Copa Final Four de Voleibol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Copa Final Four de Voleibol foi um torneio de vôlei feminino[1] que era realizado anualmente após a Copa Pan-Americana do mesmo ano, consistindo em reunir os dois melhores colocados da CSV e os dois mais bem colocados entre os representantes da NORCECA. Um país podia desistir de participar e repassar a sua vaga ou em outro caso que também podia ocorrer, uma nação que não ficou entre as duas melhores colocadas da sua confederação, participar por ser o anfitrião do torneio.

História[editar | editar código-fonte]

A Copa Final Four foi disputada pela primeira vez em 2008 na cidade de Fortaleza, no Ceará.[2] Neste ano as equipes participantes foram todas convidadas para o evento, de acordo com a posição que ficaram na Copa Pan-Americana de 2008. A Argentina fez o mesmo papel que na Copa Pan, assumindo uma terceira posição, derrotando Cuba.[3] Na final o Brasil venceu a República Dominicana.[3]

Em 2009 a classificação para o torneio foi feita através da classificação dos países na Copa Pan-Americana; os dois países melhores classificados da América do Sul e os dois melhores da NORCECA estiveram aptos a participar do torneio. Brasil e Peru representaram a América do Sul e República Dominicana e Estados Unidos foram os representantes da NORCECA. Os Estados Unidos conseguiram o direito de participar do torneio após Porto Rico ter se retirado do torneio. O Peru conseguiu levar o torneio para o seu território, após ter se classificado.

Em 2010 foi escolhida uma sede antes da definição da Copa Pan, assim o México assegurou sua vaga mesmo tendo ficado na nona colocação do torneio classificatório. O outro representante da NORCECA classificado foi a República Dominicana, que se juntou aos sul-americanos Peru e Argentina. Na final o Peru foi derrotado pela seleção dominicana.

Fórmula de disputa[editar | editar código-fonte]

Na primeira fase, as quatro equipes jogam um round robin. Os finalistas da fase preliminar passarão a competir pela fase semifinal jogando da seguinte maneira: 1º vs. 4º e 2º vs. 3º. Os ganhadores da fase semifinal passam a final para definir o campeão e vice-campeão. Os perdedores enfrentam-se pelo bronze. O torneio é disputado seguindo as normas estabelecidas pela FIVB.

Resultados[editar | editar código-fonte]

COPA FINAL FOUR
Ano Sede Ouro Prata Bronze 4º lugar
2008[3] Brasil
Fortaleza
Bandeira do Brasil
Brasil
Bandeira da República Dominicana
República Dominicana
Bandeira da Argentina
Argentina
Bandeira de Cuba
Cuba
2009[4][5] Peru
Lima
Bandeira do Brasil
Brasil
Bandeira dos Estados Unidos
Estados Unidos
Bandeira da República Dominicana
República Dominicana
Bandeira do Peru
Peru
2010 México
Mexicali
Bandeira da República Dominicana
República Dominicana
Bandeira do Peru
Peru
Bandeira da Argentina
Argentina
Bandeira do México
México
2011 México
Mexicali
Cancelada
2012 Brasil
São Paulo
Cancelada

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1 Brasil 2 0 0 2
2 República Dominicana 1 1 1 3
3 Estados Unidos 0 1 0 1
Peru 0 1 0 1
5 Argentina 0 0 2 2

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]