Saltar para o conteúdo

Command & Conquer (jogo eletrônico de 1995): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 100: Linha 100:
[[vi:Command & Conquer]]
[[vi:Command & Conquer]]
[[zh:終極動員令系列]]
[[zh:終極動員令系列]]
compativel com o ipod touch, ipad, iphone,iphone3g e iphone3gs

Revisão das 14h11min de 6 de dezembro de 2010

Command and Conquer é um videojogo para MS-DOS, Windows e Macintosh, e para as consolas Sega Saturn, Nintendo 64 e Sony Playstation, criado pela Westwood Studios.

Caracterização

O Command and Conquer é um jogo de estratégia, no qual o jogador encarna um comandante militar. O jogo desenrola-se ao longo de várias missões, com variados objetivos, que passam por destruir o inimigo (mais comuns) a salvar reféns, ou a capturar edifícios.

Para cumprir as missões, o jogador tem à sua disposição vários meios. O jogador pode construir edifícios de campanha, treinar infantaria e construir veículos, desde jipes a tanques, passando por unidades aéreas, cada um com a sua função específica. Por exemplo, as barracks (Casernas) permitem treinar infantaria, os humvees, devido á sua velocidade, são ótimas unidades de exploração, e os Chinooks são helicópteros de transporte.

Os fundos necessários para a construção de edifícios e unidades provêm da refinação das substâncias presentes nos cristais de Tiberium, um elemento que se encontra normalmente no cenário de jogo. O jogador tem de construir uma refinaria (para refinar os cristais) e de usar um veículo especial - o Harvester - para recolher os cristais ao campo e trazê-los para a refinaria.

Este jogo foi o primeiro na série Command & Conquer, tendo sido seguido pelo pacote de missões The Covert Operations e pela prequela Red Alert.

Enredo

No futuro, um meteorito cai junto do rio Tibre, na Itália. Os cristais de Tiberium, que viajavam com o meteorito, sobreviveram ao impacto e começaram-se a reproduzir rapidamente, absorvendo os minerais da terra e dos seres vivos. Em pouco tempo, grande parte da superfície terrestre está coberta pelos cristais. Descobriu-se que as substâncias presentes nos cristais são de elevado valor, pelo que a mineração dos mesmos se tornou uma importante atividade econômica.

Um grupo terrorista, The Brotherhood of Nod, liderado por Kane, começa a minerar os cristais de Tiberium em grande quantidade, para financiar as suas atividades terroristas, comprar armas e subornar governos. Em pouco tempo, o poder econômico do grupo é tal que este é declarado como uma das grandes potências mundiais, controlando vastas áreas e possuindo grande quantidade de armamento. Pouco depois, o grupo começa a invadir vários países um pouco por todo o globo, criando uma guerra à escala mundial. Um braço armado das Nações Unidas, a Global Defence Initiative (GDI), entra em ação, começando a combater as forças do grupo terrorista.

O jogador pode escolher ser um comandante da GDI (no cenário de guerra europeu) ou do grupo Brotherhood of Nod (em África).

Command & Conquer for Windows 95

Lançada em 1996, era versão de MS-DOS, melhorada para ser compatível com a nova tecnologia gráfica da Microsoft, o DirectX, e agora, suportando a resolução de 640x400 e 640x480, mas, fãs da série, conseguiram fazer o game suportar até 1024x768, sendo assim, uma vantagem sobre a versão de MS-DOS, que rodava sobre 320x200, e também, suporte para se jogar online via Westwood chat, o que só era possível, com a versão do DOS, via modems de conexão discada.

Jogo Online e via Rede Local

Jogo via conexão local era feita através de protocolo IPX/SPX, e, ainda, a versão de MS-DOS e Windows podiam se comunicar, fazendo assim, pessoas que tinham um computador mais antigo, com MS-DOS e outro mais novo, com Windows pudessem jogar entre si, e ainda jogar online com 2 pessoas que tenham a versão do Windows usando o Westwood Chat, mas, isso gerou problema de compatibilidade com qualquer Windows da versão NT 4.0 para cima, sendo assim, o jogo passou a ser incompatível com o Windows 2000 e XP, deixando se ser jogado por muitas pessoas. até que, a EA games, liberou o patch, em 2005, para o Windows 2000 e XP, fazendo assim, com que o jogo volte a rodar no Windows 2000, mas, ainda, gerando problemas com o Windows XP, necessitando a compatibilidade com windows 95 e ainda até reduzir a aceleração do DirectX, fazendo o computador perder desempenho, e ainda, desabilitava o modo LAN de jogo, fazendo assim, com que, em 2006, fans começassem a desenvolver um patch, para que o jogo utilizasse protocolo TCP/IP e resolver bugs relativos ao Windows XP, sendo assim, em 2007, lançado o primeiro patch não oficial, resolvendo bugs relativos ao Windows XP, adicionando compatibilidade nativa ao Windows XP, e ao modo LAN, sendo possivel ainda, o retorno do modo Online, a partir de uma versão, também não oficial, do Westwood chat, esse novo patch perdeu compatibilidade com a versão DOS, e ainda, a compatibilidade nativa Windows da família 9X (Windows 95, 98 e ME), sendo assim, necessitando o uso de uma extensão para o Windows 98/Me chamada KernelEX para voltar a funcionar.

O Modo via rede local podia se conectar 4 jogadores ao máximo, e, online, tanto via westwood chat, quanto via conexão discada, só era possível conectar 2 jogadores ao mesmo tempo, mas, esses limites foram quebrados, também por fãs, sendo possível 6 jogadores via rede local e 6 via online, com um programa chamado CnCNet.

Versões Para DOS e Windows

A primeira versão, lançada para DOS, continha vários erros, que foram corrigidos nas versões posteriores, a versão considerada estável do MS-DOS era a v1.22. Para Windows, a primeira e a ultima versão oficial era a v1.04a, mas, por series de incompatibilidades com o Windows XP, foi desenvolvida a versão v1.05a, que corrigia a maioria dessas incompatibilidades, e a versão mais recente, a v1.06, foi adicionadas varias outras melhorias, como o modo de 6 jogadores, e, modos que eram possíveis acessar na versão beta do programa, como desmontar a CY, entre outras.

A versão mais recente é a v1.06b r2, lançada em 27 de Outubro de 2009.

O CnCNet

CnCNet é um programa que utiliza conexão p2p para o Command & Conquer se comunicar entre outros jogadores, também conectados ao servidor, através da porta de comunicação via conexão local. Ele é compatível com o Windows 2000, XP, Vista e 7, e é compatível apenas com a versão v1.06 ou posterior.

Inicialmente, o CnCNet também foi desenvolvido para o Linux, e a versão do Windows também podia funcionar no Windows 98SE e Windows ME atraves do KernelEX, mas, por limitações do WINE e do Windows 98 e ME, parou de ser desenvolvidos para estas plataformas.

Site Oficial: http://cncnet.cnc-comm.com/ (em ingles)

O Projeto v1.06

Iniciado em Março de 2008, ele reúne todas as atualizações feitas desde o patch v1.05a, e as atualizações soltas, chamadas hotfixes, e adicionando varias melhorias no jogo, como a resolução de 1024x768, modo 6-jogadores, multilínguas, adicionando ainda a linguagem em espanhol para o jogo, entre varias outras coisas.

Site de desenvolvimento: http://forums.gamesector.net/index.php?/forum/57-command-conquer-patch-106/(em ingles)

Problema com o Windows Vista

O Windows Vista, que conta com a tecnologia AERO, gera problemas de cores, que ocorre devido ao fato que o Command & Conquer Para Windows 95 e o Red Alert para Windows 95 utilizam paletas de 256 cores, que o aplicativo "Explorer.exe" reinicia as cores, substituindo pelas cores padrão de 4-bits do Windows Vista, assim, não há e talvez nunca haverá uma solução definitiva ao problema, mas existem algumas gambiarras que façam funcionar, desde desabilitar o tema "AERO" quanto encerrar o processo "explorer.exe". este problema apenas não é presente na versão Starter do Windows, pois ele não tem o AERO.

Outras informações

O jogo, nas suas versões para consolas, são uma conversão directa da versão para MS-DOS, tendo sido aplicadas apenas algumas alterações no esquema de controle, de modo a poder ser jogado com os comandos dos consoles, a única grande diferença foi na versão para Nintendo 64, onde construções e tanques eram em 3D (no MS-DOS, era jogado com o mouse).

Ligações externas

compativel com o ipod touch, ipad, iphone,iphone3g e iphone3gs