Coco avant Chanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Coco avant Chanel
Coco avant Chanel (PRT)
Coco antes de Chanel (BRA)
 França
2009 •  cor •  105 min 
Direção Anne Fontaine
Roteiro Anne Fontaine e Edmonde Charles-Roux (livro)
Elenco Audrey Tautou
Benoît Poelvoorde
Alessandro Nivola
Emmanuelle Devos
Marie Gillain
Género drama
Idioma francês

Coco avant Chanel ('Coco antes de Chanel' BRA ou 'Coco avant Chanel' PRT) é um filme que estreou no Brasil em novembro de 2009 que conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel desde a sua infância pobre até à criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A., com sede em França.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta num cabaré à noite. Lá, conhece o milionário Étienne Balsan, e tem um relacionamento com ele, até ele voltar para sua cidade. Percebendo as poucas perspetivas de vida, Coco resolve fazer suas malas e ir atrás dele, pedindo abrigo em sua casa por um breve período, que se alonga mais do que ele esperava. É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Logo passa a usá-las também, ultrapassando os limites entre a vida, o amor e o trabalho. Mesmo vivendo apaixonadamente sabia, no entanto, que nunca se casaria; nem com o homem de sua vida, Boy Capel. Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Coco avant Chanel tem recepção favorável por parte da crítica profissional. Com a pontuação de 63% em base de 128 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Apesar de não capturar muito a complexidade da vida de seu tema, Coco Avant Chanel continua a ser uma fascinante e apropriadamente linda homenagem".[2]

Referências

  1. «Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel) - InterFilmes.com». Consultado em 17 de dezembro de 2013 
  2. «Coco Before Chanel - Rotten Tomatoes» (em inglês). Consultado em 17 de dezembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]