Contraceptivo masculino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Contraceptivo ou anticoncepcional masculino é um método, dispositivo ou medicamento utilizado por um homem para prevenir que seus espermatozóides fecundem um óvulo, resultando em uma gravidez de sua parceira. Os tipos mais comuns de contracepção masculina incluem o uso de preservativos, relação com coito interrompido, o sexo não-penetrativo[1] e a vasectomia.[2] O coito interrompido e os preservativos podem ser inconvenientes, pois ambos possuem uma taxa de falhas não muito confiável. As vasectomias são um método confiável e possuem uma alta taxa de satisfação, mas não são prontamente reversíveis.

Especialistas da Austrália e Europa em geral estudam meios contraceptivos baseados em hormônios (testosterona e estrogênio), que podem ser reversíveis. No Brasil, especialistas estudam uma enzima do algodão (gossipol)[3] que tem o efeito de bloquear o amadurecimento dos espermatozoides. Nos Estados Unidos estão sendo realizados testes sobre um novo contraceptivo que resume-se em não permitir a passagem de espermatozoides através de um gel que dura cerca de dois meses. Este método chegará no mercado entre 2017 e 2020.

Notas

  1. Glasier, A. «Birth Control for Men - How Can Men Prevent Pregnancy?». Planned Parenthood. Consultado em 14 de junho de 2017 
  2. «Acceptability of contraception for men: a review». Contraception. 82 (5): 453–6. Novembro de 2010. PMID 20933119. doi:10.1016/j.contraception.2010.03.016 
  3. «Redetec». Consultado em 7 de Janeiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.