Saltar para o conteúdo

Corbélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corbélia
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Corbélia
Bandeira
Hino
Lema O Progresso Floresce Aqui
Gentílico corbeliense
Localização
Localização de Corbélia no Paraná
Localização de Corbélia no Paraná
Localização de Corbélia no Paraná
Corbélia está localizado em: Brasil
Corbélia
Localização de Corbélia no Brasil
Mapa
Mapa de Corbélia
Coordenadas 24° 47' 56" S 53° 18' 25" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Região metropolitana Região Metropolitana de Cascavel
Municípios limítrofes Ubiratã, Anahy, Iguatu, Braganey, Cascavel, Cafelândia e Nova Aurora
Distância até a capital 508 km
História
Fundação 8 de dezembro de 1961
Administração
Prefeito(a) Eliezer José Fontana (PP, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 529,385 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 16 302 hab.
Densidade 30,8 hab./km²
Clima Subtropical (Cfa)
Altitude 895 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,767 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 260 881,442 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 16 451,09

Corbélia é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 24º47'56" sul e a uma longitude 53º18'24" oeste, estando a uma altitude de 895 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.428 habitantes. Possui uma área de 529,39 km².

História

Segundo os históricos os primeiros habitantes desta terra foram os Índios Caingangues, visto que foram encontradas peças fósseis e instrumentos de uso pessoal, as margens do Rio Piquiri, que comprovou a existência dos mesmos. Segundo o vídeo produzido na década de 60 pelo Jornal Flamma de Curitiba, Corbélia foi criada inicialmente como centro de distribuição e de abastecimento da região e por possuir terras onde tudo o que se planta colhe, seu clima agradável e por possuir muita madeira, atraiu os cafeicultores e madeireiros que se instalaram no local. Conforme reportagem da revista Catedral de Dezembro de 2000, a colonização de Corbélia foi iniciada na década de 50 e em 1953, o idealizador do município, o senhor Armando Zanato, penetrava sertão adentro e determinava dentro da mata virgem o local da futura cidade. Através da sociedade formada pelos senhores Armando Zanato, Homero Baú e João Fridolino Dillemburg, no dia 13 de Agosto de 1953, nascia a cidade de Corbélia. Através de iniciativa do senhor Armando Zanato, foi proposto como padroeiro do município São Judas Tadeu e através do voto dos primeiros habitantes, efetivamente elegeram o santo como o padroeiro. Pelo projeto que resultou na Lei 5 de Abril de 1972, de autoria do vereador José Rubin, ficou estabelecido feriado municipal no dia 28 de Outubro, dia de São Judas Tadeu.

Como tudo começou

A expansão econômica pretendida pelo governo do estado foi instituída a Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, a qual demarcou estas áreas abrindo estradas para dar acesso aos pioneiros que viam para esta região, dando um futuro promissor às suas famílias. Fiscal geral da Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, Aldino Formighieri chegou à região de Corbélia em 1949, para logo em seguida, por volta de 1953, trazer o colonizador Armando Zanato, e este trazendo as famílias de João Fridolino Dillemburg, Homero Baú e Francisco Mânica, passando a desmatar áreas para a formação de lavouras e abrir as primeiras estradas a partir das margens dos córregos Rancho Mundo e Arroio dos Porcos e do rio Sapucaia, onde plantaram as primeiras moradias.

Formighieri tinha então vinte anos de idade e trazia a missão de promover acordos com os posseiros e impedir a ação de intrusos que invadiam as terras pertencentes à Fundação de Colonização, em trabalho chefiado por Armando Zanato, este originário de Carazinho (RS). Teve tão bom desempenho na expulsão de intrusos que o governador Moysés Lupion o convidou para dirigir o setor de segurança da Fundação como delegado e comandante de polícia na região. O processo de colonização de Corbélia, em área pertencente a Cascavel, começou ainda em 1951, ano em que Cascavel se desmembrava de Foz do Iguaçu. A nova frente foi empreendida pela Fundação Paranaense de Colonização e Imigração, que havia contratado Armando Zanato para promover a venda de terras e procurar entendimento com os posseiros da região. Como sertanista nato, o senhor Armando Zanato entreviu a possibilidade de criação de um núcleo habitacional, e iniciou suas atividades no sentido de colonizar uma área de terras de ótima qualidade que passou a ser conhecida por Colônia Corbélia Por volta de 1953, como citado anteriormente, chegaram em Corbélia às famílias de João Fridolino Dillemburg, Homero Baú juntamente com Armando Zanato, que colonizaram e fundaram o nosso Município, mas já havia outras famílias, como a família Formighieri, que já viviam onde hoje é o município, e esta colônia entre diversas denominações, recebia o nome de Arroio dos Porcos, antes de se chamar Colônia Corbélia. Em busca de novas famílias, Armando Zanato faz um verdadeiro trabalho de publicidade, divulgando em rádios e através de visitas aos mais diferentes lugares, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a nova cidade que estava surgindo. O nome de Corbélia teve origem do termo francês “corbeille”, que significa pequeno cesto de flores. Segundo a tradição, esta foi à designação sugerida pela senhora Iracema Zanato, florista e esposa de Armando Zanato, um dos pioneiros colonizadores e fundadores da cidade de Corbélia. Conta uma pioneira, a senhora Izolde Mattei, que quando estavam em busca de um nome para a nova cidade, dona Iracema e sua filha colheram diversas flores, pois havia diversos tipos e em quantidade, e com elas fizeram um buquê e perceberam que este formava uma bela corbélia e daí foi sugerido o nome para a nova cidade e este foi acolhido carinhosamente.

Geografia

O município de Corbélia está posicionado na Região Sul do Brasil, na Mesorregião do Extremo Oeste Paranaense e na Microrregião de Cascavel. Geograficamente localiza-se a 24º, 28'de latitude Sul e uma longitude de 53º, 18'e 20"W-GR. A parte central do município, pelo centro gravitacional, está localizada no rio dos Porcos, entre Penha e Colônia Nova. Sua área é de 402,17 km. Corbélia possui dois distritos: Penha ao Norte da sede, distante 12 km, com ligação pela BR-369, e ligação asfáltica para Cafelândia e, Ouro Verde do Piquiri ao norte do distrito da Penha, distante da sede 22 km, com ligações asfálticas pela BR-369.

Clima

O clima é subtropical Úmido Mesotérmico.

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22°C).

- Invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida.

Relevo, solo e subsolo

Tipo de Relevo: predominante suave-ondulado, sendo 30% relevo plano, 30% suave ondulado, 20% forte ondulado.

- Tipo de Solo e Subsolo: latossolo roxo 45%, terra roxa estruturada 25%, solos litólicos 10% e associação de terra roxa estruturada e litossolo 20%.

Sistema demográfico

Segundo o IBGE-2007, Corbélia, possuí 15.428 habitantes. É certo registrar que ocorreu uma involução populacional nos pequenos municípios oestinos, com destaque para o caso de Corbélia, a partir da década de 70. A população de Corbélia começou, então, a involiur; Evidenciou-se em Corbélia uma involução no total da população, em que os habitantes da zona rural sofreram decréscimo enquanto registrou-se aumento na população urbana. A explicação para o fenômeno recaí, deste modo, no êxodo rural, atribuindo-se á modernização da agricultura, especialmente sua mecanização, o fator que provocou a saída do campo.

Quanto à etnia, é bem diversificada, porém há uma predominância de italiano, alemão, polonês e ucraniano. Observa-se que é expressivos o número de pessoas com descendência dos primitivos povoadores do Brasil. É interessante registrar que cada etnia trouxe de suas origens experiências diferentes, resultando em diferentes organizações da propriedade, variando de uma para outra, inclusive na diversificação de explorações.

O estudo do município representa para o aluno de 1º grau uma oportunidade adequadamente para realizar, ao nível da reflexão, a passagem do concreto (por si fragmentado) para o abstrato, que, ao pressupor maior grau de generalização, possibilita avançar na compreensão da globalidade. É a compreensão do processo que se busca e não sua simples enumeração ou descrição.

Turismo

Atrativos naturais

Cachoeira Bonanza

Localização: Propriedade particular em área rural no rio Tesouro.

Distância: 7 km da sede do município

Área: 350 m²

Meios de acesso: Estrada rural com calçamento, através de carro até a sede da propriedade e posteriormente a pé aproximadamente 200 metros pelo pasto.

Aspectos da flora e fauna: Vegetação rasteira e mata nativa nas proximidades. Equipamentos e Serviços: em andamento.

Visitação: Em média 500 pessoas por final de semana.

Paisagem: Cachoeira com 17 metros cercada com vegetação rasteira, “paredão de pedra”.

Contato: Com o proprietário Sr. Nelson Drey pelo telefone celular nº 9113-6275

Cachoeira do Padre

Localização: Em propriedade particular na área rural no rio Sapucaia.

Distância: 9 km da sede do município

Área: 400 m²

Meios de acesso: Estrada rural com calçamento através de carro e posteriormente a pé pela mata aproximadamente 50 metros.

Aspectos da flora e fauna: Vegetação rasteira e mata nativa nas proximidades.

Equipamentos e Serviços: Não apresenta.

Visitação: Não apresenta.

Paisagem: Cachoeira com 10 metros de altura, cercada de vegetação rasteira e pedras grandes.

Cachoeira Foz do Rio Tesouro

Localização: Em propriedade particular na área rural no rio Tesouro.

Distância: 7 km da sede do município.

Área: 250m²

Meios de acesso: De carro pela estrada rural com calçamento e posteriormente a pé pela mata aproximadamente 30 metros.

Aspectos da fauna e flora: Vegetação rasteira e mata nativa nas proximidades. Equipamentos e Serviços: Não apresenta.

Visitação: Não apresenta.

Paisagem: Cachoeira com 3 metros de altura cada queda, cercada de vegetação rasteira e pedras grandes. Contato: Nelson Drey - fone: 9113-6275

Cachoeira divisa 3 municípios – Corbélia, Braganey e Iguatú

Localização: Em propriedade particular, área rural no Rio Sapucaia.

Distância: 22 km da sede do município.

Área: 450 m²

Meios de acesso: De carro pela estrada rural e posteriormente segue pela mata e pastagens por 100 metros.

Aspectos da fauna e flora: Vegetação rasteira e mata nativa nas proximidades.

Equipamentos e Serviços: Não apresenta.

Visitação: Não apresenta.

Paisagem: Cachoeira com aproximadamente 10 metros de altura, cercada de mata nativa, onde o rio Sapucaia atinge maior largura, aproximadamente 100 metros.

Cachoeira Beijinho em propriedade da Prefeitura Municipal (antiga Usina Sapucaia)

Localização: Área rural no rio Sapucaia, pertencente ao município.

Distância: 9 km da sede do município.

Área: 300 m²

Meios de acesso: De carro pela estrada rural e posteriormente 200 metros pela mata.

Aspectos da fauna e flora: Vegetação com muitas flores e plantas como: samambaias, bromélias, orquídeas, beijinho além de mata nativa incluindo muitas araucárias.

Equipamentos e Serviços: Não apresenta.

Visitação: Não apresenta.

Paisagem: Cachoeira com aproximadamente 9 metros de altura, cercada por paredões de pedra e muitas plantas e flores.

Cascatinha

Localização: Área rural em propriedade particular no rio Sapucaia, às margens da Rodovia.

Distância: 8 km da sede do Município.

Àrea: 2.500 m²

Meios de acesso: Pela Pr Padre Paulo.

Equipamentos e Serviços: Mesas, churrasqueiras, lixeiras, campo de futebol, bar e banheiros.

Visitação: Muito procurada nos finais de semana, no verão aproximadamente 1.500 pessoas por final de semana.

Paisagem: Bosque, rio Piquirizinho e Sapucaia, cascatas e mata nativa.

Contato: Com a proprietária Marli pelo telefone (45) 9971-6533

Cachoeira Winter

Localização: Área rural em propriedade particular no distrito da Penha, rio Melissa.

Distância: 17 km da sede do Município

Área: 300m²

Meios de acesso: Pela Br 369 seguindo por estrada Rural.

Equipamentos e Serviços: Não possui.

Visitação: Não possui.

Paisagem: Cachoeira com aproximadamente 17 m de altura, cercada de mata nativa, pedras e trilhas.

Cachoeira Ilha Melissa

Localização: Área rural em propriedade particular no distrito da Penha, rio Melissa.

Distância: 17 km da sede do Município

Área: 200m²

Meios de acesso: Pela BR-369 seguindo por estrada rural.

Equipamentos e Serviços: Não possui.

Visitação: Não possui.

Paisagem: Cachoeira com aproximadamente 2 m de altura com uma ilha central, cercada de vegetação rasteira, pedras, trilhas e gramado para camping. Contato: Balduino Winter (45) 3242-1355.

Fonte: http://www.corbelia.org

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.