Armando Martín Gutiérrez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Armando Martín Gutiérrez
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Bacabal
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Gilberto Pastana de Oliveira
Filhos do Amor Misericordioso Pe. Ireneo Martín, F.A.M.
Atividade eclesiástica
Congregação Filhos do Amor Misericordioso
Diocese Diocese de Bacabal
Nomeação 2 de novembro de 2006
Entrada solene 11 de fevereiro de 2007
Predecessor Dom Frei José Belisário da Silva, O.F.M.
Mandato 2007 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 6 de outubro de 1979
Spinaceto, Roma
Nomeação episcopal 2 de novembro de 2006
Ordenação episcopal 5 de janeiro de 2007
Santuário do Amor Misericordioso em Collevalenza, Itália
por Dom Giovanni Battista Cardeal Re
Lema episcopal VOLO ENIM MISERICORDIAE
Misericórdia eu quero (Mateus 9,13)
Dados pessoais
Nascimento Madrid
16 de dezembro de 1954 (69 anos)
Nacionalidade espanhol
brasileiro
Residência Palácio Episcopal Dom Pascásio, Bacabal
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Armando Martín Gutiérrez, F.A.M. (Madri, 16 de dezembro de 1954) é um bispo católico espanhol, bispo de Bacabal, Maranhão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Dom Armando Martín Gutiérrez, FAM, nasceu em 16 de dezembro de 1954 em Madri (Espanha). Frequentou o primeiro e segundo grau no Colégio do Amor Misericordioso em Lujua (Espanha) e os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Marche na cidade de Fermo (Itália). Obteve a Licenciatura em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma.

Ele fez sua primeira profissão na Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso em 8 de setembro de 1974 e a perpétua em 1978. Foi ordenado sacerdote em 6 de outubro de 1979 em Spinaceto (Roma).

Desde então exerceu os seguintes ministérios, na Itália: Reitor do Seminário Menor da Congregação em Collevalenza (Perugia), Vice-Reitor da Casa do Clero de Perugia, Vice-Mestre de Noviços em Matrice (Campobasso).

Em 1988 foi para o Brasil, para a Diocese de Mogi das Cruzes (SP), e ocupou os cargos de mestre de noviços (1988-2002), vigário paroquial (1988-2002); Professor de Ética no Seminário Diocesano e de Teologia Moral no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI (1992-2002); Superior da Comunidade (1993-2002). Na Arquidiocese de Juiz de Fora foi Mestre do Juniorato, Superior de Comunidade e Vigário Paroquial (2003-2005).

Em dezembro de 2005 voltou à Itália como Mestre do Juniorado Internacional de sua Congregação, Superior de Comunidade e Vice-pároco da Paróquia de São Petronilla na Arquidiocese de Fermo.

Em 2 de novembro de 2006, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Bacabal, sucedendo Dom Frei José Belisário da Silva, OFM que foi nomeado pela Santa Sé, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Maranhão.

Sua ordenação episcopal ocorreu em Collevalenza, na Solenidade da Epifania do Senhor, no dia 05 de janeiro de 2007, no Santuário do Amor Misericordioso de Madre Esperança, tendo o Cardeal Giovanni Battista Re como bispo ordenante principal, Dom Giovanni Scanavino, OSA, bispo de Orvieto-Todi (Itália) e Dom Luigi Conti, arcebispo de Fermo (Itália) como bispos co-ordenantes.

Sua instalação como Bispo Diocesano de Bacabal ocorreu em 11 de fevereiro de 2007, no Ginásio Poliesportivo da Cohab 1 em Bacabal. O rito de posse foi conduzido pelo predecessor, o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Armando Martín Gutiérrez

Precedido por
Dom José Belisário da Silva, OFM
Brasão episcopal.
Bispo de Bacabal

2007 -
Sucedido por
Atual
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.