Igreja da Lapa (Braga)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja da Lapa, Braga.
Praça da República, Braga: em primeiro plano a fonte luminosa; ao fundo a Arcada e a Igreja da Lapa.

A Igreja da Lapa localiza-se na freguesia de São João do Souto, no centro histórico da cidade de Braga, no distrito de mesmo nome, em Portugal. Está compreendida no edifício da Arcada, na Praça da República.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1757 o padre Ângelo de Sequeira, cónego da Sé de São Paulo (Brasil), encontrava-se em Braga a fazer pregações. Escolheu como local a Arcada, local onde eram comercializados os géneros na cidade, tendo aí colocado uma estampa de Nossa Senhora da Lapa. Aí pregava, rezava o terço e cantava, com tal entusiasmo que contagiava o povo. Diante da força que a devoção adquiriu, o então arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança, autorizou a construção de uma capela.

As obras iniciaram-se em 9 de setembro de 1761, com projeto atribuído a André Soares. O templo foi consagrado em 7 de setembro de 1767. Dois anos depois procedia-se à demolição da capela de Santa Ana, situada em frente. A torre sineira, recuada, só foi erigida em 1771, em cima de um dos torreões da cerca do antigo castelo da cidade.

Características[editar | editar código-fonte]

O templo, oitocentista, apresenta estilo neoclássico, com a torre sineira adossada.

Em seu interior destacam-se o revestimento com azulejos de padrão oitocentista, o coro-alto de perfil recortado com balaustrada em madeira, e um órgão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Lapa (Braga)