Asilisaurus kongwe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAsilisaurus kongwe
Ocorrência: Triássico Médio
Asilisaurus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Infraclasse: Archosauromorpha
(sem classif.) Ornithodira
(sem classif.) Dinosauriformes
Família: Silesauridae
Género: Asilisaurus
Nesbitt et al., 2010
Espécie: A. kongwe
Nome binomial
Asilisaurus kongwe
Nesbitt et al., 2010

Asilisaurus kongwe é uma espécie fóssil de dinosauriforme do período Triássico Médio, cujos fósseis foram encontrados na Tanzânia.[1] É a única espécie descrita para o gênero extinto Asilisaurus (do suaíli "asili", que significa "antepassado" ou "fundação" e do grego σαυρος, sauros, "lagarto"), constituindo, por isso, a sua espécie-tipo[2] . Tendo vivido 10 milhões de anos antes dos dinossauros, a descoberta da espécie foi apresentada à comunicação social como sendo o antepassado directo mais próximo deste grupo de répteis, evidenciando que estes foram apenas um dos diversos, grandes e distintos grupos de animais que explodiram em diversidade durante o período Triássico. Veio também demonstrar que, ao contrário do que se previa, os antepassados dos dinossauros eram tetrápodes e herbívoros e não bípedes e carnívoros. Entraram em extinção 45 milhões de anos depois do aparecimento dos seus mais conhecidos descendentes[3] . Possuía entre 45 e 90 centímetros de altura, de 0,9 a 3 metros de comprimento e pesavam de 10 a 30 quilos.[4] Classificado como um silessaurídeo, é considerado o arcossauro mais antigo da linha filogenética das aves.[5]

Os fósseis foram descobertos na Tanzânia e remontam à idade Anisiana do Triássico Médio. Foram primeiramente descritos em 2010 por uma equipa de pesquisadores dos Estados Unidos, Alemanha e África do Sul, no jornal Nature.[2]

Referências

  1. Nesbitt, S.J.; Sidor, C.A.; Irmis, R.B.; Angielczyk, K.D.; Smith, R.M.H.; Tsuji, L.M.A.. (2010). "Ecologically distinct dinosaurian sister group shows early diversification of Ornithodira". Nature 464: 95–98. DOI:10.1038/nature08718.
  2. a b "Oldest known dinosaur relative discovered", March 3, 2010. Página visitada em March 3, 2010.
  3. Asilisaurus Kongwe. www.anda.jor.br. Página visitada em 2010-04-18.
  4. Folha: Paleontólogos descobrem mais antigo ancestral dos dinossauros
  5. Nesbitt, S.J.; Sidor, C.A.; Irmis, R.B.; Angielczyk, K.D.; Smith, R.M.H.; and Tsuji, L.M.A.. (2010). "Ecologically distinct dinosaurian sister group shows early diversification of Ornithodira". Nature 464: 95–98. DOI:10.1038/nature08718.
Ícone de esboço Este artigo sobre Animal pré-histórico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.