Chowder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Chowder
Chowder (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) C. H. Greenblatt
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Louis J. Cuck
Elenco Nicky Jones
Dwight Schultz
John DiMaggio
Tara Strong
Dana Snyder
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 2 de novembro de 2007 -
7 de agosto de 2010
Nº de temporadas 3
Nº de episódios 49 (lista de episódios)

Chowder é uma série de desenho animado estadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por C. H. Greenblatt, que fez o storyboard para as séries Bob Esponja Calça Quadrada e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A série conta a história de um garoto chamado Chowder, que sonha um dia em ser um Grande Chef. Chowder é aprendiz do chef Mung Daal que tem um famoso restaurante na cidade de Marzipã.

Na série também aparecem criaturas como Gorgonzola, aprendiz de castiçal, e Schnitzel, um resmugão que é especialista em doces e na culinária. Mung Daal tem uma concorrente, a Sra. Endívia, que também tem uma assistente chamada Panini, que é apaixonada por Chowder mesmo sendo sua rival. O desenho utiliza a comédia como principal "combustível". Embora as piadas tenham em geral um ar inocente, são bem inteligentes e conquistam crianças e adultos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Chowder[editar | editar código-fonte]

É um aprendiz de chef de cozinha dedicado, comilão e come quase qualquer coisa que vê pela sua frente, e é tão curioso quanto faminto. Gosta muito de ajudar na cozinha, mas só sabe arrumar confusão. É um grande fã do Mung Daal, o chef de cozinha que está tentando lhe ensinar a arte de cozinhar. O pequeno aprendiz também tem que conviver com Panini, uma coelha rosa que é totalmente apaixonada por ele.

Não se sabe ao certo que animal Chowder é, em um episódio da série, o próprio Chowder questiona os outros, mostrando que tem orelhas de coelho, corpo de urso e um rabo redondo e listrado. Há boatos de que ele seja uma mistura de coelho, urso e gato. Em um episódio, Endívia diz "Eu estou falando daquele gato roxo" para se referir a Chowder.

Na versão em Inglês a voz de Chowder é dublada por Nicky Jones.

Mung Daal[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser desastrado, ele é habilidoso na cozinha. Sua missão é ensinar culinária para Chowder, e a tarefa não é fácil. Ao realizar um trabalho difícil, ele pede para Chowder ficar parado e diz que ele está ajudando, mas mesmo assim tudo termina em desastre. Na hora de dormir ele tem sonhos e fica dizendo "calma, calma garotas…". Ele tem pele azul, usa saia escocesa e tem um nariz gigante. Apesar de Mung Daal ser vidrado em mulheres solteiras, e de normalmente negligenciar/ignorar os sentimentos de Trufa, sabe-se que ele ama Trufa profundamente, visto que num episódio em que ele esquece o próprio aniversário de casamento com ela, esta fica com raiva dele e o ignora, coisa que faz ele cair em uma depressão profunda.

Trufa[editar | editar código-fonte]

A esposa de Mung Daal é muito mandona e competitiva. Enquanto seu marido dá ordens na cozinha do buffet, ela manda em todo resto. É meio raro o momento que ela esteja feliz. É uma pequena fada duende voadora com um cogumelo na cabeça. Apesar de gritar, ama muito Mung, se irrita fácil com Schnitzel e Chowder e adora dinheiro. Sua entrada para o clube Damas Chapelões foi recusada por causa dos três, mas ficou mais irritada com a chefa da associação do que com os três.

Schnitzel[editar | editar código-fonte]

Ele é um monstro de pedra, ajudante de Mung e sempre faz a parte mais dura do serviço. Tem uma birra com Chowder, pois ele só causa problemas, mas no fundo o adora. Quando recebe o salário, fica bem animado e sempre vai ao banco depositá-lo. É alto, cinza, estranho e fala apenas "Radda-Radda", um dialeto que todos os personagens da série parecem entender, mas que a nós, telespectadores, não faz o menor sentido. É ótimo contador de piadas (ininteligíveis a nós, exceto num episódio que ele fala por alguns segundos normalmente, e podemos entender) e tem uma namorada em forma de pedra. Endívia é apaixonada por ele, e quando ele é contratado por ela, ela tenta fazê-lo casar.

Panini[editar | editar código-fonte]

Uma coelha rosa e aprendiz da Sra. Endívia. Ela é a grande rival de Chowder e está apaixonada por ele. Ela quer convencê-lo de que são namorados, mas ele sempre sai correndo e diz: "Não sou seu namorado!!". É totalmente concentrada na hora do ensino, e, às vezes, também é muito brava e se transforma num gato preto. Ela é a melhor amiga de Ceviche, que se conheceram na competição de aprendizes.

Kimchi[editar | editar código-fonte]

Mascote e melhor amigo de Chowder. É uma nuvem fedorenta com olhos. Kimchi vive em uma gaiola ao lado da cama de Chowder. Kimchi se comunica através de um barulho de gases que ele faz. Apesar de ser uma nuvem, consegue levantar Chowder. Se apaixonou por uma empada de clepolho (prato de Mung que fede), e fizeram juntos várias empadinhas.

Gorgonzola[editar | editar código-fonte]

É aprendiz de castiçal. Ou seja, treina para segurar velas. Tem inveja das tarefas mais legais que Chowder recebe e por isso ele vive rebaixando-o, também por que Panini ama ao Chowder e não a ele. No "Gosmabol", ele é conhecido como o "Zing" por causa da sua jogada de bola lenta. Gorgonzola teve que competir ao lado de Chowder na competição, naquele momento, se tornaram mais ou menos amigos.

Gazpacho[editar | editar código-fonte]

Essa figura com cara de mamute é o dono de uma barraca de vegetais no mercado municipal. Apesar de ser adulto, ainda mora com sua mãe, que é super controladora e crítica, apesar desta nunca ter aparecido na série. Costuma dar conselhos a Chowder e adora fazer trocadilhos e piadinhas. Quando fica chateado, entra em um barril de picles. Ele já tentou ser comediante, mas quase se da mal por causa de Chowder.

Sra. Endívia[editar | editar código-fonte]

A grande rival de Mung, gosta de provar que é a melhor chef. É a mestra de Panini, e também trabalha com encomendas. Tem voz de madame, e se mostra uma chef refinada. Parece que ela gosta muito de Mung e de Schnitzel. Quando conseguiu as Frutas do Humor fez Mung e Chowder se humilharem para consegui-las, e até os expôs a morte, mas quando achou que tinham morrido, se preocupou.

Ceviche[editar | editar código-fonte]

Ceviche é um personagem de Chowder. Tem cabelo rosa, parece uma mistura de antílope, cabra e rena. É o melhor amigo de Panini e parece gostar muito de Panini. É aprendiz de dançarino e seu mestre é Patê, outro personagem. É muito gentil e ingênuo, adora musicais e ajudou na iluminação do show de Mung.

Patê[editar | editar código-fonte]

Dançarino. É mestre de dança de Ceviche. Apareceu pela primeira vez em A Namorada de Chowder, na dança e música não sou seu namorado, que se tornou um sucesso da noite pro dia. Aparece como narrador do debate e como cliente do banco de dentes.

Castanha[editar | editar código-fonte]

Monstrinho que confunde todas as coisas que são maiores que ele com outro tipo de coisa. Ele ilude Chowder dizendo que as coisas do Chowder são outras do Castanha. Como por exemplo: Mung cai dormindo e Castanha fala - Isso é a mesa de jantar de Castanha - fazendo que ele acredite não ser o Mung. É mais forte que Schnitzel.

Cúmulo[editar | editar código-fonte]

É uma criatura que vive nas nuvens e aparenta ser o rei dos céus. Tem muitos poderes e gosta de paz e sossego.

Kiwi[editar | editar código-fonte]

Um fantoche vermelho que aparece no desenho dizendo algum comentário sobre o desenho, na maioria das vezes, da ideias ruins ou critica.

Marmelada[editar | editar código-fonte]

É a melhor amiga de Chowder aparece só na terceira temporada.Panini sente ciúmes dela.

Restolho[editar | editar código-fonte]

Aprendiz de Chowder que aparece no último episódio da serie, Chowder Adulto.

Humor[editar | editar código-fonte]

A animação se utiliza de vários tipos de repetições, alusões, apelos ao nonsense, paranomásias e metalinguagem, como por exemplo quando Chowder rabisca no canto da tela, Gaspacho apaga e Chowder fala: "E esse aí?" referindo-se ao logotipo do Cartoon Network, no que Gaspacho diz: "Esse ai não sai: eu já tentei!", ou ainda quando Mung Daal pede para que Schnitzel limpe a bagunça da cozinha e este simplesmente agarra as pontas da tela e a sacode como se fosse um tapete.Também há humor negro no episódio O cruzeiro festivo quando todos arrebentam as pernas na Yoga e os ossos caem na cabeça de mung.

Comidas[editar | editar código-fonte]

Desfruta ou Não-Fruta[editar | editar código-fonte]

É uma fruta em forma de cubo com duas folhas em cima, se uma é tirada, ela começa a se transformar em várias frutas, e quando acertada por um taco, se transforma na fruta em que parou, que pode ser uma perâ, uma maçã, ou qualquer coisa. Em casos raros, ocorre a criação de um ser predador que cospe veneno.

Delicia Cerebral[editar | editar código-fonte]

É uma comida que aumenta o poder do cérebro, se for comido demais, torna a pessoa inteligente demais. Quando Mung quer que Chowder se torne mais inteligente, ele o dá, mas Chowder come demais e se torna muito inteligente, criando um poder enorme que transforma todo o desenho. Gazpacho se torna contador, Panini e Endívia passam a cantar rock romântico, e Kiwi vende carros usados, enquanto Chowder apresenta um Talk show educativo acabado por Mung, Trufa e Schnitzel.

Tigela de pão gigante[editar | editar código-fonte]

Mung faz uma dessas todo ano, endereçada aos Homens-bola Voadores, que se apresentam dentro dele. Para fazê-lo é necessário um fermento que precisa envelhecer 50 anos e milhares de sacas de farinha. Ele é esculpido por dentro para parecer um circo.

Feijão Calafrio[editar | editar código-fonte]

É um feijão gigante e azul que é usado para fazer a única raspadinha que refresca um dia quente, mas se bebida rápida demais, se torna muito frio e a pessoa fica com gelo cerebral.

Casa de pão de Lengibre[editar | editar código-fonte]

Uma casa feita de Lengibre(Gengibre), bem grande e decorada de chocolate, doces e chantily, é feita durante o Naltal, para oferenda ao Papai Noelo, se ele gostar, ele vomita um presente, se não ele destrói a cozinha.

Flibber-Flabber[editar | editar código-fonte]

É um muco verde soltado por uma planta que Mung tenta fazer para Trufa desistir da dieta. Chowder adora, mas todos odeiam. Não é possível fritá-la, cozi-la, esquentar, grelhar e etc. Mung já a colocou num bolo, numa panqueca, numa pizza, num sanduiche e numa sopa, mas todos são horríveis.

Torta de Maçã Polegar Rã[editar | editar código-fonte]

Uma torta de maçã muito complicada de fazer. São necessários quase 112 passos para completa-lá. No fim, é necessário ganhar dela numa guerra de polegar e aí estará pronta.

Feijões Cantantes[editar | editar código-fonte]

São feijões musicais. Para fazê-los são necessários feijões normais, mas Mung adicionou notas musicais de Reggae, Pop e Salsa. Chowder os treinou para cantar depois de estarem quase prontos. Apareceram em Os Feijões Cantantes.

Burple Nurples[editar | editar código-fonte]

Bolinhos com uma boca que falam. Chowder fez Burple Nurples uma vez e adicionou veneno por engano, na intenção de adicionar tempero. Quando feitos com veneno, falam: "Você...vai...MORRER!". Os normais são amarelos e os envenenados são roxos. Apareceram em Burple Nurples.

Safira de Açúcar[editar | editar código-fonte]

Safiras feitas de açúcar que, quando assadas, dá a melhor e mais cara sobremesa da cidade Marzipã

Ovos Recheados[editar | editar código-fonte]

Um tipo de um bolinho feito de salada. Mung diz que é a melhor comida do mundo, mas Chowder acha horrível. Apareceu em Noite de Majhongg.

Elemelões[editar | editar código-fonte]

São uma mistura de Elefantes e melões, Mung tem três, Duquesa, Rainha e Princesa. As Três fazem um suco delicioso que Mung precisava para uma receita. Elas e Trufa não se davam bem, mas se tornam amigas, e prendem Mung, Chowder e Schnitzel numa jaula. Apareceu em As Elemelões.

Sorvetão[editar | editar código-fonte]

O sorvete do mundo de Chowder, de quem torna-se amigo. Ele tem a cor oscilando entre o verde e o azul e fala. Acaba casando-se com uma Sorvetão fêmea.

Pães de Aço[editar | editar código-fonte]

Pães feitos de aço que aparecem em Shnitzel e o Farfel de Chumbo.

Torta de 1000kg[editar | editar código-fonte]

É uma torta que pesa 1000 kg que apareceu em A Torta de Mil Quilos.

Empada de Clepolho[editar | editar código-fonte]

É um prato fedido que deve ser feito pela tradição. Kimchi se apaixonou por uma empada e fez com ela várias empadinhas. Apareceu em Amor Fedor

Explosuvas[editar | editar código-fonte]

São uvas que aparentam com granadas e explodem facilmente.Se alguém cantar para elas,não irão explodir. Apareceram no episódio As explosuvas.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Os nomes dos personagens são nomes de comida. Exemplos:
    • Chowder - sopa grossa de mariscos, servida fria e que pode ter peixe.
    • Mung (Mung Daal) - feijão verde chinês usado em sopas e doces.
    • Schnitzel - Costeleta de vitela austríaca, também usado para dizer Bife em alemão.
    • Trufa - famoso chocolate com recheios variados e também é cogumelo subterrâneo comido por javalis.
    • Kimchi - prato coreano de legumes, semelhante a um Ratatouille.
    • Gazpacho - sopa espanhola de hortaliças, fria ou quente, às vezes, uma sopa de tomate fria.
    • Endivia - um legume semelhante a uma folha roxa.
    • Panini - sanduíche italiano prensado ou um pão de queijo prensado.
    • Cinamini - junção de Cina para Cinnamon (canela em inglês) e mini para pequeno (referente ao efeito de quando se joga a substância sobre alguma coisa e ela encolhe).
    • Gorgonzola - queijo italiano usado em sanduiches.
    • Marzipã - doce árabe.
    • Escargot - Comida francesa com caracóis ao vapor.
    • Castanha - um fruto tropical de casca grossa.
    • Ceviche - Comida peruana que leva legumes e camarões.
    • Kiwi - Fruta de casca peluda e de polpa verde, com gosto ligeiramente azedo e usado em caipirinhas
    • Marmelada - Doce brasileiro
  • Os nomes dos alimentos e ingredientes são estranhos ou irônicos, por exemplo, o shmovo e a azunana e patinuva.
  • Chowder tem um cheiro como bicho de estimação.
  • A estrutura da cidade Marzipã remete a um estilo do Oriente Médio.
  • Os responsáveis pela lentidão do trânsito são os carrocóis.
  • Em algumas roupas e peles (como a de Schnitzel) percebemos um efeito que contrasta com o personagem quando ele está em movimento.
  • O jogo Baseball é "Gosmaball" que é uma bola com gosma.
  • Mung Dall e Trufa estão casados há mais de 450 anos.
  • Mung Dall possui três elemelões: Rainha, Princesa e Duquesa. Elas podem ser diferenciadas pelas cores (Rainha é laranja escuro, Princesa é laranja claro e Duquesa é verde) e pela posição das suas folhas (Rainha tem folha em forma de coroa, Princesa tem folha em forma de laço e de Duquesa são caídas).0
  • No episódio Chowder e o Sr. Fugu há dois personagens que fazem referência aos irmãos Mario e Luigi do Super Mario Bros.
  • No episódio Bolão é feita uma sátira a Bowser também do Super Mario Bros.
  • O vocabulário da língua falada por Schnitzel soa sempre como Rada.
  • Você já deve ter percebido que em cada abertura do desenho podemos perceber uma mudança do que há dentro do forno.
  • Em "A Colheita de Messêgos", pode-se ver a resposta de: Por quê o Mung não tem cabelo??:

Os Messêgos comeram o cabelo de Mung quando ele roubou a rainha Messêgo, fez uma torta dela e a comeu, os aliados da rainha Messêgo não paravam de seguir Mung, depois de o atacarem milhões de vezes, chegou um dia que o atacaram 25 anos seguidos, e os Messêgos comeram o cabelo de Mung.

  • No flashback de quando os malvados Messêgos comeram o cabelo de Mung, pode-se notar que esse acontecimento se passou depois de Mung e Trufa se casaram.
  • Chowder tem afeto por Panini, mas não demonstra isso.
  • Gorgonzola também gosta da Panini.
  • Ceviche gosta de Panini.
  • No primeiro episódio os personagens e o cénário eram muito diferente como por exemplo:A roupa de Trufa não se contrastava quando ela se movia.
  • O nome do "carrocol" de Mung é Escargot.
  • É visto que Escargot pode poder ser um carrocol macho.
  • É visto que antes de Trufa e Mung se casarem Trufa era alta.
  • Só existe uma coisa que bota mais medo nos personagens principais do que a Trufa:é se alguma coisa aconteça com o andamendo do desenho, visto que em um episódio, após gastar todo o dinheiro do desenho, Mung Daal afirma que a única coisa PIOR do que a Trufa de mau humor é a falta de dinheiro para a animação, e em outro episódio, após o Mung, o Chowder e Schnitzel ficarem presos num chiclete mastigado, Mung pergunta o que eles devem fazer, e um fantoche sugere que eles terminem o episódio por ali mesmo, coisa que desagradou Mung
  • Quando alguma coisa errada acontece com o desenho,Mung fica totalmente desesperado.
  • Todas as vezes que Mung fala o nome de uma mulher,Trufa aparece e o acerta com uma panela.
  • Na abertura do desenho sempre que Panini aparece os corações tem a forma de uma Pêra
  • O jogo Bolão se chama também: Sobe e desce pelo gramado Manja Flanja Blanka Ishka Bibble Babble Flabble Doma Roma Floma Boma Jingla Jangle Todos os Ângulos Bricka Bracka Duplamente sem Regras também conhecido como Bolão.
  • Endivia muda seu tamanho constantemente,como no episódio em que o Gazpacho acha que Chowder morre Endivia os persegue pela cidade com seu tamanho bem grande.
  • O cérebro de Chowder tem a forma do seu chapéu.
  • Já apareceram no desenho dois aprendizes de Mung além de Chowder, um deles é "Gambo" que aparece no episódio em que Chowder se perde no labirinto fatal, que pretendia eliminar todos prendendo Chowder no Labirinto e afogando Mung em tempero. E o outro se chama "Powder" que aparece como figurante no episódeo em que Chowder começa a soltar fogo pela boca e vai morar com os dragões, é um cachorro com um chapéu de três pontas.
  • No episódio ``Férias´´ quando Mung bate na porta para entrar e ninguem atende ele diz que entraria pela porta do cachorro. Provavelmente a porta do cão seria de "Powder" (Leia a curiosidade anterior)
  • No episódio ``Panini para Presidente´´ há uma parte em que Gorgonzola aparece com uma roupa igual ao do Fantasma da Ópera.
  • Se a chama do Gorgonzola se apagar ele fica fraco. Mostrada no episódio Gosmaball quando na casa video game ele desmaia.
  • No episódio O cinnamini monstro o monstro os tranca dentro de sua casa e o episódio acaba. Como eles saíram de lá?
  • No episódio As elemelões, quando Trufa está com as elemelões, pode-se ver que a elemelão Rainha está lendo o livro "Pepino no Copo", do episódio Burple Nurples.
  • No episódio ``A Azulnana machucada´´ mostra que quando Panini fica muito brava ela vira um gato preto raivoso.
  • Os episódios``O Endereço Errado´´ e ``O Cliente errado´´, são os mesmos, a diferença é q um é a visão de Chowder e Mung, e o outro a visão de Schnitzel.Isso é igual aos episódios Os "Garotos da Bolha" e "Isabela e o Templo do Látex" de Phineas e Ferb
  • Duas personagens têm a pele que fica se contrastando.Eles são Schnitzel e Todd.
  • Schinitzel já beijou Endivia na boca.
  • O episódio Frango-Mônio é uma satira ao filme Poltergeist.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.