Batalha de Marbelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Batalha de Marbella)
Batalha de Marbelha
Guerra da Sucessão Espanhola

Gravura de 1715.
Data 21 de janeiro de 1705
Local Marbelha, Espanha
Desfecho Vitória anglo-luso-neerlandesa
Beligerantes
Inglaterra Reino da Inglaterra
Reino de Portugal
República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos
Reino da França Reino da França
Espanha Reino de Espanha
Comandantes
John Leake Jean-Bernard de Pointis
Unidades
23 navios britânicos
8 navios portugueses
4 navios neerlandeses
18 navios
Baixas
Informação não disponível 3 navios capturados
2 navios incendiados
O jornal britânico London Gazette, datado a 14–17 de maio de 1705, detalhando o regresso de Leake a Gibraltar, após a batalha.

A Batalha de Marbelha ou Batalha de Ponta Cabrita, foi uma batalha naval da Guerra da Sucessão Espanhola, que teve lugar ao largo da costa de Gibraltar a 10 de março de 1705 (21 de março de 1705 no novo calendário), entre uma frota anglo-luso-neerlandesa, comandada por John Leake e uma frota franco-espanhola, comandada por Jean-Bernard de Pointis, resultando numa vitória aliada.

Prelúdio[editar | editar código-fonte]

Os aliados conquistaram Gibraltar em nome do Arquiduque Carlos de Habsburgo a 1 de agosto de 1704. Os espanhóis tentaram recuperar o território por terra, e uma primeira tentativa francesa de invasão por mar resultou numa falha durante a Batalha de Málaga a 24 de agosto de 1704.

Em janeiro de 1705, o Rei da Espanha, Filipe V, decide reconquistar a cidade, que dá o comando ao exército do Marechal de Tessé. Este compreendia que Gibraltar nunca seria reconquistada enquanto os aliados tivessem acesso a ela pelo mar. Ele, portanto, ordenou ao Almirante Jean-Bernard de Pointis a bloquear o território com seu esquadrão de dezoito navios de linha. Alguns desses navios eram espanhóis, e estavam sob o comando de José Fernández de Santillán. Gibraltar não era um porto permanente ainda para a frota inglesa, que estava ancorada em Lisboa na época.

O comandante de Gibraltar, Jorge de Hesse-Darmstadt, pede ajuda a John Leake, que parte desde Lisboa, com uma frota de vinte e quatro navios britânicos, oito portugueses e quatro holandeses de diferentes tamanhos.

A batalha[editar | editar código-fonte]

Ponta Cabrita em 1843.

Na manhã de 21 de março, a frota anglo-luso-neerlandesa aparece na baía. Os franceses tentam escapar, mas são alcançados junto a Ponta Cabrita e três de seus barcos são capturados. Os outros dois restantes são incendiados na costa de Marbelha pelos próprios franceses para evitar que caíssem em mãos inimigas.[1]

Consequências[editar | editar código-fonte]

Após este desastre, o Marechal de Tesse remove grande parte de suas tropas a 31 de março e transforma o local em bloqueio.

Referências

  1. Hills, George. Rock of Contention: A History of Gibraltar (em inglês). [S.l.]: Hale. p. 198 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.