Caetê-Açu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila de Caetê-Açu

Caetê-Açu, conhecido ainda como Capão, ou Vale do Capão, é um distrito do município brasileiro de Palmeiras, no estado da Bahia. Localiza-se a sul da sede do município.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Caetê-açu" é um termo de origem tupi que significa "mata verdadeira grande", pela junção dos termos ka'a ("mata"), eté ("verdadeiro") e gûasu ("grande").[1]

História[editar | editar código-fonte]

Vista parcial do Vale do Capão, de uma comunidade intencional.

Antes do início da colonização portuguesa da região, no século XVI, esta era habitada por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê, como camacãs e cariris.

Em 1818, passou a pertencer à sesmaria de um residente de Mucugê. Nesse período, a construção da Estrada Real na região marcou a primeira intervenção brasileira. Por volta de 1860, lá se instalou a família Cathalat, de origem francesa, que iniciou a produção de café. Capão Grande também prosperou durante a época da exploração de diamantes, tendo seu auge econômico nesse ciclo econômico, continuado pela produção de café de boa qualidade.

De 1910 até 1970, porém, o povoado entrou em franca decadência, chegando a perder sua subdelegacia, sendo esquecida pela sede devido ao afastamento de políticos locais notórios baseados lá.

Em 1960, houve o redescobrimento do vale por parte da juventude influenciada pelo movimento hippie, pelo existencialismo sartriano e pelo combate ao Regime militar no Brasil (1964–1985). Diante disso, criou-se um misticismo em volta da figura do vale e de suas belezas naturais, sobretudo nas linhas da Nova Era. Ainda hoje, o distrito tem verificado um grande influxo de imigrantes de diversas regiões do país, denominados "alternativos". Trata-se de ambientalistas ou de pessoas filiadas a uma variada gama de estilos de vida fundados em crenças ecológicas.

Referências

  • Zenilda Pina (2005). Encontro com a Villa Bella das Palmeiras. Salvador, Bahia: Secretaria da Cultura e Turismo. 370 páginas. CDD 981.42 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.