Mestre do Sabor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mestre do Sabor
Mestre do Sabor
Informação geral
Formato talent show
Gênero Culinária
Duração 45 minutos
Estado Cancelado
Criador(es) Boninho
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 3
Episódios 37
Produção
Câmera Multicâmera
Apresentador(es) Claude Troisgros
João Batista
Monique Alfradique (Bastidores)
Jurados Rafa Costa e Silva
Kátia Barbosa
Leo Paixão
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 10 de outubro de 201922 de julho de 2021

Mestre do Sabor foi um talent show de culinária televisivo brasileiro produzido pela TV Globo e exibido de 10 de outubro de 2019 até 22 de julho de 2021 e exibido em horários alternativos pelo canal GNT.[1] e pelo streaming Globoplay.[2] Apresentado por Claude Troisgros e João Batista (a partir da 2ª temporada passa a apresentar o programa ao lado de Claude), é o primeiro reality show gastronômico exibido pela emissora,[3] tendo a sua primeira temporada concluída em 26 de dezembro de 2019.[2]

Após o final da primeira temporada, o diretor Boninho anuncia a renovação para uma segunda temporada, com previsão de estreia para maio de 2020.[4] As vésperas da gravação da segunda temporada, José Avillez deixou o júri da atração em função do COVID-19 e foi substituído pelo Chef Rafael Costa e Silva.[5] A segunda temporada estreou no dia 30 de abril de 2020 às 22h30, já que as suas gravações foram concluídas antes do fechamento temporário dos Estúdios Globo como medida protetiva ao COVID-19. Diferente da primeira temporada, a segunda não teve a presença da plateia em todos os episódios, exceto a final que teve a presença de um público virtual.[6] O fim da segunda temporada ocorreu em 23 de julho de 2020, sendo substituído por Hebe, minissérie em 10 episódios. Após o sucesso da segunda temporada com índices superiores ao da primeira e também pelo sucesso comercial, foi anunciada a renovação para uma terceira temporada em 2021.[7] A terceira temporada estreou no dia 6 de maio de 2021, se encerrando no dia 22 de julho do mesmo ano, mantendo a mesma equipe das duas temporadas anteriores, assim como o dia e horário. Rafa Costa e Silva segue nesta temporada em substituição a José Avillez.[8] A quarta temporada seria exibida em novembro de 2022, mas teve as suas produções suspensas, uma vez que não obteve êxito na temporada anterior.[9]

Formato[editar | editar código-fonte]

Um grupo de chefs experientes precisa mostrar todo o talento ao elaborar diferentes pratos, valorizando a gastronomia nacional.

Os competidores são avaliados por renomados jurados e apenas um deles unirá-se ao grupo de Mestres.[10]

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Legenda
     Apresentador
     Co-apresentador
     Bastidores
Apresentador Temporada
1 2 3
Claude Troisgros
Batista
Maria Joana
Monique Alfradique

Jurados[editar | editar código-fonte]

Jurados Temporada
1 2 3
José Avillez
Kátia Barbosa
Leo Paixão
Rafa Costa e Silva

Etapas[editar | editar código-fonte]

Prato de Entrada[editar | editar código-fonte]

Para conquistar uma das 18 vagas (na primeira temporada eram 24) em Mestre do Sabor, os candidatos precisam preparar um prato que consideram a sua melhor receita na cozinha. Os três Mestres, Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva (substituindo José Avillez no decorrer da segunda temporada), experimentam os pratos, mas sem saber quem os elaborou!

As avaliações acontecem de forma individual: cada vez que degustam um novo prato, os Mestres decidem se o candidato merece uma vaga no seu time e, assim, a permanência no reality.

Mas, se mais de um Mestre aprovar a receita, é o próprio candidato que vai escolher qual time ele quer fazer parte.

A fase Prato de Entrada é finalizada assim: três times, com seis participantes cada um.

Na Pressão[editar | editar código-fonte]

Essa é uma fase com duas etapas. A primeira é o Menu Confiança, no formato time contra time, e no jeito que toda boa competição pede!

No Menu Confiança, os três times cozinham um menu completo, com cada Mestre orientando os Chefs do seu time. Agora, quem vai avaliar e eleger o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros e o co-apresentador João Batista (incluso na segunda temporada). O time que ganhar o voto de Claude e João, irá conquistar a imunidade na segunda prova.

A segunda etapa da fase Na Pressão é a Batalha dos Cucas. Os Chefs cozinham individualmente e são avaliados pelos Mestres José Avillez (primeira temporada e metade da segunda), Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva (metade da segunda temporada em diante), que terão a missão de definir quais são os dois Chefs que deixam a competição.

Duelos[editar | editar código-fonte]

O reality vai ganhando ainda mais emoção nessa fase, que apresenta duelos em “mata-mata”. A cada programa, os próprios Chefs vão escolher quem quer ser a sua dupla – independente de qual time for – para a realização da prova.

Nessa disputa, os Mestres vão avaliar o desempenho de cada Chef. O melhor participante de cada duelo segue na disputa.

Repescagem[editar | editar código-fonte]

Incluso na segunda temporada, os Chefs eliminados nos Duelos voltam a cozinha para garantir mais uma chance no programa, mas para isso, terão que enfrentar duas fases de avaliação dos Mestres.

Na primeira fase, seis chefs (na segunda foram cinco) retornam a cozinha em ordem definida por sorteio para passar por mais uma fase de avaliação dos Mestres. Os três Chefs que conseguirem a aprovação dos Mestres avançam para a próxima rodada.

Na segunda fase, os três Chefs restantes voltam a se enfrentar na cozinha seguindo a mesma ordem da primeira fase. Mas apenas quem conseguir a aprovação dos três Mestres é que consegue uma segunda oportunidade no programa, participando da fase Na Peneira.

Na Balança / Na Peneira[editar | editar código-fonte]

Chegamos a uma fase com duas rodadas de provas individuais. Na primeira rodada, os Chefs elaboram um prato e os Mestres: José Avillez (primeira temporada), Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva (segunda temporada em diante), elegem, cada um, a sua receita favorita. Com isso, os Chefs dos pratos eleitos são classificados para a semifinal.

Os Chefs que não conseguiram essa classificação vão passar por mais uma rodada da prova, cozinhando individualmente. Mais uma vez, os Mestres entram em ação: eles vão escolher os melhores pratos e mais três Chefs garantem a vaga na semifinal.

Semifinal[editar | editar código-fonte]

Os seis Chefs que conseguirem chegar a essa fase da competição vão ser avaliados em duas etapas. Todos eles precisam cozinhar, e o os pratos serão avaliados pelo apresentador Claude Troisgros e o co-apresentador João Batista. Sim, nessa etapa, Claude e João retornam ao papel de avaliadores. Após degustar todos os pratos, eles elegem dois participantes para a final.

Na segunda etapa, que é individual, os Mestres que são os avaliadores. Nessa função, eles elegem outros dois participantes, que também ganham o direito de seguir para a última fase da competição. Sendo assim, a fase termina com quatro finalistas.

Final[editar | editar código-fonte]

A fase conta com duas etapas e irá definir o grande campeão do reality show! O vencedor se tornará o Mestre do Sabor e levará um prêmio de R$ 250 mil.[11]

Sumário[editar | editar código-fonte]

Legenda de cores
Temp Ano Vencedor Segundo lugar Chef vencedor Apresentador Co-apresentador Bastidores Chefs
1 2 3
1 2019 Gabriel Coelho Dudu Poerner José Avillez Claude Troisgros Batista Maria Joana Avillez Kátia Leo
2 2020 Dário Costa Ana Zambelli Kátia Barbosa Monique Alfradique
3 2021 Rodrigo Guimarães Pedro Barbosa Rafa Costa e Silva Rafa

Chefs e finalistas[editar | editar código-fonte]

     – Chef vencedor

Temporada Chefs e finalistas
1 Leo Paixão José Avillez Kátia Barbosa
Dudu Poerner
Ricardo Caldas
Diego Gimenez
Mariana Pelozio
Roberto Neves
André Barros
Raissa Ribeiro
Viviane Almeida
Gabriel Coelho
Djalma Victor
Lui Veronense
Rafael Lorenti
Thiago das Chagas
Ana Bueno
Gustavo Young
Janete Borges
Scheile Barbosa
Lilian Almeida
Marcelo Cotrim
Felipe Oliveira
Fernando Vaz
Carol Albuquerque
Lira Muller
Amanda Grezzana
2 José Avillez / Rafa Costa & Silva Leo Paixão Kátia Barbosa
Caio Soter
Kaywa Hilton
Milena Barros
Claudia Krauspenhar
Mel Freitas
Gil Nacarato
Ana Zambelli
Serginho Jucá
Bruno Hoffman
Álvaro Gaspareto

Lydia Gonzales
Moacir Santana
Dário Costa
Júnior Marinho
Francisco Pinheiro
Arthur Pendragon
Jackie Watanabe
Mari Schurt
3 Rafa Costa & Silva Kátia Barbosa Leo Paixão
Rodrigo Guimarães
Danilo Takigawa
Diogo Sabião
Ana Carolina
Ju Lima
Leninha Carvalho
Vitória Gasques
Bia Pimentel
Pedro Franco
Matheus Almeida
Léo Modesto
Ana Gabriela
Pedro Barbosa
Cadu Moura
Carol Francelino
Bruna Martins
Aline Guedes
Rafa Campos

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Além de participarem de Mestre do Sabor, alguns dos participantes passaram a competir em outros reality ou talent shows.

Participante Edição Mestre do Sabor Colocação Reality ou talent show Temp. Colocação
Mariana Pelozio 1 Eliminada — Na Peneira Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão 3 3.º lugar
Raíssa Ribeiro Eliminada — Duelos MasterChef Profissionais 2 Eliminada – 4.º lugar
Francisco Pinheiro 2 Eliminado – Duelos Vice-Campeão – 2.º lugar
Dário Costa Vencedor – 1.º lugar 1 Eliminado – 3.º lugar

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Da mídia

Faltando dois dias para a estreia, o apresentador Claude Troisgros em entrevista a coluna F5 do jornal Folha de S.Paulo, disse que o programa pretende "ajudar o chef a fazer a melhor comida" e também alfinetou o MasterChef Brasil, devido as comparações e o mesmo formato culinário, garantindo que irá valorizar o chef sem "bater na cara de ninguém", já que na atração concorrente os chefs fazem duras críticas com relação aos pratos considerados ruins dos participantes. Os três jurados também destacaram as misturas de alimentos, de culturas e histórias, excluindo também os rótulos atribuídos.[12]

Já a revista Veja, no dia da estreia, considerou o programa como "gincana culinária" e também usou a mesma lógica do The Voice Brasil com relação ao uso de painéis de aprovação e formação de times comandados pelos "mestres". Além disso, também disse que o programa pega carona com o MasterChef (Rede Bandeirantes) e o Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão (SBT) com o rigor em avaliação de pratos e destacou que a disputa é "sem graça" pelo fato de que os participantes do programa já são profissionais renomados e donos de restaurante.[13]

Nas redes sociais, a atração dividiu opiniões, embora aprovado por alguns, o programa virou alvo de algumas piadas e comparações com o The Voice, atribuindo apelidos de "The Fome Brasil" e "The Food Brasil". Outros também consideraram como uma cópia do MasterChef, devido as inúmeras comparações e o mesmo formato. Até mesmo a apresentadora do reality culinário da Band, Ana Paula Padrão foi citada, com muitos internautas ironizando que: “O reality não terá o principal: Ana Paula Padrão anunciando que o vencedor ganhará um curso completo de cozinha ou partisserie na Le Cordon Bleu em Paris“.[14] Curiosamente, o vencedor da segunda temporada, Dário Costa, já participara da primeira temporada de MasterChef Profissionais, no qual terminou na terceira colocação.[15]

Audiência

A estreia do programa registrou 18,7 pontos de acordo com dados consolidados do IBOPE em São Paulo, representando uma queda de 25% com relação ao The Voice Brasil, exibido anteriormente na faixa. Em alguns minutos chegou a registrar apenas 14 pontos.[16] A segunda e a terceira temporada oscilaram com médias entre 16 e 18 pontos.

Temporada Exibição Primeiro Episódio Último Episódio Média-geral
1.ª Quintas-feiras às 22h30 18,7[17] 17,7[18] 17,7
2.ª Quintas-feiras às 22h30 16,3[19] 19,8[20] 18,1
3.ª Quintas-feiras às 22h30 17,3[21] 16,4[22] 16,3
  • Cada ponto representa um número específico de casas em São Paulo.

2019: 73 015 casas
2020: 74 987 casas
2021: 76 577 casas

Referências

  1. «Programação - Veja os horários dos programas | GNT». globosatplay.globo.com. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  2. a b Ricco, Flávio (4 de junho de 2019). «Globo marca estreia do reality "Mestre do Sabor"». UOL. Consultado em 8 de junho de 2019 
  3. Marcella Sobral. «O Globo 'Mestre do sabor': 'Vamos do tucupi ao churrasco', adianta Claude Troisgros». O Globo. Consultado em 9 de outubro de 2019 
  4. Redação (28 de dezembro de 2019). «Boninho confirma segunda temporada do Mestre do Sabor e revela mês de estreia». Notícias da TV. Consultado em 21 de janeiro de 2020 
  5. «Chef Rafael Costa e Silva se junta ao time do Mestre do Sabor na segunda temporada» 
  6. «Pegando fogo: vídeo mostra os bastidores da nova temporada» 
  7. «Com audiência em alta, 'Mestre do Sabor' tem terceira temporada garantida» 
  8. VERGÍLIO, PIERO (20 de dezembro de 2020). «Globo define estreia do novo Mestre do Sabor e coloca chefs no É de Casa». Notícias da TV. Consultado em 24 de dezembro de 2020 
  9. «Globo cancela genérico do MasterChef e coloca enlatado no horário nobre». TV Pop. 12 de julho de 2022. Consultado em 12 de julho de 2022 
  10. Leonardo Volpato. «Claude Troisgros alfineta MasterChef e diz que Mestre do Sabor não quer 'bater na cara de ninguém'» 
  11. «'Mestre do Sabor' estreia hoje: saiba tudo sobre o primeiro reality de gastronomia da Globo». Gshow. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  12. «Claude Troisgros alfineta MasterChef e diz que Mestre do Sabor não quer 'bater na cara de ninguém'». F5. 9 de outubro de 2019. Consultado em 11 de outubro de 2019 
  13. «Mestre do Sabor: gincana culinária da Globo é gororoba insossa». VEJA.com. Consultado em 11 de outubro de 2019 
  14. «Estreia de Mestre do Sabor divide opiniões e vira piada nas redes sociais». Observatório da Televisão. 11 de outubro de 2019. Consultado em 11 de outubro de 2019 
  15. Leonardo Volpato (24 de julho de 2020). «Dário, ex-MasterChef, faz menu perfeito e é campeão do Mestre do Sabor». Folha de S.Paulo. Consultado em 2 de outubro de 2020 
  16. «Audiência da Globo desaba com estreia de The Voice culinário». Notícias da TV. 11 de outubro de 2019. Consultado em 11 de outubro de 2019 
  17. Muka de, Oliveira (11 de outubro de 2019). «Mestre do Sabor derruba a audiência da TV Globo». Consultado em 11 de outubro de 2019 
  18. TV, Notícias da (27 de dezembro de 2019). «Mestre do Sabor chega ao fim como o pior programa no pós-novela da Globo em 2019». Notícias da TV. Consultado em 1 de fevereiro de 2020 
  19. TV, Notícias da (4 de maio de 2020). «Estreia de Mestre do Sabor faz ibope da Globo despencar; veja os números». Notícias da TV. Consultado em 17 de maio de 2020 
  20. TV, Notícias da (24 de julho de 2020). «Atrás de Bial, Fátima tem menos audiência até do que novela mexicana do SBT». Notícias da TV. Consultado em 24 de julho de 2020 
  21. «Com ausência de Bonner, Jornal Nacional tem mais público que Império». TV Pop. 7 de maio de 2021. Consultado em 7 de maio de 2021 
  22. REDAÇÃO (23 de julho de 2021). «Com Olimpíada, Globo tem melhor quinta desde semana final do BBB21». Notícias da TV. Consultado em 23 de julho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]