Diapsida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaDiapsida
Ocorrência: Carbonífero Superior - Recente
Tuatara.jpg

Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Sauropsida
Subclasse: Diapsida
Osborn, 1903
Ordens
Ver Texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Diapsida

Diapsida é um grupo de vertebrados terrestres que inclui os lagartos, tuataras, crocodilos e aves; além de inúmeras ordens de répteis pré-históricos incluindo dinossauros, pterossauros, plesiossauros, notossauros, rincossauros, prolacertiformes e aetossauros.

Possuem esse nome por possuirem duas aberturas na região temporal do crânio, ao contrário dos Synapsida (à qual pertencem os mamíferos), que possuem apenas uma fenestra temporal.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Consideram-se dentro do grupo Diapsida (que não é geralmente considerado uma classe, mas por alguns cientistas, uma subclasse da classe Sauropsida) as seguintes ordens:

A filogenia destes animais implica, entretanto, uma divisão mais complexa, como se pode ver no projeto Tree of Life (link abaixo).

Crânio diápsido.
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]