Choristodera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Choristodera
Intervalo temporal:
Jurássico MédioMioceno
168–11,6 Ma
Possíveis registros no Triássico Médio
Esqueleto de Philydrosaurus proselius
Esqueleto de Ikechosaurus
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: Sauria
Ordem: Choristodera
Cope, 1876
Subgrupos

Choristodera é uma ordem de répteis semi-aquáticos pré-históricos que surgiram durante a Era dos Dinossauros, sobreviveram à Extinção K-Pg e vieram a se tornar extintos apenas no período Mioceno. Seus fósseis foram encontrados na América do Norte e na Eurásia. Sua posição na árvore genealógica dos répteis, assim como a de muitos grupos, ainda é incerta, mas acredita-se que sejam parentes dos arcossauros.

Características[editar | editar código-fonte]

Muitos choristodera, como o conhecido gênero Champsosaurus, eram externamente semelhantes aos gaviais de hoje, e é provável que levassem um estilo de vida semelhante, caçando pequenos animais aquáticos ao longo dos rios, lagos, pântanos e águas marinhas. Outras espécies porem, como o Hyphalosaurus, eram radicalmente diferentes.

Hyphalosaurus.

Os choristodera mais primitivos, como Cteniogenys e Monjurosuchus, eram pequenos e lembravam lagartos aquáticos. Outros gêneros, como Hyphalosaurus e Shokawa possuiam uma aparência curiosa devido a seus longos pescoços que lembravam os dos plesiossauros e notossauros.

Classificação[editar | editar código-fonte]

order Choristodera 

?Irenosaurus

?Khurendukhosaurus

?Lazarussuchus

unnamed

?Actiosaurus

Cteniogenys/Cteniogenidae

unnamed

Pachystropheus

Hyphalosauridae 

Hyphalosaurus

Shokawa

Monjurosuchidae 

Monjurosuchus

Philydrosaurus

Neochoristodera 
Champsosauridae 

Champsosaurus

Eotomistoma

Simoedosauridae 

Liaoxisaurus[2]

Tchoiria

unnamed

Ikechosaurus

Simoedosaurus

Referências

  1. Brownstein, C. D. (2022). «High morphological disparity in a bizarre Paleocene fauna of predatory freshwater reptiles». BMC Ecology and Evolution. 22 (1): 34. PMID 35313822. doi:10.1186/s12862-022-01985-z 
  2. Gao Chunling; Lu Junchang; Liu Jinyuan; Ji Qiang (2005). «New choristodera from the Lower Cretaceous Jiufotang Formation in Chaoyang area, Liaoning China». Geological Review (em chinês). 51 (6): 694–697 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]