Carlos II, Eleitor Palatino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos II
Eleitor Palatino

Carlos II, Eleitor Palatino
Reinado 1680–1685
Consorte Guilhermina Ernestina da Dinamarca
Nascimento 31 de março de 1651
  Heidelberg, Palatinado
Morte 26 de maio de 1685 (34 anos)
  Heidelberg, Palatinado
Dinastia Wittelsbach(linha do Palatinado)
Pai Carlos I Luís, Eleitor Palatino
Mãe Carlota de Hesse-Cassel

Carlos II, Eleitor Palatino (em alemão: Karl II., Kurfürst von der Pfalz; Heidelberga, 31 de março de 1651 - Heidelberga, 26 de maio de 1685) foi um membro da Casa de Wittelsbach, sendo Eleitor Palatino de 1680 a 1685.

Era filho de Carlos I Luís, Eleitor Palatino e de Carlota de Hesse-Cassel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carlos II sucedeu a seu pai em 1680 e o seu curto reinado não foi brilhante. Ele nomeou o seu incompetente tutor, Paul Hachenberg, como Ministro-chefe, deixando os seus meios-irmãos, conhecidos como os "Raugraves", fora da área do poder. Trouxe de regresso a sua mãe de Cassel, pagando-lhe as suas imensas dívidas. Carlos, que era tímido e fraco por natureza, foi fortemente marcado por experiências familiares da sua infância. Ele mostrava um entusiasmo superficial pela vida militar.

Carlos era um estrito calvinista. Em 1671, a sua tia, a eleitora Sofia de Hanôver, negociou o seu casamento com a princesa Guilhermina Ernestina da Dinamarca, filha do rei Frederico III da Dinamarca. O seu casamento não teve descendência.

Com a sua morte, o Eleitorado passou para o ramo católico da família, o do Palatinado-Neuburgo. O seu sucessor no Eleitorado, foi Filipe Guilherme que já era Duque do Palatinado-Neuburgo, de Julich e de Berg.

As pretensões rivais à coroa Palatina por parte da sua irmã, Isabel Carlota, duquesa de Orleães, cunhada de Luís XIV da França, foi o pretexto para a invasão francesa no Palatinado em 1688, que deu início à Guerra dos Nove Anos.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Carlos I Luís

Eleitor Palatino

1680–1685
Sucedido por
Filipe Guilherme