Blackadder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Blackadder
Víbora Negra (RTP1) A ilustre casa de Blackadder (RTP Memória) (PT)
Informação geral
Formato Sitcom
Gênero Comédia
Ação
Humor Britânico
Humor negro
Duração 30 min
País de origem Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Rowan Atkinson
Exibição
Emissora de televisão original Reino Unido BBC1
Portugal RTP1
Portugal RTP Memória
Formato de exibição 4:3
Transmissão original 19831989
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 24 (2 especiais)

"The Blackadder" (em português Víbora negra) é a denominação de quatro séries de televisão da BBC One. Foram produzidas por John Lloyd e estreladas por Rowan Atkinson (conhecido por interpretar Mr. Bean) como o anti-herói epónimo "Edmund Blackadder" e Tony Robinson como seu subalterno/criado, Baldrick.

A primeira temporada foi escrita por Richard Curtis e Rowan Atkinson, e as 3 outras foram escritas por Richard Curtis and Ben Elton.

Apesar de cada série ambientar-se em diferentes épocas, todas seguem as fortunas (ou melhor, infortúnios) de Edmund Blackadder (Interpretado por Atkinson), quem em cada série é um membro de uma dinastia familiar inglesa presente em muitos significantes períodos e lugares na História Inglesa.

Embora o personagem comece sendo pouco inteligente na primeira série e gradualmente se torna inteligente e mais perceptivo através de cada passagem de geração (ao mesmo tempo cai seu status social), cada Blackadder é cínico, covardemente oportunista interessado com a manutenção e o crescimento de seu próprio status e fortuna, independentemente do que o cerca. Em cada série, Blackadder é usualmente uma cínica (quase moderna) voz que mostra suas pretensões e estupidez daqueles que estão ao seu redor, e que podem ser vistas (através de seus modernos olhos) como as mais ridículas e insanas peripécias da história.

A vida de cada um dos Blackadders é também entrelaçadas com seus serventes, todos da família Baldrick (interpretados por Tony Robinson). Cada geração atua como o capacho de seu respectivo Blackadder. Eles ficam cada vez mais burros (e cada vez mais porcos) assim como o intelecto de seu mestre aumenta. Cada Blackadder e Baldrick estão acompanhados de um aristocrata estúpido, cuja presença Blackadder de certa forma tolera. Esse papel foi interpretado nas duas primeiras séries por Lorde Percy Percy (Tim McInnerny), na terceira série por Príncipe George, Príncipe Regente e na quarta pelo Tenente George, os dois últimos interpretados por Hugh Laurie (Dr. House).

O ator protagonista da série Rowan Atkinson.

Cada série foi ambientada em períodos diferentes da História Inglesa, começando em 1485 e terminando em 1917, compreendendo seis episódios de meia hora. A primeira série, feita em 1983, foi chamada The Black Adder. Seguida de Blackadder II em 1985, Blackadder the Third em 1987 e finalmente Blackadder Goes Forth em 1989.

Inglaterra[editar | editar código-fonte]

Em Inglaterra, a série estreou na BBC one em 1983.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a série estreou no final dos anos 80 na RTP1 sob o título "Víbora Negra". Em 2016, a série estreou na RTP Memória sob o título "A ilustre casa de Blackadder".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.