Igreja do Carmo (Braga)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura igreja com mesmo nome, veja Igreja do Carmo.
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo Braga.jpg
Apresentação
Tipo
igreja católica (d)
património cultural
igreja
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Endereço
Coordenadas

A Igreja do Carmo localiza-se na freguesia de São Vicente, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Faz parte do Convento dos Carmelitas.

História[editar | editar código-fonte]

O Convento do Carmo foi originalmente fundado no Largo das Carvalheiras, na freguesia da Sé, em 1 de fevereiro de 1635, por Frei José do Espírito Santo.

A primeira pedra do atual edifício, na freguesia de São Vicente, foi lançada em 4 de novembro de 1654. A 23 de outubro do ano seguinte (1655), a comunidade transferiu-se para o novo domicílio.

Com a extinção das ordens religiosas no país (1834), as instalações do convento passaram a sediar o Hospital Militar. Mais tarde, o imóvel principal foi vendido a particulares, e nele instalado o Colégio Dublin já no século XXI foi convertido em espaço de restauração que também fechou. Em 2020, o Grupo Fortera anunciou que vai investir 10 milhões de euros na remodelação do para criar cerca de 70 apartamentos.

Entretanto, os Padres Carmelitas Descalços regressaram a Braga (com solene celebração em 3 de março de 1963), habitando hoje nas dependências do lado nascente da igreja.

Em 1898, a fachada da primitiva igreja estava em desaprumo e em 1906 ameaçava ruína. Por este motivo, começam a pensar em substituí-la. Projecto feito em 1907, pelo arquitecto Moura Coutinho. Ficou concluída em 1911.

Em dezembro de 2012 foi publicada a classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção.[1]

Em 2 de março de 2013 foi inaugurado o Núcleo Museológico do Carmo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja do Carmo (Braga)

Referências

  1. Diário da República. «Portaria n.º 740-EX/2012» (PDF)