Módulo de memória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de DIMM)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dois tipos de DIMM (modulos de memória em linha dupla): um 168-clavar SDRAM módulo (superior) e um 184-alfiler DDR SDRAM módulo (inferior).

Em informática, um módulo de memória é um circuito impresso na qual se montam os circuitos integrados de memória.[1]

DIMM[editar | editar código-fonte]

DDR-SDRAM DIMM Kingston.

DIMM - Dual Inline Memory Module (Modulo de Memória em Linha Dupla), é um dos tipos de encapsulamento para memória DRAM mais utilizados na atualidade. Os pentes DIMM de memória estão divididos basicamente em dois tipos: SDR SDRAM e DDR SDRAM. São classificadas também de acordo com a quantidade de vias (contatos) que possuem: a SDR SDRAM possui 168 vias, a DDR SDRAM apresenta 184 vias, DDR2 SDRAM, 204 vias e a DDR3 SDRAM 240 vias. Ao contrário dos arranjos de memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente, e daí veio o termo DIMM. São módulos de 64 bits, não necessitando mais utilizar o esquema de paridade das antigas memórias SIMM (Single Inline Memory Module), onde era necessário instalar bancos de memória em múltiplos de dois módulos.[2]

SO-DIMM[editar | editar código-fonte]

PC6400 DDR2 SO-DIMM

SO-DIMM é um padrão de conector tipo soquete normatizado pelo JEDEC[3] muito usado para memórias de notebook e computadores modulares.

Uma memória SO-DIMM (acrônimo para small outline dual in-line memory module) é um tipo de memória de computador.

As memórias SO-DIMM é uma alternativa menor às memórias DIMM, tendo aproximadamente metade de seu tamanho. Como resultado, são usadas principalmente em laptops, computadores pessoais com gabinetes pequenos, impressoras robustas de escritório e equipamentos de rede como roteadores.

Sua configuração varia entre 72, 100, 144 ou 200 pinos. O pacote com 100 pinos suporta tranferência de dados de 32 bits, enquanto os pacotes de 144 e 200 suportam transferência de 64 bits. Em contraste, as memórias DIMM tradicionais possuem 168, 184 ou 240 pinos, todos suportando transferência de dados de 64 bits.

SIMM[editar | editar código-fonte]

SIMMs de 30 (no alto), 68 (centro) e 72 pinos (embaixo). Os primeiros módulos de 30 pinos costumavam ter 256 KiB ou 1 MiB de memória.

A memória SIMM, ou seja, Single In-line Memory Module, é um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. Diferencia-se do DIMM (Dual In-line Memory Module), o módulo de memória predominante nos dias de hoje, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo. Os SIMMs foram normatizados pelo padrão JEDEC JESD-21C.

Este tipo de memória foi inventado em 1982 por James J. Parker, da Zenith Microcircuits, e o primeiro cliente desta empresa foram os Wang Laboratories. Os Wang Laboratories tentaram patentear esta tecnologia, e conseguiram, em abril de 1987.[4] Esta patente, entretanto, foi depois revogada, no momento em que os Wang Laboratories estavam processando várias companhias por infringir a patente; neste momento, veio à tona o fato de que a invenção era, de fato, do James J. Parker da Zenith Microcircuits, e não da Wang Laboratories. Os processos foram então anulados, e a patente foi liberada para uso geral. Os módulos de memória originais foram construídos sobre substratos cerâmicos, com partes "flip chip" Hitachi de 64K, e tinha, de fato, pinos (tal como single in-line package (SIP)).[5]

Referências

  1. Bruce Jacob, Spencer W. Ng, David T. Wang (2008). Memory Systems: Cache, DRAM, Disk. Morgan Kaufmann Publishers. pp. 417–418.
  2. Carlos Morimoto (26 de junho de 2005). Guia do Hardware, ed. «DIMM». Consultado em 2 de agosto de 2014 
  3. [1]
  4. Patente E.U.A. 4 656 605 - Single in-line memory module
  5. Clayton, James E. (1983). Low-cost, high-density memory packaging: A 64K X 9 DRAM SIP module, The International journal for hybrid microelectronics.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre SO-DIMM