Saltar para o conteúdo

Balsas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 79: Linha 79:
CLIMA
CLIMA


Do tipo tropical e úmido, o clima é quente nos meses de Março a Agosto. Os meses de Setembro a Janeiro são considerados os mais chuvosos do ano. RELEVO
Do tipo tropical e úmido, o clima é quente nos meses de Março a Agosto. Os meses de Setembro a Janeiro são considerados os mais chuvosos do ano.
RELEVO


Possui áreas planálticas com topografia plana, oferecendo boas condições para a atividade agrícola mecanizada.
Possui áreas planálticas com topografia plana, oferecendo boas condições para a atividade agrícola mecanizada.

Revisão das 11h55min de 25 de novembro de 2008

 Nota: Para outros significados, veja Balsas (desambiguação).
Balsas
  Município do Brasil  
Foto da cidade, tirado de um mono-motor.
Foto da cidade, tirado de um mono-motor.
Foto da cidade, tirado de um mono-motor.
Símbolos
Bandeira de Balsas
Bandeira
Brasão de armas de Balsas
Brasão de armas
Hino
Gentílico balsense
Localização
Localização de Balsas no Maranhão
Localização de Balsas no Maranhão
Localização de Balsas no Maranhão
Balsas está localizado em: Brasil
Balsas
Localização de Balsas no Brasil
Mapa
Mapa de Balsas
Coordenadas 7° 31' 58" S 46° 02' 09" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba.
Distância até a capital 810Km km
História
Fundação 1822
Administração
Prefeito(a) Francisco de Assis Milhomem Coelho (Democratas, 2009–2012)
Características geográficas
Área total 13,141,637 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 81,497 hab.
Densidade 6,2 hab./km²
Clima Tropical (Aw)
Altitude 283 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,696 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 1.336.449 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 18 623,00
Sítio www.balsas.ma.gov.br (Prefeitura)

Balsas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2008 era de 81.497 habitantes.

Encontra-se junto ao rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km. É um centro sub-regional, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova.

Vista aérea do centro da cidade em 2002.

Economia

Destaca-se pela forte industria de grãos, com grande destaque para a soja, sendo um do maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu, transformação do buriti e fibras de palmáceas, como o tucum. Balsas liga-se a todas as capitais do Nordeste através da BR 230, trecho da Trans-Amazônica, e às cidades ao sul do estado através da rodovia MA 006.

A partir de 1992, a região de Balsas começou a produzir soja para o mercado externo, atravez do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). Deste ano, até 2002, a produção de soja e outros grãos, como o arroz e o milho, cresceu mais de 1700%. O sul do Maranhão vem crescendo com taxas superiores a 20% ao ano. Agora, já se iniciam produções comerciais de algodão, sorgo, abacaxi, cana de açucar, banana e tantas outras coisas que aqui podem ser exploradas. Esta é uma das regiões com maior taxa de crescimento do mundo! Impressionante? Pois isto é apenas uma parte do que Balsas tem a oferecer. A tranquilidade de um clima estável e de um povo hospitaleiro, garantem um bom lugar para se viver.

Balsas é conhecida em todo o estado do Maranhão como a Capital da Soja. A produção agrícola do Sul do Maranhão está contribuindo fortemente para que o estado seja hoje o segundo maior produtor de grãos do Nordeste, perdendo apenas para o estado da Bahia.

A produtividade e a facilidade de comercialização dada pela logística, fazem a região ser considerada como a melhor alternativa de investimentos no setor agrícola do Brasil e um dos melhores do mundo. A safra 2003 movimentou, do plantio ate a comercialização dos grãos, um volume de recursos da ordem de U$ 700.000.000. Junto com o crescimento na área agrícola vêm a reboque o comércio, a construção civil e o setor de serviços. O cultivo de Soja è a grande locomotiva que puxa a economia de Balsas a velocidade de 8.5% ao ano de taxa de crescimento.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Balsas www.balsas.ma.gov.br

Turismo

O Rio Balsas, principal ponto turístico desta cidade, é de águas cristalinas, e em época de estiagem das chuvas (maio-outubro) costuma-se descer o rio de bóia.

Rio Balsas, que atravessa a cidade.

Em julho, época de férias e de maior movimentação na cidade,é grande o fluxo de bóias, desde o porto denominado Canaã até o porto da AABB. Nessa época, também há eventos na Beira-Rio(porto de maior concentração de pessoas no rio), tais como shows, concurso de descidas de bóias, etc.

Ficheiro:Rio Balsas (beira-rio).jpg
Beira-rio, ponto turístico da cidade de Balsas.

CLIMA

Do tipo tropical e úmido, o clima é quente nos meses de Março a Agosto. Os meses de Setembro a Janeiro são considerados os mais chuvosos do ano.

RELEVO

Possui áreas planálticas com topografia plana, oferecendo boas condições para a atividade agrícola mecanizada.

VEGETAÇÃO

Apresenta vegetação típica de cerrado. As árvores possuem maior quantidade de folhagens que as árvores da caatinga, em virtude da região ter maior índice pluviométrico. Mas, segundo o Fundo Mundial para a Natureza, essa vegetação está sendo devastada. A ocupação de terras pelas atividades agrícolas e criatórias e a utilização da madeira para a produção do carvão vegetal são os principais responsáveis por esta devastação.

HIDROGRAFIA

A hidrografia do município é caracterizada pela existência dos rios Balsas e Maravilha. O Rio Balsas destaca-se pela sua beleza e extensão, ele divide a cidade ao meio, banhando-a e servindo de atração turística para os filhos da terra e para aqueles que o visitam, serve ainda como fonte de alimentação através da pesca ali realizada. Já o Rio Maravilha destaca-se pelas águas límpidas, ótimas para o banho.

ETINIA

Balsas é uma cidade tipicamente formada por pessoas de todas as etnias, abrangendo um enorme número de nordestinos e sulistas que aqui descobriram uma região propícia para o trabalho e um povo caloroso e receptivo. Balsas dispõem de uma grande área rural que contem terras muito férteis onde hoje existem grandes fazendas de plantio de soja, milho, algodão e arroz, além da fruticultura.

Telemedicina

Em março de 2008, a cidade tornou-se parceira no projeto de telemedicina MedNET, com a participação local da Faculdade de Balsas e da Clínica São Carlos.

Várias empresas de transporte de cargas e passageiros estão aqui sediadas assim como cooperativas, empresas de desenvolvimento tecnológico, hotéis, restaurantes, empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de informática e internet.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Centros sub-regionais do Brasil