Carlos Carreiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos Carreiras
CarlosCarreirasWiki.jpg
Carlos Carreiras
CSC.png Presidente da Câmara Municipal
de Cascais
Período 2011-presente
Antecessor António Capucho
Dados pessoais
Nascimento 7 de junho de 1961 (58 anos)
Partido Partido Social Democrata
Profissão Gestor

Carlos Manuel Lavrador de Jesus Carreiras (Lisboa, 7 de Junho de 1961) é um gestor e político português. Desde 2011 é Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de uma família de classe média, o pai era gestor de empresas. Cedo se mudou para Cascais, passando toda a sua infância e adolescência na freguesia de São Domingos de Rana. Estudou nos Salesianos do Estoril, tendo sido convidado a sair devido à sua rebeldia. Mudou-se para o liceu de Carcavelos[1].

Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, em 1988, Carlos Carreiras passou toda a sua vida profissional no mundo das empresas antes de chegar à política executiva.

Exerceu funções de direcção e administração em diversos grupos privados, operadores nos sectores da hotelaria e turismo, imobiliário, distribuição de combustíveis e produtos de grande consumo.

Militante do PPD/PSD, sucedeu a António Capucho, como Presidente da Câmara Municipal de Cascais[2], a 28 de Janeiro de 2011,[3] tendo sido candidato, com sucesso, da coligação PSD/CDS-PP à mesma autarquia nas eleições autárquicas de 2013 e 2017 com duas maiorias absolutas. Antes disso, ocupava o cargo de Vice-Presidente da mesma autarquia e, antes desse, o de Vereador, tendo presidido aos Conselhos de Administração das Agências Municipais Cascais Atlântico[4], Cascais Energia[5], Cascais Natura[6] e DNA Cascais (Empreendorismo).[7] No PSD foi Vice-Presidente do partido de 2013 a 2015 e líder da Comissão Política Distrital de Lisboa entre 2007 e 2011.

Foi presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro[8], desde 2010 até março de 2013. Otimista militante, foi o promotor do vídeo What the Finns Need to Know about Portugal, sucesso viral de 2011.

Carlos Carreiras assina, semanalmente à quarta-feira, a coluna "Com Vista para o Atlântico" no Jornal I e é comentador regular na televisão portuguesa.

Casado com Ana Carreiras, professora universitária na área da Arquitectura, é pai de cinco filhas.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.