Biblioteca da Presidência da República

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Biblioteca da Presidência da República
Logo Bliblioteca da Presidência da República.png
País  Brasil
Estabelecida 1914
Localização Palácio do Planalto
Acervo
Tamanho 42.000 [1]

A Biblioteca da Presidência da República é a biblioteca de pesquisa da Presidência da República Federativa do Brasil, localizada no Palácio do Planalto.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada no governo do Presidente Wenceslau Brás (1914-1918), sendo composta inicialmente por setecentos e setenta e duas obras , em três mil seiscentos e noventa e cinco volumes. Por algum tempo o papel da Biblioteca concentrou-se basicamente em atender a demanda por informações legislativas e pesquisas jurídicas dos servidores da casa, o que motivou a equipe de bibliotecários da Presidência a promover sua primeira reorganização. Desse projeto, realizado a partir de 1951, no governo do então presidente Getúlio Vargas nasceu uma nova biblioteca, especializada nas áreas de legislação, direito administrativo, direito constitucional e ciência política. Dentre os novos serviços que passaram a ser oferecidos destacavam-se as biografias dos presidentes e vice-presidentes do Brasil.

Em 1961, com a mudança da capital para o Distrito Federal, a Biblioteca da Presidência da República foi instalada no Palácio do Planalto e o seu acervo continuou a ser atualizado nas áreas inicialmente estabelecidas. A partir de 1979, o Serviço de Documentação, ao qual a Biblioteca estava subordinada, passou a fazer parte da estrutura e competência do Gabinete Civil, o que levou a Biblioteca a incorporar parte do acervo bibliográfico da Secretaria do Conselho de Segurança Nacional. Nesse mesmo ano, a Biblioteca foi transferida para o anexo I do Palácio do Planalto, onde se encontra até hoje.

Adequando-se a nova realidade das unidades de informação, a Biblioteca da Presidência da República passou por nova reforma, sendo reinaugurada em 29 de março de 2005. Em outubro de 2005, a Biblioteca da Presidência foi certificada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª região (CRB1). [2]

Acervo[editar | editar código-fonte]

O acervo da Biblioteca é de aproximadamente 42.000 itens (incluindo monografias, periódicos e materiais especiais), 3.000 discursos dos Presidentes, 5.400 normas inferiores indexadas.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página da Biblioteca da Presidência da República no facebook

Referências

  1. Acervo Presidência do Brasil
  2. Biblioteca da Presidência da República Presidência do Brasil
  3. Acervo Presidência do Brasil
Ícone de esboço Este artigo sobre uma biblioteca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.