Chave de parafusos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chave de fendas)
Tipos de cabeças de parafuso: (a) Fenda, (b) Phillips ou Estrela, (c) Pozidriv, (d) Torx, (e) Allen, (f) Robertson, (g) Tri-Wing, (h) Torq-Set, (i) Spanner

Uma chave de parafusos é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, podendo também ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é ser introduzida na ranhura de um parafuso para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.

Existem diversos outros padrões de cabeças de parafuso (e ponteiras de chaves, consequentemente), como: Fenda cruzada (Phillips), Torx (estrela), Posidriv, Allen (sextavada) e Robertson (quadrada).

História[editar | editar código-fonte]

As primeiras chaves de parafusos documentadas foram usadas na Europa no final da Idade Média. Elas provavelmente foram inventadas no final do Século XV, na Alemanha ou na França. Os nomes originais da ferramenta em alemão e francês foram, respectivamente Schraubendreher e tournevis. A primeira documentação da ferramenta está no manuscrito medieval Housebook of Wolfegg Castle, que foi escrito em algum momento entre 1475 e 1490[1]. Essas primeiras chaves tinham alças em forma de pera e eram feitas para parafusos com fenda (a diversificação dos muitos tipos de chave de fenda não surgiu até a chamada Gilded Age). No início, ela permaneceu discreta; no entanto, há provas de sua existência ao longo dos próximos 300 anos, baseada principalmente na presença de parafusos.

A ferramenta é mais documentada na França e assumiu muitas formas e tamanhos, embora todos para parafusos com fenda. Havia chaves de fenda grandes e pesadas para a construção e reparação de máquinas grandes e chaves de fenda menores para o trabalho refinado do gabinete.

Os parafusos de fenda eram muito difíceis de produzir antes da Primeira Revolução Industrial, exigindo a fabricação de uma hélice cônica. Os irmãos Job e William Wyatt descobriram uma maneira de produzir um parafuso em uma nova máquina que primeiro cortasse a cabeça com fenda e depois cortasse a hélice. Embora seus negócios tenham fracassado, sua contribuição para a fabricação de baixo custo do parafuso levou a um grande aumento na popularidade do parafuso e da chave de fenda. O aumento da popularidade gradualmente levou ao refinamento e eventualmente à diversificação da chave de fenda. O refinamento da precisão dos parafusos também contribuiu significativamente para a explosão na produção, principalmente aumentando sua eficiência e padronizando os tamanhos, importantes precursores para a fabricação industrial.

Chave de fenda estilo "Perfect Pattern Handle".

A alça e o eixo das chaves de fenda mudaram consideravelmente ao longo do tempo. O design é influenciado pelos requisitos de finalidade e de fabricação. A chave de fenda "Perfect Pattern Handle" foi fabricada pela primeira vez pela HD Smith & Company, que operou de 1850 a 1900. Muitos fabricantes adotaram esse design de alça. A chave de fenda de "lâmina chata" foi outro projeto composto de aço forjado com cabos de madeira rebitados.

A forma e o material de muitas alças da chave de fenda modernas são projetadas para caber confortavelmente na mão do usuário, para o conforto do usuário e para facilitar o máximo controle e torque. Os projetos incluem recortes para os dedos do usuário e superfícies de um material macio, como o elastômero termoplástico, para aumentar o conforto e a aderência. Alças compostas de plástico rígido e borracha também são comuns. Muitas alças de chave de fenda não são lisas e muitas vezes não são redondas, mas têm planos ou outras irregularidades para melhorar a aderência e evitar que a ferramenta role quando estiver em uma superfície plana.

Algumas chaves de fenda têm uma seção hexagonal curta na parte superior da lâmina, adjacente ao cabo, para que uma chave de anel ou uma chave aberta possa ser usada para aumentar o torque aplicado. A chave de fenda de compensação tem um identificador definido em ângulos retos para a pequena lâmina, fornecendo acesso a espaços estreitos e dando torque extra.

Uso indevido[editar | editar código-fonte]

Há relatos de chaves de fenda usadas como armas de esfaqueamento, por isso elas são restritas nas prisões.

Chaves de fenda especiais[editar | editar código-fonte]

Chave de fenda estilo Stanley.
  • As chaves de fenda de precisão são pequenas e têm um plano rotativo no final da alça para facilitar o manuseio com apenas uma mão. Eles são empregados em atividades como relojoaria ou outros que exigem o trabalho com pequenos parafusos.
  • A chave de fenda estilo Stanley possui uma lâmpada de alta reatância integrada em sua alça para verificar se um condutor está conectado a uma fase da rede de corrente alternada.

Referências

  1. Rybczynski, Witold (2000) pp. 90–94.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.