Laptop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo software para desktop, veja notebook (software).
IBM Thinkpad R51 de 2004.

Laptop (AFI[læpˈtɔp]), no Brasil, também denominado de notebook (AFI[noʊtˈbʊk], que significa em Língua Inglesa "caderno") ou a expressão pouco usada computador compacto (abreviado para compacto) e em Portugal chamado de computador portátil (abreviado frequentemente para portátil) é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente, um laptop contém tela de LCD ou LCD LED[1] (cristal líquido), teclado, rato (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD. Os mais modernos não possuem mais a entrada para discos flexíveis (disquetes), e, havendo necessidade de utilizar um desses dispositivos, conecta-se um adaptador a uma das portas USB.

Um notebook pode ter diferentes sistemas operacionais como Mac OS X,Linux,Windows e o sistema operacional Google Chrome.

Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, existe uma pequena distinção entre laptop e notebook, sendo o notebook aproximadamente do mesmo tamanho de um caderno universitário e necessariamente menor que o laptop. Apesar disso, não existe uma convenção oficial sobre a nomenclatura e, na linguagem popular, o uso dos dois nomes se faz de forma aleatória, sendo que os computadores portáteis pequenos com menos recursos são ocasionalmente chamados de notebooks, e os computadores portáteis grandes e com maiores recursos são ocasionalmente chamados de laptops.

A expressão "laptop" deriva da aglutinação dos termos em inglês lap (colo) e top (em cima), significando "em cima do colo", em contrapartida ao desktop (que significa, literalmente, "em cima da mesa").

Laptops podem ser divididos em duas categorias: os portáteis, voltados especialmente aos que necessitam de um computador como acessório de trabalho mas que locomovem-se com frequência entre um lugar e outro, e os desktops replacements, voltados a pessoas que querem computadores com alguma mobilidade e com performance semelhante à de um computador de mesa.

Laptops portáteis são pequenos, leves e projetados para que suas baterias sejam capazes de abastecê-los por um longo período de tempo (quatro a cinco horas ou mais). Isto ao custo de configurações de hardware mais simplificadas, com pouca memória RAM (raramente superior a 8 gigabytes), placa de vídeo na maioria das vezes integrada ao chipset ou processador, velocidade do processador raramente superior a 3,00 GHz, e hard drive quase sempre limitado a 500 gigabytes de capacidade . As telas mais comuns são as de 14 polegadas (ou 14,1 polegadas em widescreen) e 15" (ou 15,4" em widescreen).

Atuais substitutos de desktop, por outro lado, são projetados de modo a possuir performance comparável a bons computadores de mesa (4 gigabytes ou mais de RAM, placa de vídeo dedicada, 250 gigabytes de espaço ou mais e até 2,8 giga-hertz (Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7) de velocidade do processador[2]. Tais laptops, voltados aos que querem performance (para uso de aplicativos pesados, tais como jogos, por exemplo) estão ficando mais leves, relativamente menores, e gastam mais lentamente suas baterias (que normalmente duram no máximo 4 horas em laptops com baterias de 9 células, executando aplicativos de peso médio). Substitutos de desktops comuns possuem entre 15 e 17 polegadas, embora alguns laptops possuam 19 ou mesmo 20 polegadas. Novos laptops possuem tamanho de uma agenda e são finos como uma capa de DVD, como alguns modelos da Acer e Asus denominados netbooks.

Atualmente, muitos laptops são dotados de adaptadores de rede wireless, que possibilitam a conexão a redes de computadores sem fio. Essas redes podem ser instaladas em escritório, e já é muito comum encontrá-las também em residências. Com os adaptadores wireless, os usuários de laptops podem acessar a internet em diversos estabelecimentos, tais como restaurantes e aeroportos, sem a necessidade de conectar fios, desde que esses locais ofereçam o serviço. O acesso à rede sem fio também pode ser controlada, sendo que o internauta somente poderá se conectar à rede através do uso de senhas ou cartões. Esse tipo de tarifação tem sido muito utilizada por fornecer ao estabelecimento a possibilidade de, além de cobrar pelo serviço oferecido, ter controle de todos os usuários do serviço. Um dos grandes exemplos de sistemas de tarifação é o Accesscard, onde o internauta compra cartões pré-pagos com tempo definido e se loga ao sistema através da inserção de um código impresso no cartão. Mas, hoje, as operadoras de celular cobram uma taxa fixa de navegação de dados 3G.

História[editar | editar código-fonte]

Depois da introdução do computador pessoal em 1971, o mercado de computadores portáteis se tornou viável. O primeiro projeto veio com o Dynabook de Alan Kay em 1972, mas nunca chegou a ser comercializado. O primeiro computador tido como portátil foi o IBM 5100 de 1975.[3]

Grid Compass no Espaço.

O Osborne 1 foi o primeiro laptop vendido no mundo, ele foi criado em 1981 pelo norte-americano Adam Osborne que queria um computador que coubesse em baixo da poltrona do avião, ele pesava 12 quilogramas e tinha um tela CRT[desambiguação necessária] de 5 polegadas. Em 1982 foi lançado o Epson HX-20, que tinha tela de LCD monocromática e foi o primeiro a vir com bateria. O Grid Compass foi desenvolvido pelo designer inglês Bill Moggride em 1979 mas foi lançado somente em 1982 e chegou a viajar no Ônibus Espacial Discovery, em 1985. Em 1983 foi lançado o Gavilan SC o primeiro a vir com touchpad. Em 1992 foi lançado o IBM Thinkpad o primeiro a vir com trackpoint. Em 1987 foi lançado o Linus Write-Top o primeiro a vir com software de reconhecimento de escrita a mão.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Saiba qual a diferença entre LCD, LED e Plasma - BABOO». BABOO. Consultado em 23 de fevereiro de 2016 
  2. «Melhores Notebooks». PC Computadores. 25 de setembro de 2020. Consultado em 1 de outubro de 2020 
  3. http://oldcomputers.net/ibm5100.html
  4. [1]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Laptop