Colégio Bandeirantes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 26: Linha 26:
* Espírito público e cidadania
* Espírito público e cidadania
* Tradição, pioneirismo e inovação
* Tradição, pioneirismo e inovação
* Professores que, na maioria das vezes, não têm didática alguma, mas exigem o mesmo que professores bons exigiriam nas provas


==Cotidiano==
==Cotidiano==

Revisão das 02h05min de 12 de agosto de 2008

O Colégio Bandeirantes é uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo.

Atende alunos a partir da quinta série do ensino fundamental até o fim do ensino médio. Muitos dos primeiros colocados nos principais vestibulares mais concorridos do país são egressos do Bandeirantes.

O Bandeirantes propõe-se a desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

O diretor presidente atual do Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, participa também do conselho consultivo do escritório da Harvard em São Paulo.

História

O Bandeirantes foi inaugurado no dia 1 de março de 1934 como Ginásio Bandeirantes. Inicialmente sua sede estava situada à Estela, 268. Nessa época, o Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar era Diretor Presidente do Colégio Liceu Panamericano; conhecida instituição de ensino preparatório para a Escola Paulista de Medicina. Retirou-se em 1943. Ao longo de sua existência, cerca de 38 mil jovens já passaram por seus bancos escolares e inúmeros se tornaram líderes da sociedade. O alto padrão de ensino, resultado de contínuo esforço para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, trouxe como resultado altos índices de aprovação nos exames de seleção das mais prestigiosas instituições de ensino superior do país.

Missão

Desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

Visão

Ser a melhor organização de ensino do país, capitalizada e rentável, reconhecida como centro de referência no emprego de novas tecnologias e métodos pedagógicos, aplicados à educação.

Valores

  • Valorização da educação e do conhecimento
  • Autonomia
  • Capacitação permanente dos profissionais
  • Ética, integridade e honestidade
  • Espírito público e cidadania
  • Tradição, pioneirismo e inovação
  • Professores que, na maioria das vezes, não têm didática alguma, mas exigem o mesmo que professores bons exigiriam nas provas

Cotidiano

A partir do primeiro colegial os alunos do bandeirantes são divididos em classes de acordo com a media de todas as notas obtidas em provas no ano anterior, as classes sao divididas no primeiro colegial em 5 niveis, onde as classes 1A1,1B1 e 1C1 correspondem aos alunos que obtiveram as maiores notas, em seguida vem as classes 1A2, 1B2 e 1C2 a e assim continua até o nivel 5 (1A5) correspondente aos alunos com que obiveram menores notas. A partir do segundo colegial, os alunos são divididos dentro de um nivel não mais por A,B e C mas pela área de ênfase ecolhida, podendo ser Exatas, Humanas ou Biológicas, as melhores classes sendo, portanto 2E1, 2B1 e 2H1. Essa divisão privilegia o andamento do curso pois, nas classes 1, a matéria é dada de maneira aprofundada e não há ênfase em pontos considerados simples. Porém, essa divisão contribui para um clima de competitividade e pressão para que os alunos consigam estar nas melhores classes, assim como para uma acentuada "arrogância" dos alunos das classes "1". Por esse motivo a classificação, que era antes adotada desde a 5ª série, passou a ser adotada apenas no colegial. Especialmente no último ano, os alunos recebem intensa preparação para os vestibulares chegando a ter até 12 aulas de 50 minutos em um mesmo dia. Como resultado, diversos quadros de depressão podem ser observados entre os alunos todos os anos.

Esporte

O Colégio Bandeirantes oferece treinamento gratuito em diversas modalidades esportivas, como basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez. As equipes do Colégio participam de muitos campeonatos durante todo o ano, sempre com resultados muito bons. Para fazer parte das equipes, o aluno interessado precisa passar uma "peneira" no início do ano. Os testes são muito disputados e a direção técnica das equipes é feita por professores especialistas em suas modalidades.

Pessoas famosas que estudaram no Colégio Bandeirantes