Charles Alston (botânico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Charles Alston
Nascimento 1683
Hamilton
Morte 22 de novembro de 1760 (77 anos)
Edimburgo
Nacionalidade Union flag 1606 (Kings Colors).svg britânica
Ocupação botânico

Charles Alston (Hamilton, 1683 – Edimburgo, 22 de novembro de 1760) foi um botânico escocês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alston nasceu em Eddlewood, ao sul de Hamilton, foi criado pela duquesa de Hamilton, cujo desejo era que ele se formasse em Direito, porém, Alston preferiu estudar botânica e medicina. Em 1715 foi para Leiden estudar com o médico neerlandês Herman Boerhaave e, foi lá que conheceu o Doutor Alexander Monro. Quando os dois retornaram para a Escócia deram um novo impulso ao ensino da medicina. Alston foi nomeado professor de botânica e materia medica na Faculdade de Medicina de Edimburgo e também conseguiu em 1716, através da influência do duque de Hamilton, o cargo de botânico do Rei e guardião do jardim botânico, que ele enriqueceu com plantas trazidas dos Países Baixos. Os dois cargos ele manteve até sua morte em 1760.

Após a renúncia de George Preston, em 1738, Alston foi nomeado o quarto professor do Colégio de Botânica e materia medica, da Faculdade de Medicina. Deu um curso de palestras sobre botânica a cada verão e um sobre materia medica a cada inverno. Em 1740 publicou para uso dos estudantes, uma lista das plantas do Physic Garden, e em 1753 uma introdução à botânica, intitulada, Tyrocinium Botanicum Edinburgense. A nova era na área de botânica, que já havia sido anunciada, foi resumida pela publicação do Systema Naturae por Carolus Linnaeus, que estabeleceu a existência de sexo na vida das plantas. Infelizmente, como muitos de seus contemporâneos, Charles Alston resistiu ao novo sistema, e na verdade foi em sua introdução à botânica que ele atacou o sistema de classificação de Linnaeus.

Está sepultado no Canongate Churchyard, em Edimburgo. O gênero de árvore Alstonia recebe esse nome em sua homenagem.

Referências

  • Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
  • Wikisource-logo.svg Vários autores (1910–1911, atualmente em domínio público). «Alston, Charles». In: Chisholm, Hugh. Encyclopædia Britannica. A Dictionary of Arts, Sciences, Literature, and General information (em inglês). 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. 
  • Grant, Sir Alexander, The Story of the University of Edinburgh During its First Three Hundred Years, Vol II, Londres, Longmans, Green and Co, 1884
  • The Concise Dictionary of National Biography, Oxford, Oxford University Press, 1992
  • Birse, Ronald M, Science at the University of Edinburgh 1583-1993, Edimburgo, University of Edinburgh, 1994

Ligações externas[editar | editar código-fonte]