Dérbi dos Rhône-Alpes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dérbi dos Rhône-Alpes
Saint-Étienne versus Lyon
Tifo de la sud 2.JPGBefore Olympique lyonnais - Real Madrid match-modified.jpg

Torcedores do Saint-Étienne e do Lyon.
Lyon 42 vitória(s), 135 gol(s)
Saint-Étienne 43 vitória(s), 153 gol(s)
Empates 33
Total de jogos 118
Total de gols 288
editar

O Dérbi dos Rhône-Alpes, também conhecido como Derby du Rhône, é uma partida de futebol de grande rivalidade entre Olympique Lyonnais e AS Saint-Etienne.[1]Ambos os clubes estão na região de Rhône-Alpes ao longo do rio Rhône, que é onde deriva o nome do clássico.
Os dois clubes jogaram o jogo pela primeira vez em 1951 e, devido à proximidade do centro de cada um com o outro - separados por apenas 50 quilômetros - a rivalidade estava aumentando.[2]O Derby du Rhône é citado como um dos jogos mais emocionantes da temporada da Ligue 1 e, como outras grandes rivalidades, se estende para fora do campo. A rivalidade local é tradicionalmente vista como um desafio simbólico entre os burgueses de Lyon e a classe trabalhadora de Saint-Étienne, uma vez que a cidade de Lyon é considerada uma população clássica de colarinho branco e sua homóloga em Saint-Étienne é vista pelos moradores como mais colarinho azul.
O dérbi também enfrenta o mais recente clube francês (Lyon) contra o clube com mais títulos da liga francesa (AS Saint-Étienne). Durante o século XX, Saint-Étienne foi o clube mais bem-sucedido do futebol francês, conquistando dez títulos entre 1957 e 1981, um recorde que permanece inalterado hoje. Durante esse período, o clube também ganhou seis títulos de Taça da França e boas performances a nível europeu. No entanto, após a queda do clube para a segunda divisão em 1984, o domínio do Saint-Étienne na elite do futebol na França começou a diminuir. Por sua vez, o Lyon iniciou um aumento semelhante no futebol francês no início do novo milênio, quando o clube venceu seu primeiro campeonato na Ligue 1 de 2001–02. O título inicial iniciou um recorde nacional de sete títulos consecutivos, uma série como nenhuma outra. na história do futebol francês. O melhor resultado de Lyon nesse período chegou às semi-finais da UEFA Champions League.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]