Brad Whitford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brad Whitford
Tomhaerosmith.jpg
Brad em 2010
Informação geral
Nome completo Bradford Ernest Whitford
Nascimento 23 de fevereiro de 1952 (65 anos)
Origem Winchester, Massachusetts
País Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, blues rock, heavy metal
Instrumento(s) Guitarra, Violão, Trompete, Vocais
Período em atividade 1972-presente
Afiliação(ões) Aerosmith, The Joe Perry Project

Brad Whitford, nome completo Bradford Ernest Whitford (Reading, Massachusetts, 23 de fevereiro de 1952) é o guitarrista base do Aerosmith, ao lado de Joe Perry.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brad entrou no Aerosmith aos 19 anos, substituindo Ray Tabano, e desde então reveza com Joe nas bases e nos solos de guitarra da banda.[2][3]

Além da guitarra, Brad aprendeu a tocar trompete nas aulas que teve na escola durante três anos. Depois ganhou um violão de seu pai, mas encontrou seu instrumento ideal ao ganhar uma guitarra Winston Eletric vermelha e preta.

A primeira banda de Brad foi a Symbols of Resistance. Depois formou a Earth Incorporated. Tocou ainda em bandas como Teapot Dome, Spring Rain e Morlocks, todas bandas locais. Estudou na Berklee College of Music, mas saiu porque a escola era voltada para o jazz e ele queria tocar rock.

Em 1971, Brad tocou com a banda Justin Tyme em clubes de Sunapee. Lá, foi visto por Joe Perry e Tom Hamilton que estavam insatisfeitos com Ray Tabano no Aerosmith. Dias depois Joe convidou Brad para o Aerosmith. Brad aceitou e trocou de banda com Ray Tabano, que foi para a Justin Tyme.

Em 1980, Brad deixou o Aerosmith para tocar com Derek St. Holmes na banda Whitford/St. Holmes, que contava também com Dave Hewitt e Steve Peace. Em 1984, Brad retornou ao Aerosmith a todo vapor, e continua na banda até os tempos atuais.

Referências

  1. Strong, Martin C. (2001) The Great Metal Discography (2nd edn.), MOJO Books, ISBN 1-84195-185-4, p. 11-13
  2. Classic Rock Legends interview. Página visitada em 21 de agosto de 2012.
  3. Waller, Don (1998) "Rock This Way: A Brief History of Roads Taken", Billboard, 15 de agosto de 1998. Página visitada em 21 de agosto de 2012.