Club Atlético de San Luis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atlético de San Luis
Nome Club Atlético de San Luis
Alcunhas Atleti de San Luis
Mascote Lucho (Schnauzer)
Principal rival Querétaro
Fundação 28 de maio de 2013 (10 anos)
Estádio Alfonso Lastras Ramírez
Capacidade 25 000
Proprietário(a) Atlético de Madrid (51%)
Família Payán (30%)
Grupos de investidores (19%)
Presidente Jacobo Payan
Treinador(a) Gustavo Leal
Patrocinador(a) Canel
Material (d)esportivo Sporelli
Competição Liga MX
Website http://www.atleticodesanluis.mx/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club Atlético de San Luis é um clube de futebol mexicano baseado em San Luis Potosí, San Luis Potosí, que atualmente disputa a Liga MX. O clube foi fundado no dia 28 de maio de 2013. O clube espanhol Atlético de Madrid é proprietário de 51% do time.

História[editar | editar código-fonte]

Após a temporada do Clausura 2013, o San Luis Fútbol Club, a equipe da primeira divisão de San Luis Potosí, mudou-se para Tuxtla Gutiérrez e tornou-se o Chiapas Fútbol Club, deixando a cidade sem uma equipe da primeira divisão. Jacobo Payán, proprietário do Estádio Alfonso Lastras Ramírez e um dos maiores empregadores do estado, adquiriu o Club Deportivo Tiburones Rojos de Veracruz da Ascenso MX e transferiu-o para a cidade. Essa venda aconteceu depois que o La Piedad, que recentemente foi promovido, se mudou para Veracruz.

Apesar da confusão de identidade, o Atlético é essencialmente uma ressurreição do San Luis Fútbol Club em termos geográficos e estéticos. Isso se reflete claramente no novo escudo, que mantém as tradicionais cores azul e dourada do Estado de San Luis Potosí, embora em tons mais escuros.

O Apertura 2013 foi o seu primeiro torneio no Ascenso MX, no qual teve sua classificação para o mata-mata em sua primeira temporada na liga, terminando em sétimo lugar na classificação geral, sendo posteriormente eliminado pelo Club Necaxa nas quartas de final. A partida de ida foi disputada no Estádio Alfonso Lastras Ramírez, com um resultado de 2-0 a favor do Necaxa, e de novo no Estádio Victoria, com um resultado de 2-0 a favor do Necaxa, pelo que o Atlético San Luis foi eliminado por 4-0 no agregado.

Dissolução[editar | editar código-fonte]

O Jaguares de Chiapas quase regressou a San Luis Potosí a tempo da temporada 2016-17 da Liga MX, mas o negócio não se concretizou, fazendo com que San Luis não pudesse inscrever-se no Ascenso nem na liga de topo. A temporada 2016-17 acabou sendo uma temporada sem futebol para a cidade de San Luis Potosí[1][2].

Aliança com o Atlético Madrid[editar | editar código-fonte]

Em 16 de março de 2017, o Atlético de Madrid anunciou uma participação de 50% no clube, juntamente com o Estado de San Luis e outros proprietários minoritários[3]. O objetivo era que o Atlético de Madrid transportasse os talentos do clube para San Luis. Esperava-se que o clube competisse no Ascenso MX para a temporada 2017-18. O gerente Salvador Reyes Jr. pretende contar com as perspectivas da academia do Atlético de Madrid para complementar sua lista para a campanha 2017-2018[4].

Em 24 de abril de 2017, o clube iniciou oficialmente suas operações, data considerada como a data de aniversário do Atlético de San Luis.

Promoção à Liga MX[editar | editar código-fonte]

Em 5 de maio de 2019, o Atlético San Luis venceu os rivais Dorados de Sinaloa pela segunda vez consecutiva na final de um torneio, promovendo-os assim à primeira divisão do futebol mexicano.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Atlético San Luis joga os seus jogos em casa no Estádio Alfonso Lastras Ramírez na cidade de San Luis Potosí, San Luis Potosí. A capacidade do estádio é de 25.709 pessoas. É propriedade de Jacobo Payán Latuff e a sua superfície é coberta por relva natural. O estádio foi inaugurado em maio de 1999.

Jogadores[editar | editar código-fonte]

  • Atualizado até 2 de julho de 2023 [5]

Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
1 México G Andrés Sánchez
2 México M Juan David Castro
4 México D Julio César Domínguez
5 México D Ricardo Chávez
6 México M Andrés Iniestra
8 Uruguai D Juan Manuel Sanabria
9 Brasil A Léo Bonatini
10 Alemanha M Mateo Klimowicz
11 Brasil M Vitinho
13 Brasil M Rodrigo Dourado
16 México M Javier Güémez (capitão)
18 México D Aldo Cruz
19 França M Sébastien Salles-Lamonge
N.º Posição Jogador
20 Espanha D Unai Bilbao
21 México M Óscar Macías
23 México G César López
25 México M Jürgen Damm
26 México A José González
27 México M Benjamín Galdames
28 México M Jonantan Villal
30 México D Jordan Silva (emprestado do Cruz Azul)
31 México D Eduardo Águila
32 México G Diego Urtiaga
34 México M Luis Gutiérrez
Costa do Marfim A Franck Boli

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
México Liga de Ascenso 2 Apertura 2018 e Clausura 2019
México Campeón de Ascenso 1 2018-19

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Mediotiempo, Editorial (25 de maio de 2016). «San Luis volverá a Primera; Jaguares emigraría». Mediotiempo (em espanhol). Consultado em 1 de outubro de 2023 
  2. «San Luis se quedará un año sin futbol». ESPNdeportes.com (em espanhol). 9 de junho de 2016. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  3. «Club Atlético de Madrid - Acuerdo con la franquicia del Atlético San Luis». Club Atlético de Madrid (em espanhol). 16 de março de 2017. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  4. Mediotiempo, Editorial (5 de maio de 2017). «Chava Reyes contempla jugadores del Atleti para San Luis». Mediotiempo (em espanhol). Consultado em 1 de outubro de 2023 
  5. «LIGA MX - Página Oficial de la Liga Mexicana del Fútbol Profesional»