Touchpad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Touchpad em um notebook.

O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque que traduz a posição de pressão do toque para o sistema operacional na tela. É utilizado principalmente em computadores portáteis para substituir o mouse, também podem ser encontrados em celulares, tocadores de mídia portáteis e PDAs.

Touchpad em um celular.

Atualmente, os Touchpad identificam vetores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele dos dedos (ou um objecto condutor de electricidade) em sua superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de milisegundos. Essas linhas geradas a cada milisegundo juntas formam o movimento do cursor.

Os modelos antigos utilizavam sensores de pressão, porém este sistema não é mais utilizado nos atuais touchpads - como os de notebooks, principalmente - por não possuírem a mesma qualidade e durabilidade das novas tecnologias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.