Canary Wharf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Canary Wharf visto da Cabot Square.
Canary Wharf a partir da Tower Bridge.

O Canary Wharf é um complexo de edifícios comerciais localizado na cidade de Londres que inclui o One Canada Square, 8 Canada Square e Citigroup Centre, que já tiveram o título de três maiores edifícios do Reino Unido.[1][2]

No complexo, trabalhavam cerca de 105.00 pessoas em 2014.[3] Nele estão as sedes mundiais ou europeias de numerosos grandes bancos, empresas de serviços profissionais e organizações de mídia.[4]

Entre 1802 e 1980, a área do complexo foi um dos portos mais importantes do mundo, empregando até 50 mil pessoas.


História[editar | editar código-fonte]

Canary Wharf à noite.

Antes[editar | editar código-fonte]

O nome foi retirado do arquipélago espanhol das Canárias para onde exportava.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o porto foi bombardeado e quase todas as mercadorias foram destruídas trazendo um enorme prejuízo para a política de exportação britânica. Após uma breve reconstrução da área em 1950, o setor portuário sofreu uma queda e tornou-se menos produtivo que os outros portos ao redor da cidade. Por fim, o governo optou por fechar o porto em 1980.

Construção do Complexo[editar | editar código-fonte]

8 Canada Square e Citigroup Centre em construção.

O moderno Canary Wharf teve início quando Michael von Clemm, presidente da Credit Suisse First Boston quis converter a região do porto abandonado em um complexo de negócios. Após uma série de reuniões com a G. Ware Travelstead eles decidiram investir na construção da nova zona empresarial. Porém, a Travelstead não pôde finaciar a construção e vendeu o projeto à Olympia and York. A construção do complexo começou em 1988 e o One Canada Square , o primeiro prédio do complexo, foi concluído em 1991, tornando-se um símbolo de Docklands.

Oposições[editar | editar código-fonte]

One Canada Square, prédio mais alto do Reino Unido.

A idéia da construção de um novo distrito comercial não agradou os moradores locais, que acreditavam que a construção iria diminuir o valor da região e que eles não receberiam melhoria no setor de transportes e segurança. Em 1997, alguns moradores processaram o Canary Wharf, alegando que a torre não permitia a transmissão de sinais de televisão.

Hoje[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o Canary Wharf sedia grandes agências bancárias, como o Barclays, HSBC e Citigroup e também empresas de entretenimento como a Thomson Reuters e o The Daily Mirror. Canary Wharf também é um grande shopping e emprega mais de 93 mil pessoas em 200 lojas. Quase 500 mil pessoas passam pelo Canary Wharf por semana.

Referências

  1. «Heron Tower becomes tallest building in The City» BBC News [S.l.] 21 February 2010. Consultado em 11 November 2010. 
  2. «United Kingdom list of tallest buildings». SkyscraperPage.com. Consultado em 12 January 2009. 
  3. «Canary Wharf boss sees future in creative campus - Financial News». Consultado em 3 March 2014. 
  4. «China to invest in Canary Wharf» China Economic Review [S.l.] 31 August 2009. Consultado em 11 November 2010. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canary Wharf