varginha, Duas Pontes, Dobrada, Marchiori.

Suas principais atividades econômicas são: agricultura em vários sítios e fazendas, na área rural; industrias de alimentos como: Shefa, Rousselot, JBS, Marchiori; Madeireira e Carrocerias Bertolla; empresas na fabricação de tijolos, lajotas e artefatos de barro; bem como várias empresas de artesanato em MDF.

O Distrito de Arcadas conquistou um canal de participação direto com a atual administração por meio do Conselho Distrital. Agora, a população local pode reivindicar as melhorias que acha mais importante para o Distrito, bem como acompanhar a execução das obras e serviços aprovados por seus representantes no Conselho. Formado após a aprovação da Lei 2.903/2003 tem reuniões mensais com a presença do Prefeito e representantes escolhidos pelos diversos segmentos da comunidade e por representantes da Prefeitura.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[1], que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[2], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[3] para suas operações de telefonia fixa.

Referências

  1. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  2. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  3. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.