Claude Troisgros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Claude Troisgros
Nascimento abril de 1956 (63 anos)
França
Cidadania França
Ocupação chefe
O chef, em 2014

Claude Troisgros (Roanne, Loire, 9 de abril de 1956) é um chef de cozinha francês, considerado um dos grandes nomes da gastronomia brasileira no momento[carece de fontes?]. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude chegou ao Brasil em 1979, através de Gaston Lenotre. Seus cardápios mesclam a técnica francesa aos produtos exóticos e tropicais do Brasil.

Tradição familiar[editar | editar código-fonte]

A família Troisgros começou sua tradição na França dos anos 30. O pioneiro, Jean Baptiste (seu avô), conhecido pela ousadia nas suas criações culinárias, ganhou fama por quebrar alguns tabus da cozinha clássica Francesa da época como, por exemplo, sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.

Neste mesmo caminho, os filhos, Pierre e Jean foram os criadores da chamada "Nouvelle Cuisine Française". O restaurante Troisgros, em Roanne, foi o grande responsável por colocar a cidade no mapa da gastronomia internacional. Desde o ano de 1968, vem recebendo classificação máxima do Guide Michelin, as tão cobiçadas “3 estrelas"[carece de fontes?].

Nos anos 80, Claude Troisgros chegou a abrir o restaurante Roanne, na região nobre dos Jardins, em São Paulo, Brasil, que era dirigido por outro chef francês, Emmanuel Bassoleil. Quando este resolveu sair da direção, Claude ainda tentou manter o restaurante, mas devido à impossibilidade de permanecer todo o tempo em São Paulo (morava no Rio de Janeiro onde tinha o restaurante "Claude Troisgros"), alguns anos depois Claude Troisgros decidiu fechar o Roanne.

A terceira geração dá continuidade à tradição familiar, tanto na França, com Michel (que assumiu o controle do restaurante "Troisgros" - Roanne), e Anne Marie, no restaurante "Gravelier" - Bordeaux, como também no Brasil, com Claude, no restaurante "Olympe" - Rio de Janeiro, Brasil.

Jovens herdeiros da família de mestres cozinheiros, representando a quarta geração , Thomas Troisgros e César Troisgros, respectivamente filhos de Claude e Michel, já estão em ação. No mesmo caminho segue o primo Etiene, neto de Jean.

Livro[editar | editar código-fonte]

  • Receitas Preferidas do Chef Claude Troisgros - Claude Troigros - Larousse do Brasil, 2007 - ISBN 9788576352082

Televisão[editar | editar código-fonte]

Em 2004,Troigois estreia nas telas, no comando do quadro “Adivinha o que tem para jantar?”, dentro do programa “Armazém 41” ,exibido no GNT. Foram seis programas de TV, incluindo “The taste Brasil” e a série “Que marravilha!”, que deu filhotes como a versão infantil do show. Em outubro de 2019, faz sua estreia na TV aberta como apresentador do reality “Mestre do Sabor” ,exibido pela Rede Globo.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «'Mestre do sabor': 'Vamos do tucupi ao churrasco', adianta Claude Troisgros». O Globo. 9 de outubro de 2019. Consultado em 12 de outubro de 2019