Brastemp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brastemp
Slogan A vida fica assim, uma Brastemp.
Tipo subsidiária
Indústria Eletrodomésticos
Fundador(es) Hugo Miguel Etchenique
Sede São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
Áreas servidas Todo o Brasil
Proprietário(s) Multibrás/Whirlpool S. A. (Whirlpool Corporation)
Produtos Refrigerador, Freezer, secadora, lava-roupa e lava-louça.
Certificação ISO 9001
Página oficial Página oficial

Brastemp é uma subsidiária brasileira do grupo americano de eletrodomésticos Whirlpool, fabricante da linha branca. A empresa foi criada no ano de 1954 em São Bernardo do Campo, pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro. [1]

Em 1994, a Brastemp e a Consul fusionaram-se para formar a empresa Multibrás que em 2000 foi adquirido pelo grupo estadunidense Whirlpool Corporation[2] , maior fabricante de eletrodomésticos do mundo e com vendas anuais de mais de US$ 19 bilhões.[3]

O slogan da campanha publicitária "Não é, assim, uma Brastemp" transformou-se em uma expressão popular, utilizada para situações que não são as melhores possíveis.

A história da marca[editar | editar código-fonte]

Anos 50[editar | editar código-fonte]

A Brastemp nasceu em 1954 e foi batizada em homenagem ao Brasil e às geladeiras, seus primeiros produtos, com a combinação das palavras Brasil + temperatura. Desde pequena, demonstrou um espírito inovador e antenado com o mundo. Com apenas 4 anos, em 1958, fez uma parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool. Nesta década, revolucionou o mercado com o lançamento das primeiras lavadoras automáticas com o inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, que até hoje é padrão nessa categoria.

Anos 60[editar | editar código-fonte]

Na década de 60, a Brastemp lançou seu primeiro fogão, trouxe a primeira geladeira brasileira de duas portas e a secadora de roupas. Criou, ainda, a figura do esquimó como personagem oficial da marca.

Anos 70[editar | editar código-fonte]

Na década de 70, lançou o primeiro ar condicionado, a primeira geladeira fabricada com lã de vidro, uma lavadora exclusiva para a Sears, a primeira lava-louças e o primeiro freezer vertical fabricados no Brasil.

Anos 80[editar | editar código-fonte]

Neste período, inovou com a introdução da primeira geladeira com a tecnologia Frost Free e do fogão autolimpante. Além disso, criou o conceito Cozinhas Completas Brastemp.

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Depois de uma longa história de inovações, a Brastemp foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo de qualidade incomparável. Foi deles que partiu a expressão "não tem comparação", que a marca assumiu como assinatura.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

A marca mudou o formato das campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor Brastemp no lugar do "não-consumidor", e lançou a nova assinatura "Seja Autêntico". A grande novidade foi a criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do Brastemp Pla, o minirrefrigerador que se veste com painéis assinados por grandes estilistas. [4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.