Basílica dos Congregados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Basílica dos Congregados

A Basílica dos Congregados situa-se na freguesia de São José de São Lázaro em Braga, Portugal e está incluída no antigo Convento dos Congregados.

A Basílica é da autoria do arquitecto André Soares, construída no século XVI, embora só terminada no século XX.

O inicio da construção foi em 1703, sendo benzida em 27 de Outubro de 1717, embora faltando construir as torres e colocar estátuas nos nichos respectivos da fachada.

Estes trabalhos seriam levados a cabo já no século XX, tendo a torre poente sido concluída em 1964, por acção do benemérito António Augusto Nogueira da Silva, com projecto do arquitecto Alberto da Silva Bessa, que se inspirou nas torres do convento de S. Miguel de Refojos.

As estátuas da fachada - São Filipe de Nery e São Martinho de Dume - foram içadas para os seus locais em 16 de Fevereiro de 1964, e são devidas ao escultor Manuel da Silva Nogueira.

Acidente com avioneta[editar | editar código-fonte]

Em 14 de Julho de 1944, uma avioneta embateu com uma asa na torre nascente (a única existente na altura), despenhando-se em seguida. O piloto, Fernando Sanches Ferreira de Sousa de Magalhães, de 50 anos, director do cemitério Municipal, nascido na a 3 de Dezembro de 1893 perdeu a vida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Basílica dos Congregados