Dasyuridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDasyuridae
Tüpfelbeutelmarder brehm.png

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Dasyuromorphia
Família: Dasyuridae
Géneros
Ver texto

Dasyuridae é uma família de mamíferos marsupiais nativa da Austrália e Nova Guiné. O grupo inclui cerca de 65 espécies distribuídas por 15 géneros, entre as quais o diabo-da-tasmânia, o maior carnívoro marsupial da actualidade.

Os dasiurídeos são animais de pequeno a médio porte, pesando entre algumas gramas e 8 kg. Todos apresentam um corpo alongado, com cabeça afilada e uma cauda longa, peluda e não preênsil. Os dasiurídeos são plantígrados, isto é deslocam-se com a pata totalmente assente no chão, e a estrutura da pata não é sindáctila, o que os distingue do grupo dos cangurus (ordem Diprotodontia). As espécies arborícolas têm um dedo extra nas patas traseiras. A dentição está adaptada a uma alimentação carnívora ou insectívora, consoante as espécies, e consiste em 6 dentes incisivos na maxila inferior, 8 na maxila superior, 4 dentes caninos, 4 ou 6 molares em cada mandíbula e 8 premolares, com arestas cortantes. Esta fórmula dentária distingue o grupo da ordem Didelphimorphia, que apresenta 8/10 dentes incisivos.

A maioria dos dasiurídeos não têm marsúpio, ou bolsa, onde proteger as crias durante os primeiros tempos de vida. As tetas da fêmea estão distribuidas em círculo no abdómen, que pode ter pregas de pele e gordura que actuam como protecção.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dasyuridae