Cancioneiro das Testemunhas de Jeová

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Editar Índice
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Religião cristã não trinitária
Definição Básica | Doutrinas e Teologia
Estrutura Mundial | Congregações Locais
História das Testemunhas de Jeová
Testemunhas de Jeová no Brasil
Testemunhas de Jeová em Angola
Testemunhas de Jeová em Moçambique
Testemunhas de Jeová em Portugal
Sociedades Usadas pelas Testemunhas
Sociedade Torre de Vigia - Definição
Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Sociedade Torre de Vigia de Tratados de Sião
Edições Notáveis
A Sentinela | Despertai! | Notícias do Reino
Tradução do Novo Mundo
Estudos das Escrituras
Fotodrama da Criação | Anuário
Proclamadores do Reino de Deus
Cancioneiro das Testemunhas de Jeová
Estudo Perspicaz das Escrituras
A Verdade Que Conduz à Vida Eterna
O Que a Bíblia Realmente Ensina?
Artigos Diretamente Relacionados
com as Testemunhas de Jeová
Escatologia | Cronologia | Neutralidade
Normas de Moral | Questão do Sangue
Escravo Fiel e Discreto | Corpo Governante
Comemoração da Morte de Cristo
Posições Controversas | Perseguição religiosa
Salão do Reino
Programas Educacionais | Serviço Voluntário
Estudantes da Bíblia | Triângulos Roxos
Outros Artigos que Referem Crenças
das Testemunhas de Jeová
Tetragrama Sagrado YHVH
Arcanjo | O Arcanjo Miguel
Seol | Hades | Inferno | Geena
Biografias
Charles Russell | Joseph Rutherford | Nathan Knorr
Frederick Franz | Milton Henschel | George Gangas
Karl Klein | Grant Suiter
Don Adams | Max Larson | Alexander Macmillan
August Dickmann | Leopold Engleitner
Simone Arnold Liebster | Raymond Victor Franz
Influências Formativas
William Miller | Henry Grew
George Storrs | Nelson H. Barbour

O livro de cânticos se intitula Cantemos a Jeová, e é utilizado exclusivamente pelas Testemunhas de Jeová. É composto por 154 cânticos, até então, seguidos de textos temáticos extraídos da Bíblia. Todas as canções são de autoria de membros da própria religião. Tais cânticos louvam a Jeová, o Deus que eles adoram.

História[editar | editar código-fonte]

O entoar de cânticos sempre fez parte das reuniões das Testemunhas de Jeová. Muitos desses cânticos são orações expressas em forma de canção. Outros falam da esperança que as Testemunhas de Jeová nutrem no Reino de Deus. Outros destacam qualidades que, segundo a Bíblia, os cristãos devem desenvolver. Alguns destacam o serviço de pregação realizado pelas Testemunhas de Jeová, como por exemplo, o cântico de número 103 - intitulado "De Lar em Lar", onde se destaca o serviço de pregação feito de porta em porta. Ainda outros se encaixam perfeitamente com ocasiões como casamentos, funerais, cerimônias de batismo, celebrações anuais da Refeição Noturna do Senhor, cerimônias de dedicação de novos locais de adoração e oração.

O último cancioneiro foi lançado no ano de 2009, e, assim como os anteriores, os direitos autorais pertencem à Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, com sede mundial em Brooklyn, Nova York, EUA.

Algumas canções foram criadas debaixo das mais críticas condições, como foi o caso do cântico de número 17, intitulado "Avancem, Testemunhas!", que foi composto dentro de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, onde Testemunhas de Jeová presas por exercerem sua fé e, assim, não apoiarem o partido de Hitler, nem participarem na frente de batalha alemã, compuseram um dos mais belos cânticos do cancioneiro.

Cancioneiros usados ao longo da História[editar | editar código-fonte]

O primeiro cancioneiro da história foi lançado em 1905, intitulado: Hinos da Aurora do Milénio. Nesse cancioneiro havia 333 cânticos, publicados com a música. Com o passar do tempo, houve mudanças de entendimentos bíblicos, por isso se tornou necessário adequar as músicas aos novos entendimentos.

Por isso, em 1928 foi lançado o cancioneiro Cânticos de Louvor a Jeová. Nesse cancioneiro havia 337 cânticos. Era uma mistura de cânticos novos, escritos pelos Estudantes de Bíblia (como eram chamadas as Testemunhas de Jeová) e cânticos antigos.

Em 1942 foi lançado Cancioneiro do Serviço do Reino, esse tinha apenas 62 cânticos. Não havia nome de compositores.

Oito anos mais tarde, foi lançado em inglês o cancioneiro Cânticos em Louvor a Jeová (1954, em português). Com 91 cânticos, esse cancioneiro tinha temas mais atualizados e dispensava a linguagem arcaica. Foi traduzido em 18 línguas. Nesse cancioneiro, foi incluído, pela primeira vez, o cântico "Avante, Testemunhas" (hoje, "Avancem, Testemunhas!").

Em 1966 (1969 em português) foi lançado outro cancioneiro. Seu título era Cantando e acompanhando-vos com música nos vossos corações. Nesse cancioneiro havia 119 cânticos. O acompanhamento nas reuniões era orquestrado. Usava-se notação clássica.

Em 1984 (1985 no Brasil) foi lançado o cancioneiro Cantemos Louvores a Jeová, que foi usado até o final de dezembro de 2009. Nesse cancioneiro havia 225 cânticos. O acompanhamento nas reuniões era uma gravação de piano (assim como ocorria no cancioneiro atual até o início de 2016).

Em 2009, no congresso de distrito Mantenha-se Vigilante foi dado o anúncio de que a partir de janeiro de 2010 haveria um novo cancioneiro. A partir de outubro desse mesmo ano, as congregações passaram a receber o novo cancioneiro. Intitulado Cantemos a Jeová, o novo cancioneiro veio com 135 cânticos, sendo que 42 eram novos. Foi reduzido não só o número de cânticos, mas também o tamanho de muitos deles. O objetivo de reduzir os cânticos foi facilitar a memorização. Em janeiro de 2010, todas as congregações passaram a utilizar esse novo cancioneiro em suas reuniões.

O novo cancioneiro Cantemos a Jeová[editar | editar código-fonte]

Nos Congressos de Distrito das Testemunhas de Jeová Mantenha-se Vigilante ocorridos em 2009, lançou-se o novo cancioneiro intitulado: Cantemos a Jeová. Este cancioneiro passou a ser utilizado nas reuniões a partir do início do ano de 2010. O cancioneiro foi revisado e adequado, pois as parte das letras de alguns dos cânticos já estavam fora do contexto harmonizado com o entendimento derivado do estudo da Bíblia, segundo as Testemunhas de Jeová[1][2].

O novo cancioneiro já está disponível e é composto, até o momento, por 154 cânticos, novos e antigos reformulados. As suas melodias podem ser baixadas tanto em piano como em orquestra no site da Associação Mundial das Testemunhas de Jeová: www.jw.org e os cânticos podem ser obtidos gratuitamente em PDF ou EPUB, também no site oficial. Também pode-se baixá-los cantados em orquestra e coral. Até o momento, foram lançados quatro volumes em inglês, sendo que o segundo volume em português foi lançado dia 16 de marco de 2012. O volume 3, foi lançado dia 2 de Junho de 2012. Em 13 de Agosto de 2012, foi lançada a 1ª parte do volume 4 em português. Desde o dia 3 de Agosto de 2013 já está disponível o Volume 5 em português. Desde o dia 3 de Agosto de 2012 já está disponível o Volume 5 em inglês. Desde o dia 3 de Agosto de 2013 já está disponível o Volume 6 em inglês.

Foram preservados neste cancioneiro alguns cânticos considerados favoritos, como Dedicação Cristã, A Criação Revela a Glória de Deus, Fixai os olhos no Prêmio, O Leal Amor de Deus, Vida Eterna — Enfim, Jeová é um Refúgio e Avante, Testemunhas (títulos usados no cancioneiro anterior), por exemplo.

Entre os 42 novos cânticos se destacam o de número 89, intitulado O Pedido Amoroso de Jeová: "Seja Sábio, Meu Filho", baseado no texto bíblico de Provérbios 27:11. Este tem uma letra comovente, onde Deus convida os jovens a servi-lo. Também o de número 90, onde é destacado o valor das pessoas idosas, intitulado A beleza dos Cabelos Brancos. Agora Somos Um (87) e O que Jeová Uniu (36) são os dois novos cânticos relacionados ao casamento, os dois contém uma bela música e letra que ressalta a importância do casamento cristão. O cântico 75 Nossos Motivos de Alegria ressalta a alegria de servir a Deus, assim como o de número 74 A Alegria que vem de Jeová. Já o cântico 91 Meu Deus, Meu Amigo e Pai nos diz que podemos contar com a ajuda de Deus ao lidar com dificuldades. Pregue a Palavra (92), Busquem os Merecedores (96) nos falam da obra de pregação promovida pelas Testemunhas de Jeová. Os cânticos Construímos com Amor (126) e Um Lugar que Leva Teu Nome (127) falam sobre as construções de Salões do Reino. O cântico 130, O Milagre da Vida, lembra-nos das dádivas de Deus. Um cântico que tem se mostrado muito emocionante e querido é o de número 111, intitulado Ele chamará!. Este fala com uma melodia profunda e sincera da esperança que a Bíblia dá para os que já adormeceram na morte, baseado em 14:13-15. Também o cântico intitulado Imagine a si mesmo no Paraíso (134), fala da esperança de vida eterna num paraíso na Terra, conforme a Bíblia promete em Salmo 37:29, 2 Pedro 3:13 e Apocalipse 21:3-5. Também, o Busquem a Deus para obter livramento (133) fala sobre confiarmos em Deus, que em breve Cristo trará o fim da angústia que hoje dificulta a vida na Terra. Em 2014, foi anunciado que seriam lançados novos cânticos, que complementariam o cancioneiro já usado. Entre eles o 136, O Reino de Deus é uma Realidade, que ele venha!, que fala sobre o Reino de Deus. Também o 138 Teu nome é Jeová,cântico que tem como poesia o entendimento do significado do nome Jeová, fundo poético lembrando cânticos que foram descontinuados em 2009, como 'Eu sou Jeová'. Também foi lançada uma canção para lembrar os que servem na modalidade de tempo integral do trabalho de pregação, o cântico 140 intitulado A vida de um pioneiro, com temática parecida como já existente cântico 95 'Provem e vejam que Jeová é bom'. Em 2015 foi anunciado a todas as congregações das Testemunhas de Jeová que o arranjo musical nas reuniões passaria a ser em orquestra, descontinuando ao longo do tempo os arranjos em piano que até então eram executados nas reuniões, enquanto nos grandes ajuntamentos (assembleias e congressos, como são chamados) já era utilizada uma versão orquestrada todos os anos. As novas melodias orquestradas começaram a ser usadas nas reuniões em meados de 2016.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Os cânticos são escolhidos de acordo com o assunto abordado nas reuniões das Testemunhas de Jeová e todos os presentes naquela ocasião são convidados a ficarem de pé em demonstração de respeito e entoarem o cântico em uníssono. Não há orquestra no local, simplesmente uma gravação com arranjos musicais gravados pela Orquestra Watchtower é reproduzida enquanto a assistência a acompanha com sua voz. De fato, as Testemunhas de Jeová acreditam que seus cânticos quando entoados de coração achegam-nas mais a Deus.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências