Curdistão Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Курдистанский уезд, Kôrdistana Sor
Curdistão Vermelho
1923 – 1929

Bandeira de Kurdistan Uyezd

Bandeira
Localização de Kurdistan Uyezd
Localização de Kurdistan Uyezd
Continente Ásia
País  União Soviética
Capital Lachin
Língua oficial curdo, russo
Governo Não especificado
Período histórico Período entre-guerras
 • 1923 Fundação
 • 1929 Dissolução

O Curdistão Uyezd (em russo: Курдистанский уезд; em azeri: Kürdüstan qəzası,[1]), também chamado coloquialmente de Curdistão Vermelho (em russo: Красный Курдистан; em azeri: Qızıl Kürdistan; em curdo: Кöрдьстана Сор) foi uma unidade administrativa soviética que existiu de 1923 a 1929.[2][3]

A sua capital era a cidade de Lachin. Foi brevemente sucedido pelo Curdistão Okrug em 1930.

História[editar | editar código-fonte]

A presença dos curdos no que hoje é o Azerbaijão remonta ao Século IX. A área entre Karabakh e Zangezur tornou-se habitada por tribos nômades curdas no Século XVIII. Afinal, essa população tornou-se majoritária em muitas partes da região, particularmente em torno de Lachin, Kalbajar, e Qubadli.

Em 1920, as duas áreas habitadas por curdos de Jewanchir (capital Kalbajar) e Zangazur oriental (capital Lachin) foram reunidas para formar o Curdistão Vermelho (Kurdistan Uyezd). O período de existência da unidade administrativa curda foi breve e não durou após 1929. Os curdos subsequentemente enfrentaram muitas medidas repressivas, inclusive deportações. Como resultado do conflito em Nagorno-Karabakh, muitas regiões curdas foram destruídas e mais de 150.000 curdos foram deportados desde 1988.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Embora comumente referido como um okrug (distrito) ou província autônoma (oblast autônomo), o Curdistão Vermelho nunca foi nenhum dos dois. De fato, era uma uyezd, uma unidade administrativa como qualquer outra, dentro do que hoje é o Azerbaijão, sem maior autonomia do que qualquer outro uyezd.[4][5]

Atualmente a região faz parte da não reconhecida República de Artsaque, apoiada pela Armênia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a região do Curdistão ou sobre o povo curdo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.