Brad Whitford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brad Whitford
Whitford em concerto com o Aerosmith em 2010
Informação geral
Nome completo Bradford Ernest Whitford
Nascimento 23 de fevereiro de 1952 (66 anos)
Local de nascimento Winchester, Massachusetts
Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, blues-rock, heavy metal
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1970-presente
Outras ocupações Compositor
Afiliação(ões) Aerosmith, The Joe Perry Project, Experience Hendrix, Whitford/St. Holmes

Brad Whitford, nome completo Bradford Ernest Whitford (Reading, Massachusetts, 23 de fevereiro de 1952) é o guitarrista base do Aerosmith, ao lado de Joe Perry.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brad entrou no Aerosmith aos 19 anos, substituindo Ray Tabano, e desde então reveza com Joe nas bases e nos solos de guitarra da banda.[2][3]

Além da guitarra, Brad aprendeu a tocar trompete nas aulas que teve na escola durante três anos. Depois ganhou um violão de seu pai, mas encontrou seu instrumento ideal ao ganhar uma guitarra Winston Eletric vermelha e preta.

A primeira banda de Brad foi a Symbols of Resistance. Depois formou a Earth Incorporated. Tocou ainda em bandas como Teapot Dome, Spring Rain e Morlocks, todas bandas locais. Estudou na Berklee College of Music, mas saiu porque a escola era voltada para o jazz e ele queria tocar rock.

Em 1971, Brad tocou com a banda Justin Tyme em clubes de Sunapee. Lá, foi visto por Joe Perry e Tom Hamilton que estavam insatisfeitos com Ray Tabano no Aerosmith. Dias depois Joe convidou Brad para o Aerosmith. Brad aceitou e trocou de banda com Ray Tabano, que foi para a Justin Tyme.

Em 1980, Brad deixou o Aerosmith para tocar com Derek St. Holmes na banda Whitford/St. Holmes, que contava também com Dave Hewitt e Steve Peace. Em 1984, Brad retornou ao Aerosmith a todo vapor, e continua na banda até os tempos atuais.

Referências

  1. Strong, Martin C. (2001) The Great Metal Discography (2nd edn.), MOJO Books, ISBN 1-84195-185-4, p. 11-13
  2. Classic Rock Legends interview. Página visitada em 21 de agosto de 2012.
  3. Waller, Don (1998) "Rock This Way: A Brief History of Roads Taken", Billboard, 15 de agosto de 1998. Página visitada em 21 de agosto de 2012.