Confederação Nacional de Futebol de Salão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Confederação Nacional de Futebol de Salão
CNFS

Brasão da CNFS
Brasão da CNFS

Fundação 8 de março de 1991 (33 anos)
Sede Av. Paulista, 726, 17 Andar
Conjunto 1707-D – Bela Vista
São Paulo, SP, Brasil
Filiação à FIFUSA em 1991
Filiação à AMF em 2006
Presidente Florêncio Conceição Nochieri
Gina Anjos - Coordenadora Geral
Website Página oficial da CNFS

Seleção Masculina Principal
Treinador Brasil Daniel Castilho
Seleção Feminina Principal
Treinador Brasil Fabinho Caçador
Seleção Seleções de Base
Treinador Brasil Fernando Gomes.

A Confederação Nacional de Futebol de Salão (CNFS) é a entidade que, no Brasil, organiza o futebol de salão, na modalidade FIFUSA/AMF.

A CNFS é a sucessora da ABFS - Associação Brasileira de Futebol de Salão criada após o desligamento da FIFUSA por parte da Confederação Brasileira de Futebol de Salão em 1990, quando esta foi reconhecida pela CBF como a gestora do futsal dentro do Brasil. Atualmente a CNFS é filiada, em âmbito mundial, à AMF, Associação Mundial de Futsal.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Futebol de Salão sempre foi vinculado à Federação Internacional de Futebol de Salão, FIFUSA, uma entidade independente fundada em 1971, com sede no Brasil. Desde o seu início, a FIFUSA enfrentou animosidades com a FIFA, que buscava ter sob seu domínio as diversas modalidades de futebol e suas respectivas competições. A disputa entre as duas entidades levou a FIFA a criar uma modalidade chamada futebol de cinco, com regras similares ao Arena Soccer, modalidade muito comum na Europa.

Os atritos entre as duas entidades mantiveram-se até o fim dos anos 90, quando foi proposto um acordo oficialmente em 2000, pelo qual a FIFUSA se tornaria um departamento da FIFA e esta passaria a comandar o futebol de salão. No entanto, por motivos diversos a parceria não vingou, e cada entidade seguiu seu caminho. A FIFA, contudo, manteve seu projeto criando uma comissão própria da modalidade, mudando o nome do esporte para futsal,[2] e atraindo para sua tutela federações nacionais, com a promessa de padronizar as regras e difundir o esporte pelo mundo. À FIFUSA congregou as entidades continentais relacionadas ao futebol de salão e apoiou a criação de novas. Juntamente com a FIFUSA/AMF estão as confederações, CSFS - Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, FIFUSA - Federação Internacional de Futebol de Salão, UEFS - União Europeia de Futebol de Salão, CPFS - Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão, CONCACFUTSAL - Confederação do Norte, América Central e Caribe de Futebol de Salão, AMF - Associação Mundial de Futsal, CAFUSA - Confederação Africana de Futebol de Salão, CAFS - Confederação Asiática de Futebol de Salão e CFSO - Confederação de Futebol de Salão da Oceania.[1]

Nesse contexto, a CBFS, que representava o Futebol de Salão no Brasil também aderindo à FIFA, abriu espaço para que os não favoráveis a essa migração fundassem a CNFS.

Futebol de salão e futsal[editar | editar código-fonte]

Com as mudanças nas regras promovidas pela FIFA, surgiram duas modalidades distintas do esporte. De um lado ficou aquilo que a FIFUSA chama de "verdadeiro futebol de salão", procurando preservar as regras originais do esporte antes da chancela da FIFA; de outro, o novo futsal da FIFA.

É importante observar que a despeito das distinção que se pretendia estabelecer, o nome Futsal passou a ser genericamente usado pelas duas modalidades do esporte, em uma alternância comum ao termo Futebol de Salão.

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

O quadro de árbitros da CNFS é um dos mais respeitados nas competições internacionais de futebol de salão AMF, sendo a Confederação Nacional de Futebol de Salão a primeira entidade na história do futebol de salão a escalar uma mulher para apitar em um mundial masculino de seleções em 2011 o Campeonato Mundial de Futebol de Salão (FIFUSA/AMF).[3] Em 2011, a oficial Vera Ferreira foi a primeira e única mulher a apitar uma final de Sul-Americano de Seleções - Sub-17;[4] a árbitra não pertence mais aos quadros de arbitragem da Confederação Nacional de Futebol de Salão, AMF e CSFS. Em 2013 os oficiais Leonardo Moura e Israel Fernandes apitaram a final do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF na Argentina.[5] A CNFS ainda possui o experiente e respeitado Oficial de Arbitragem, Florêncio Nochieri, com várias participações internacionais.

Oficial Internacional (AMF), Florêncio Conceição Nochieri, atual Presidente da CNFS.
Arbitragem do Brasil destaque na final do Sul-Americano de 2013. Israel Fernandez (a esquerda), José Maurício de Freitas Neto, vice presidente da CNFS (ao centro) e Leonardo Moura (a direita).
Quadro de Oficiais de Arbitragem Internacional da CNFS
Anos Competições / Eventos Locais Oficiais de Arbitragem
2006 Copa do Mundo de Mulheres de Futebol de Salão AMF  Argentina Walmir Diniz
2009 X Pan-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Paraguai Raul Mouta
2010 XI Pan-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Argentina Alessandro Ribeiro
2010 Clínica Internacional de Arbitragem de Futebol de Salão AMF[6]  Paraguai Alexandre Augusto Gomes da Conceição
Florêncio Conceição Nochieri
Vera Ferreira dos Santos
2011 X Mundial de Futebol de Salão AMF  Colômbia Vera Ferreira dos Santos[3]
2011 Campeonato Sul-Americano de Seleções - Sub-17 Futebol de Salão AMF  Paraguai Vera Ferreira dos Santos
2011 Torneio Internacional Profissional de Futebol de Salão AMF  Estados Unidos Florêncio Conceição Nochieri[7]
2012 Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Paraguai Florêncio Conceição Nochieri[8]
2013 Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Argentina Leonardo Moura
Israel Fernandes
2013 Torneio Internacional Sub-14 de Futebol de Salão AMF  Canadá Florêncio Conceição Nochieri[9]
2013 II Mundial Feminino de Futebol de Salão AMF  Colômbia Florêncio Conceição Nochieri[10]
2014 Eliminatórias Sul-Americanas de Futebol de Salão AMF (C.20/Z.Sul)  Paraguai Leonardo Moura[11]
2014 Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Paraguai Leonardo Moura
Israel Fernandes
2015 XI Mundial de Futebol de Salão AMF  Bielorrússia Florêncio Conceição Nochieri
2015 Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão AMF  Brasil Eduardo Ratinho
Israel Fernandes
Leonardo Moura
Toni Munhoz Sampaio

Regras[editar | editar código-fonte]

As diferenças entre as regras das duas modalidades são sutis, porém suficientes para estabelecer a distinção. As mais notáveis são:

  • Bola: na modalidade da FIFUSA ela é menor e mais pesada que a utilizada na modalidade da FIFA. Menos propensa a "quicar", ela induz a um jogo mais "no chão", menos aéreo que o no Futsal;
  • Uso das mãos: Na FIFUSA, arremessos laterais e de escanteios são cobrados com as mãos, na FIFA com os pés;
  • Tiro de meta: Na FIFUSA deverá ser executado pelo goleiro com as mãos, devendo a bola tocar no seu campo de defesa antes de atingir o lado do seu ataque; na FIFA o goleiro pode repor a bola em qualquer parte da quadra.
  • Goleiro: Na FIFUSA o goleiro em hipótese alguma poderá tocar na bola no campo de defesa adversário. Caso o goleiro toque na bola no campo de ataque será marcada falta, tiro livre direto e o mesmo será advertido com cartão amarelo, na FIFA o goleiro pode atuar na linha com maior liberdade; há ainda uma série de diferenças entre as regras das duas entidades.

Competições[editar | editar código-fonte]

Membros internacionais se confraternizando. A brasileira Gina Anjos, coordenadora da CNFS e vice presidente da CSFS, gestão 2014/2018, prestando homenagem ao Dr. Rolando Alarcón Rios (presidente da AMF), juntamente com o Sr. Júlio Notário (coordenador de competições da AMF), na final do II Mundial Feminino de Futebol de Salão de 2013, na Colômbia.

Com a divisão criada, cada entidade passou então a organizar suas próprias competições, gerando certas discrepâncias. As federações nacionais e continentais de futebol de salão filiadas a FIFUSA continuou a organizar seus torneios regionais, nacionais e continentais mantendo-se os mesmos termos. Enquanto federações nacionais e regionais filiadas à FIFA, mais confederações ligadas ao futebol de campo passaram a organizar torneios regionais, nacionais e mundiais de futsal.

No caso dos torneios mundiais conquistados pelo Brasil, a CBFS ostenta em sua camisa sete estrelas, em alusão aos sete títulos mundiais na modalidade. A FIFA, no entanto, reconhece apenas cinco deles, já que os outros dois foram organizados pela FIFUSA.[12] Esta, por sua vez, atribui à CNFS, confederação filiada a ela, as duas estrelas correspondentes a dois dos três primeiros mundiais que ela organizou (o terceiro foi vencido pelo Paraguai).[1]

A CNFS mantém uma projeção nacional no território brasileiro atuando principalmente nos estados de: São Paulo tendo como entidade estadual afiliada a Federação São Paulo de Futebol de Salão - FSPFS;[13] em Minas Gerais a FFS.MG - Federação de Futebol de Salão de Minas Gerais[14] e na Bahia com a FFSBA - Federação de Futebol de Salão do Estado da Bahia.[15]

Nos últimos anos, a projeção internacional da CNFS, vêm em uma crescente trajetória. Em 2011 iniciou o ano com a participação da Seleção Brasileira de Futebol de Salão (CNFS) no X Mundial de Futebol de Salão AMF,[3] na cidade de Bucaramanga na Colômbia. No segundo semestre foram mais duas competições: A Seleção Brasileira Sub-17 (CNFS) no Campeonato Sul-Americano de Seleções, na cidade de Pedro Juan Caballero,[3] no Paraguai e a Seleção Brasileira de Futebol de Salão (CNFS) em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no Torneio Internacional Profissional de Futebol de Salão AMF.[7]

Em 2012, foram mais três competições internacionais: Em agosto a equipe do Colorado FS de Jundiaí, representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão AMF,[8] em Assunção no Paraguai. Em novembro mais duas participações brasileiras: O Colégio Certus, no Torneio Internacional Sub-14 de Futebol de Salão AMF e a Seleção Brasileira de Futebol de Salão Feminino, no Pré-Mundial Feminino, ambos na cidade de Valera, na Venezuela.

Em 2013, através do empenho da CNFS, o Brasil, se fez representar em quatro competições internacionais da modalidade. Em julho a Seleção Brasileira de Futebol de Salão (CNFS) participou dos Jogos Mundiais, em Buga, na Colômbia;[16] em setembro o St. Francis College no Torneio Internacional Sub-14 de Futebol de Salão AMF, em Ontário, no Canadá;[17] em outubro as equipes do Sindpd e do Colorado FS, representantes brasileiros,[18][19] no Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão AMF, em Mendoza na Argentina e finalmente em novembro, a Seleção Brasileira de Futebol de Salão Feminino (CNFS), no Campeonato Mundial de Futebol de Salão AMF, em Barrancabermeja, na Colômbia.[20]

Em 2014 o Brasil esteve presente em três competições internacionais da modalidade. Em agosto a Seleção Brasileira de Futebol de Salão C-20 participou das Eliminatórias do Mundial C-20 em Assunção no Paraguai; em setembro as equipes do Sindpd-SP e do Pitagoras-MG, representantes brasileiros, no Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão AMF, em Assunção no Paraguai e finalmente em outubro a Seleção Brasileira de Futebol de Salão C-20 no Campeonato Mundial de Futebol de Salão C-20, em Concepción, no Chile.[21]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Ano Presidente [22]
2000 – 2004 Angola Manuel Augusto Certã de Oliveira
2004 – 2008 Brasil Jadilmar da Silva
2008 – 2012 Brasil José Maurício de Freitas Neto
2012 – 2014 Brasil Gina Anjos**
2014 – 2018 Brasil Florêncio Conceição Nochieri

**Diretoria Colegiada.

Principais conquistas do futebol de salão nas regras FIFUSA/AMF[editar | editar código-fonte]

Troféu World Games: conquista brasileira em 2013.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Treinador da seleção brasileira de futebol de salão (CNFS), Daniel Castilho (seleção masculina) em 2013.

Masculino[editar | editar código-fonte]

Mundiais
Sul-americanos
Pan-americanos
  • 1980 e 1984.
Jogos mundiais
Campanha de destaque[editar | editar código-fonte]
  • Colômbia 2010. 3º Lugar no Pré-Mundial Acord 60 anos de Futebol de Salão (AMF)[23]
  • Estados Unidos 2011. Vice-campeã do I Torneio Internacional Profissional de Futebol de Salão (AMF)[24]

Feminino[editar | editar código-fonte]

Pré-mundiais
  • Venezuela Pré Mundial Feminino de Futebol de Salão (AMF): 2012.[25]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Confederação Nacional de Futebol de Salão

Referências

  1. a b *CNFS. «A NOBRE ARTE BRASILEIRA DA BOLA PESADA». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 14 de agosto de 2013 
  2. *Futsal total. «História do Futsal». http://futsaltotal.com.br/. Consultado em 14 de agosto de 2013 
  3. a b c d *CNFS (23 de março de 2011). «Você conhece a verdade internacional do futebol de salão AMF?». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  4. *CNFS (24 de setembro de 2011). «Seleção Brasileira da CNFS – sub 17, encanta torcedores ...». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  5. *AMF (6 de outubro de 2013). «ANDES TALLERES DE MENDOZA DE ARGENTINA ES EL NUEVO REY DE SUDAMERICA» (em espanhol). http://www.amfutsal.com.py/. Consultado em 7 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2013 
  6. *CNFS (1 de agosto de 2010). «Clinica de Arbitragem AMF 2010». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  7. a b *CNFS (5 de julho de 2011). «I Torneio Internacional Profissional de Futebol de Salão - Nova Yorque e Nova Jersey (US)». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  8. a b *CNFS (25 de agosto de 2011). «Campeonato Pan-Americano de Futebol de Salão AMF 2012». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  9. *CNFS (4 de setembro de 2013). «St.Francis College Campeão APFS 2013 representará o Brasil...». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  10. *copapostobonmicrofutbol. «Colombia, campeón Mundial» (em espanhol). http://www.copapostobonmicrofutbol.com/. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  11. *CNFS (29 de agosto de 2014). «CNFS:BRASIL é destaque novamente na Arbitragem Internacional». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 8 de setembro de 2014 
  12. *Trivela (19 de novembro de 2012). «Nesse caso, a Fifa está certa: o Brasil não é hepta de futsal». http://trivela.uol.com.br/. Consultado em 23 de agosto de 2013. Arquivado do original em 28 de novembro de 2012 
  13. *FSPFS (3 de novembro de 2014). «Sindpd é o tricampeão paulista em 2014». http://www.futeboldesalaopaulista.com.br/. Consultado em 23 de março de 2015 
  14. *CNFS (4 de novembro de 2014). «Pitágoras é campeão e UFMG vice-campeão mineiro de 2014». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 14 de dezembro de 2014 
  15. *CNFS (27 de novembro de 2014). «Presidente Florêncio Nochieri viaja para a Bahia». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 14 de dezembro de 2014 
  16. a b *PontosGanhos.com. «Seleção Brasileira de Futebol de Salão chega ao Brasil às 19h desta quarta». http://pontosganhos.webnode.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2013 
  17. *CNFS (5 de setembro de 2013). «Torneio Internacional Sub-14 de Futebol de Salão AMF 2013». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 5 de dezembro de 2013 
  18. *CNFS (5 de outubro de 2013). «Sindpd representará o Brasil, de 01/10/13 a 05/10/13, em Mendoza na Argentina». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 5 de dezembro de 2013 
  19. *CNFS (5 de outubro de 2013). «Colorado Futsal Jundiaí representará o Brasil, de 01/10/13 a 05/10/13, em Mendoza na Argentina». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 5 de dezembro de 2013 
  20. *CNFS (30 de agosto de 2013). «II Mundial Feminino de Futebol de Salão AMF». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 5 de dezembro de 2013 
  21. *CNFS (2 de outubro de 2014). «Mundial C.20 de Futebol de Salão AMF». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 14 de dezembro de 2014 
  22. *CNFS. «Presidente». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 26 de dezembro de 2013 
  23. *CNFS-Confederação Nacional de Futebol de Salão (18 de novembro de 2010). «Seleção Brasileira de Futebol de Salão (CNFS), sobe no pódio e conquista o terceiro lugar no Pré-mundial Acord 60 anos na Colômbia». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 8 de dezembro de 2013 
  24. *CNFS-Confederação Nacional de Futebol de Salão (6 de novembro de 2011). «I Torneio Internacional Profissional de Futebol de Salão, fortalece o futebol de salão, histórico e independente da regra AMF nos Estados Unidos». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 27 de agosto de 2013 
  25. *CNFS (28 de novembro de 2012). «A Seleção Brasileira Feminina de Futebol de Salão da CNFS é campeã Pré Mundial Feminino de Seleções de Futebol de Salão da AMF». http://www.cnfsfutsal.com.br/. Consultado em 25 de agosto de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]