Cefalônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o thema bizantino de mesmo nome, veja Thema Cefalônio.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Setembro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Grécia Cefalônia

Κεφαλληνία

Cefalónia

 
—  Unidade regional  —
Localização de Cefalônia na Grécia
Localização de Cefalônia na Grécia
Coordenadas 38° 12' N 20° 30' E
Região Ilhas Jônicas
Capital Argostoli
Área
 - Total 935 km²
População (2001)
 - Total 39 488
    • Densidade 42,2 hab./km²
 - Estimativa (2005) 42 088
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)

Cefalônia (português brasileiro) ou Cefalónia (português europeu) (em grego Κεφαλληνία) é uma ilha e uma unidade regional da Grécia, localizada na região das Ilhas Jônicas. Sua capital é a cidade de Argostoli. Está separada de Ítaca pelo estreito de Ítaca.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

O nome da ilha é derivado de Céfalo, filho de Deioneu; exilado de Atenas por ter matado sua esposa Prócris, ele ajudou Anfitrião a destruir os teleboans e passou a habitar esta ilha, que recebeu o nome de Cephallenia por causa dele.[1]

História moderna[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi ocupada pelos italianos em 1 de maio de 1941 como parte da campanha da Grécia. Depois do armistício de 8 de setembro de 1943, as forças de ocupação italianas recusaram-se a entregar as armas e munições a seus ex-aliados alemães e foram atacadas com a perda de cerca de milhares de homens. Dos sobreviventes, outros milhares foram executados em represália (14-22 de setembro de 1943). [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

[3]

Referências

  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.37.6
  2. Silvio Lenza (23 de abril de 2012). «La resitenza della divisione "Acqui" a Cefalonia e Corfùnell settembre del 1943 e gli eccidi perpetrati dalla Wehmacht» (em italiano). Consultado em 04 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Captain Corelli's Mandolin» (em inglês). 23 de abril de 2012. Consultado em 04 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cefalônia