Brastemp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brastemp
Razão social Brasil Temperatura Ltda.
Subsidiária
Slogan Sem dúvida, Brastemp
Atividade Eletrodomésticos
Fundação 1954 (1954)
Fundador(es) Hugo Miguel Etchenique
Sede São Bernardo do Campo, SP
Área(s) servida(s)  Brasil
Proprietário(s) Whirlpool S.A.
Produtos Refrigerador, Freezer, secadora, lava-roupa e lava-louça.
Certificação ISO 9001
Empresa-mãe Whirlpool Corporation
Website oficial Página oficial

A Brastemp (abreviação de Brasil Temperatura) é uma subsidiária brasileira do grupo americano de eletrodomésticos Whirlpool, fabricante da linha branca. A empresa foi criada no ano de 1954 em São Bernardo do Campo, pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro.[1]

Em 1994, a Brastemp e a Consul fusionaram-se para formar a empresa Multibrás que em 2000 foi adquirida pelo grupo estadunidense Whirlpool Corporation,[2] maior fabricante de eletrodomésticos do mundo e com vendas anuais de mais de US$ 19 bilhões.[3]

O slogan da campanha publicitária "Não é, assim, uma Brastemp", utilizado na década de 1990, transformou-se em uma expressão popular, utilizada para situações que não são as melhores possíveis.

A história da marca[editar | editar código-fonte]

Anos 50[editar | editar código-fonte]

A Brastemp nasceu em 1954 e foi batizada em homenagem ao Brasil e às geladeiras, seus primeiros produtos, com a combinação das palavras Brasil + temperatura. Desde pequena, demonstrou um espírito inovador e antenado com o mundo. Com apenas 4 anos, em 1958, fez uma parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool. Nesta década, revolucionou o mercado com o lançamento das primeiras lavadoras automáticas com o inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, que até hoje é padrão nessa categoria.

Anos 60[editar | editar código-fonte]

Na década de 60, a Brastemp lançou seu primeiro fogão, trouxe a primeira geladeira brasileira de duas portas e a secadora de roupas. Criou, ainda, a figura do esquimó como personagem oficial da marca.

Anos 70[editar | editar código-fonte]

Na década de 70, lançou o primeiro ar condicionado, a primeira geladeira fabricada com lã de vidro, uma lavadora exclusiva para a Sears, a primeira lava-louças e o primeiro freezer vertical fabricado no Brasil.

Anos 80[editar | editar código-fonte]

Neste período, inovou com a introdução da primeira geladeira com a tecnologia Frost Free e do fogão autolimpante. Além disso, criou o conceito Cozinhas Completas Brastemp.

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Depois de uma longa história de inovações, a Brastemp foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo de qualidade incomparável. Foi deles que partiu a expressão "não tem comparação", que a marca assumiu como assinatura.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

A marca mudou o formato das campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor Brastemp no lugar do "não-consumidor", e lançou a nova assinatura "Seja Autêntico". A grande novidade foi a criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do Brastemp Pla, o minirrefrigerador que se veste com painéis assinados por grandes estilistas. [4]

Anos 2010[editar | editar código-fonte]

A Brastemp inova com linhas completas revestidas em inox, reinventam seus eletrodomésticos inovando e com mais tecnologia.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.