Baoding

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bolas baoding

Bolas baoding (保定铁球) são artefatos de origem chinesa utilizados para exercitar as mãos, são também conhecidos como bolas da saúde. O conjunto é composto por duas ou mais bolas de tamanho pequeno, tradicionalmente de ferro.

A medicina tradicional chinesa as utiliza como instrumentos que movimentados entre as mãos podem contribuir para a recuperação de contusões, ou ainda para exercitar a força e a agilidade. Neste sentido, seu uso é similar ao das bolas de tênis empregadas atualmente por fisioterapeutas ocidentais em exercícios para as mãos

Além disto, estas "bolas de massagem" podem também contribuir para fortalecer as mãos dos massagistas e propiciar o estado de relaxamento e concentração adequado àa prática da meditação chinesa.

História[editar | editar código-fonte]

Teriam sido criadas na dinastia Ming (1368-1644) pelo ferreiro Wang Meng Shen, que por sua realização recebeu a função de artesão imperial.

Uso na medicina tradicional chinesa[editar | editar código-fonte]

Segundo a medicina tradicional chinesa, seu manuseio estimularia a circulação de energia pelos meridianos que passam pelas mãos, colaborando para aliviar o estresse, e aliviando sintomas locais de artrite ou reumatismo.

Exercícios[editar | editar código-fonte]

As bolas são pegas numa das mãos e giradas suavemente, sendo deslocadas continuamente nos sentidos horário e anti-horário.

As duas mãos podem ser exercitadas ao mesmo tempo ou alternadamente.

Sonoridade[editar | editar código-fonte]

O par de bolas é confeccionado de modo a produzir dois tipos de sons diferentes. O suave tilintar que cada uma produz ao serem manuseadas é nomeado pelos chineses "Rugido do Dragão e "Canto do Fênix": o Dragão Chinês e a Fênix (Feng Hua) representam para a cultura chinesa símbolos da harmonia Yin Yang.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Baoding