Castelo de Penàguila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

O Castelo de Penàguilla localiza-se no termo do município de Penàguila, na província de Alicante, na comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

Ergue-se sobre um monte escarpado na vertente Oeste da serra de Aitana.

História[editar | editar código-fonte]

A primitiva ocupação militar de seu sítio remonta à época romana. Sobre os seus restos, no século VIII ergueu-se uma fortificação muçulmana, que, após a Reconquista cristã da região, foi objeto de reformas nos séculos XIV e XVI.

Características[editar | editar código-fonte]

A actual fortificação apresenta planta irregular orgânica (adaptada ao terreno), e desenvolve-se em dois recintos, ocupando vasta superfície.

Na parte mais elevada do recinto principal, ergue-se uma torre de planta quadrada. Nela existem os restos de uma sala abobadada e de uma cisterna de planta rectangular.

No segundo recinto, em cota inferior, apenas subsistem os restos de muralhas e das bases de torreões de planta quadrada. Os muros que se conservam foram erguidos em taipa sobre fundações de alvenaria.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.