Cornélio a Lápide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cornélio a Lápide
Nascimento 18 de dezembro de 1567
Bocholt
Morte 12 de março de 1637 (69 anos)
Roma
Cidadania Condado da Flandres
Alma mater Universidade de Douai
Ocupação sacerdote, professor universitário, escritor, teólogo
Empregador Pontifícia Universidade Gregoriana
Religião Catolicismo

Cornélio a Lápide, Cornelius Cornelii a Lapide ou Cornelis Cornelissen van den Steen (15671637) foi um jesuíta e exegeta flamenco.[1]

É conhecido por seus comentários a quase toda a Bíblia, obra que influiu na pregação dos anos posteriores. Cursou seus estudos de humanidades de filosofia nas Universidade de Maastrich e Colônia; começou a teologia em Douai e logo estudou quatro anos na Universidade de Lovaina.

Em Louvaina foi admitido definitivamente na Companhia de Jesus em 15 de julho de 1592 e ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1595. Nesta universidade começou sua docência. Por seis meses ensinou filosofia e logo hebreu e sagradas escrituras durante vinte anos.

Manfred Barthel, no seu livro The Jesuits—History & Legend of the Society of Jesus (Os Jesuítas — História e Lenda da Sociedade de Jesus) p. 50, diz que Cornelius van der Steen queria tornar-se jesuíta, mas foi rejeitado por ser baixo demais. Então... “a comissão informou a van der Steen que ela estava preparada a prescindir da exigência da altura, apenas com a condição de ele aprender a citar de cor a Bíblia inteira. Quase nem valeria a pena contar essa história se van der Steen não tivesse conseguido satisfazer essa exigência um tanto insolente.”

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa religiosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.