UHE Barra Bonita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barragem de Barra Bonita)
Ir para: navegação, pesquisa
Barragem de Barra Bonita-direita eclusa
Eclusa de Barra Bonita em enchimento.

A Barragem de Barra Bonita está localizada no estado brasileiro de São Paulo, na cidade de Barra Bonita e represa as águas do rio Tietê, bacia do rio Paraná. É onde funciona a Usina Hidrelétrica Barra Bonita, que possui quatro turbinas Kaplan com um total de 140 megawats (MW) de potência, a partir de uma queda máxima bruta de 23,5 m.

A barragem possui 287 metros de comprimento e a alaga até 310 quilômetros quadrados[1] [2], com capacidade de 2,6 quilômetros cúbicos de água. Na construção da barragem foram utilizados 500.000 metros cúbicos de concreto. O vertedouro possui capacidade de escoamento de 3.521 metros cúbicos por segundo.

Na barragem existe uma eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. Esta eclusa é utilizada por embarcações de turismo e carga para transpor para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no rio Tietê.

Um ponto bastante questionável é a posição geográfica da usina hidrelétrica, que se situa no município de Igaraçu do Tietê. Desde a construção, os vereadores e prefeitos de Igaraçu lutam para que parte do ICMS gerado pela usina seja repassado ao município (100% é destinado à Barra Bonita; apenas o rio separa os dois municípios). Porém, é argumentado que os geradores da energia elétrica foram instalados no lado de Barra Bonita, e por isso Igaraçu não tem parte no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nível máximo operacional: 451,50 m do nível do mar - nível mínimo operacional: 439,50 m do nível do mar
  2. Barra Bonita, acesso em 28 de junho de 2014.