Cohab (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cohab (bairro do Recife))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde dezembro de 2018).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Cohab
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro Cohab na cidade do Recife
Localização do bairro Cohab na cidade do Recife
Unidade federativa Pernambuco
Zona sul
Região administrativa 6
Distrito 6.3
Município Recife
Criado em 1988
Área
 - Total 426 hectares
População
 - Total 67,283 (IBGE - 2 010)
    • Densidade 157,97 habitantes por quilômetro quadrado hab./km²
Taxa de crescimento 0,27% (2000 - 2010)
Domicílios 19.534
Rendimento médio mensal 1.182,43
Limites Ibura ao leste, Barro ao norte, Jordão a sudeste e o município de Jaboatão dos Guararapes ao sul e oeste.
Fonte: Não disponível

Conhecido antigamente como Ibura de Cima (atualmente em desuso), a COHAB (Companhia de Habitação do Brasil) é um bairro da zona sul do Recife, pertencente a RPA 6, que faz limite com o Ibura (ao leste), o Jordão (a sudeste), o Barro (ao norte) e ao município de Jaboatão dos Guararapes (ao sul e ao oeste), mais precisamente com os bairros da UR-6, UR-11, Zumbi do Pacheco, Alto Dois Carneiros, Dois Carneiros e Sucupira, todos esses pertencentes ao município de Jaboatão dos Guararapes, como foi citado anteriormente.

O bairro da COHAB é composto pelas seguintes localidades: UR-1, UR-2, UR-3, UR-4, UR-5, UR-10,UR-12, Lagoa Encantada, Vila das Aeromoças, Vila das Crianças, Pantanal, 27 de Novembro, Três Carneiros, Jardim Monte Verde e apenas uma pequena parte da Vila dos Milagres, mais precisamente a parte que fica entre a UR-3 e a BR-101 Sul. Portanto, a maior parte da comunidade Vila dos Milagres(nas proximidades da água milagrosa) pertence, na realidade, ao bairro do Barro, zona oeste do Recife.

A BR-101 Sul é a fronteira entre a Cohab e o Ibura e entre a COHAB e o Jordão. Até o ano de 1988 a área que hoje é a Cohab, fazia parte do Ibura, mas precisamente do chamado Ibura de Cima. Porém, uma lei municipal desse mesmo ano(1988), promoveu algumas mudanças em bairros do Recife e uma dessas mudanças foi o desmembramento do Ibura de Baixo do Ibura de Cima, onde este último deu origem ao bairro da Cohab. Portanto hoje, a COHAB é um bairro independente do Ibura. Atualmente as unidades residenciais como são chamados os bairros do COHAB, são vizinhos, no entanto, separados pela rodovia BR-101 Sul. Dentre as unidades residenciais destaca-se a UR-1(UR Unidade Residencial), que é a primeira vila da antiga COHAB (Companhia de Habitação do Brasil) [1] construída no país, entre os anos 1950 e 1960, [2] onde está situado a Policlínica de saúde, serviço este muito utilizado pela população.

História[editar | editar código-fonte]

Em construção e pesquisa (busca-se voluntários)

Características das Unidades Residenciais[editar | editar código-fonte]

  • UR-1:
  • UR-2
  • UR-3
  • UR-4
  • UR-5: Foi inspirada em uma vila Portuguesa situada em Belém, Lisboa (Portugal) especificamente na região nobre conhecida como R.5 [3], se caracterizando por ser um bairro residencial e também comercial que surgiu para garantir o sustento dos habitantes. As residências são de arquitetura Portuguesa, como as encontradas nos bairros de Belém. No quesito educação a UR-5 possui quatro escolas públicas, as principais delas são: Escola Municipal Vila Sésamo [4], Escola Cicero Franklin Cordeiro [5] e Escola Municipal Artista Plástico Cícero Dias, Escola Municipal UR-5 e cerca de sete escolas particulares, sendo as principais: Colégio Movimento Criativo, Centro Educacional Singular e Colégio Futuro Cidadão. O bairro também possui um posto de saúde na fronteira com a UR-4, sendo cortada por um fio de água (lençol freático) que fica entre as ruas Francisco Vitoriano e Vale do Cariri e termina em Jaboatão dos Guararapes em uma área de proteção ambiental. O bairro UR-5 possui dois supermercados, hortifruti do Moura, barbearias, farmácias, armazém de construção, um número considerável de restaurantes, pizzarias, padarias, lanchonetes e bares, lojas de utensílios domésticos e roupas, e principalmente igrejas protestantes e neopentecostais. Possui duas quadras esportivas (uma delas de basketball) e quadra Antônio Barbosa de Lima e duas praças para lazer e brincadeiras infantis. A UR-5 conta com dois terminais de ônibus, o mais antigo situado na Marechal Talmaturgo (com a linha UR-5 sentido Recife) e o outro situado no Vale do Itajaí que atende as linhas Zumbi do Pacheco e UR-5 (com sentido a estação de metrô e integração do Barro). Com relação às repartições públicas ou serviços públicos ou privados, a agência dos correios foi desativada e não possui nenhuma agência bancária, utilizando-se apenas das casas lotéricas que tenta suprir as demandas por serviços de retirada de dinheiro, contas à pagar. O bairro não possui um cartório ou delegacia civil, militar ou especializada. Sendo algumas destas reivindicações históricas dos moradores. As residências e comércios em torno do fio de água são pontos polêmicos entre os moradores, entretanto, a solução mais viável seria a da padronização dos prédio e manutenção frequente do fio de água para evitar contaminação, insetos e doenças para os moradores. UR-6
  • UR-10
  • UR-11
  • UR-12
  • Lagoa Encantada
  • Vila das Aeromoças

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Santos, Cláudio Hamilton M. (Brasília, julho de 1999). «Políticas Federais de Habitação no Brasil: 1964/1998» (PDF)  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. FIDEM, PCR, IBGE.
  3. https://www.google.com.br/maps/place/R.+5,+Lisboa,+Portugal/data=!4m2!3m1!1s0xd193341fe6560d3:0xc8e2e84699b221a3?ved=2ahUKEwibmp3A3v_eAhVLsqQKHVJCByAQ8gEwAHoECAAQAQ
  4. «Escola Municipal Vila Sésamo». Março 2017. Consultado em 01 Dez. de 2018.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. QEdu (Janeiro 2016). «EM Cicero Franklin Cordeiro». Consultado em Dezembro 2018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)