Carlos Batinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carlos Alberto Batinga Chaves (Monteiro/PB, 31 de maio de 1951[1]) é um político brasileiro.

Tem formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Com especialização em Planejamento de Transportes pela Universidade Federal de Pernambuco, é um dos mais renomados profissionais da área, tendo trabalhado em João Pessoa, Salvador e Natal.[2]

Vindo de uma família sem passado político, Batinga buscou ser prefeito de Monteiro, cidade localizada no Cariri paraibano, pois desde jovem tinha o desejo de melhorar sua terra natal.

Foi prefeito do município de Monteiro durante dois mandatos: de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.[2] Nas suas duas gestões transformou o município em um grande produtor de leite caprino, sendo Monteiro a maior bacia leiteira dessa espécie.

Logo após, foi superintendente do Sebrae/PB (2005 e 2006), de onde saiu para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual e assumindo sua cadeira na Casa Epitácio Pessoa, em 2007, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido pelo qual já não faz militância. Também filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC), com mandato de deputado estadual até janeiro de 2015.

Carlos Batinga também foi superintendente de Mobilidade Urbana da Prefeitura de João Pessoa (2015 a 2018).

Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tentou disputar mais uma vez vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nas Eleições Gerais 2018, mas teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Referências