Diapsida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDiapsida
Ocorrência: PennsylvanianoPresente
307–0 Ma
Petrolacosaurus kansensis

Petrolacosaurus kansensis
Crocodylus niloticus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: Romeriida
Clado: Diapsida
Osborn, 1903
Subgrupos

Diapsida é um grupo de vertebrados terrestres que inclui os lagartos, tuataras, crocodilos e aves; além de inúmeras ordens de répteis pré-históricos incluindo dinossauros, pterossauros, plesiossauros, notossauros, rincossauros, prolacertiformes e aetossauros.

Possuem esse nome por possuirem duas aberturas na região temporal do crânio, ao contrário dos Synapsida (à qual pertencem os mamíferos), que possuem apenas uma fenestra temporal.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Consideram-se dentro do grupo Diapsida (que não é geralmente considerado uma classe, mas por alguns cientistas, uma subclasse da classe Sauropsida) as seguintes ordens:

A filogenia destes animais implica, entretanto, uma divisão mais complexa, como se pode ver no projeto Tree of Life (link abaixo).

Crânio diápsido.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Diapsida
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.