Cumulus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Os cumulus são nuvens densas que se formam em ar instável e sobretudo na baixa troposfera e que surgem em blocos ou glóbulos isolados ou agrupados. Quando crescem verticalmente em pilha («cumulus», em latim) até grandes altitudes assinalam trovoadas e tempestades.

Mapa das nuvens. Nuvens Cumulus são abreviadas como Cu.

Os cumulus humilis (cumulus de bom tempo) parecem bocados densos de algodão a flutuar e têm uma base plana (mais escura) e contornos bem definidos que se vão tornando menos definidos à medida que envelhecem e ficam mais erodidas. As partes iluminadas pelo Sol têm uma cor branca brilhante. Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando a humidade é relativamente baixa e a temperatura é relativamente elevada. Surgem muitas vezes em dias céu limpo, quando o aquecimento desigual da superfície da Terra faz com que bolhas de ar flutuantes ascendam por convecção acima do nível de ponto de orvalho, dando-se a condensação de gotículas. As bases planas das nuvens definem o nível de ponto de orvalho e os seus topos o limite do ar ascendente. O crescimento vertical é pequeno e raramente há precipitação. Nas suas fronteiras, arrefecem o ar circundante que se torna assim mais pesado e desce em roda da nuvem.

Normalmente não duram mais do que de uns 5 a 40 minutos mas, se o ar se torna mais instável e húmido e a convecção aumenta (por aquecimento adicional da superfície, por elevação orográfica ou pela chegada de uma frente fria), podem crescer verticalmente ao longo de um dia (até uns 6000 metros) transformando-se em grandes nuvens isoladas formando montes, cúpulas ou torres com o topo com o aspecto de uma couve-flor. Passam então a ser chamados de cumulus congestus e estão normalmente associados a cargas de água. Se um cumulus congestus continuar a crescer verticalmente, transforma-se num cumulonimbus, a «nuvem dos temporais».

Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractocumulus (FC).Máxima frequência sobre a terra de dia e sobre a água de noite.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Tipos de nuvens Cumulus:

Fotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]