Dasyuridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dasyuridae
Gato-tigre
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Dasyuromorphia
Família: Dasyuridae
Goldfuss, 1820
Género tipo
Dasyurus
Geoffroy, 1796
Subfamílias e tribos

Dasyurinae

Sminthopsinae

Dasyuridae é uma família de mamíferos marsupiais nativa da Austrália e Nova Guiné.[1]O grupo inclui cerca de 65 espécies distribuídas por 15 géneros, entre as quais o diabo-da-tasmânia, o maior carnívoro marsupial da actualidade.

Os dasiurídeos são animais de pequeno a médio porte, pesando entre algumas gramas e 8 kg. Todos apresentam um corpo alongado, com cabeça afilada e uma cauda longa, peluda e não preênsil. Os dasiurídeos são plantígrados, isto é deslocam-se com a pata totalmente assente no chão, e a estrutura da pata não é sindáctila, o que os distingue do grupo dos cangurus (ordem Diprotodontia). As espécies arborícolas têm um dedo extra nas patas traseiras. A dentição está adaptada a uma alimentação carnívora ou insectívora, consoante as espécies, de modo a poder apresentar as seguintes fórmula dentária: ou . Os molares têm arestas cortantes. Esta fórmula dentária distingue o grupo da ordem Didelphimorphia, que apresenta 8/10 dentes incisivos.

A maioria dos dasiurídeos não têm marsúpio, ou bolsa, onde proteger as crias durante os primeiros tempos de vida. As tetas da fêmea estão distribuidas em círculo no abdómen, que pode ter pregas de pele e gordura que actuam como protecção.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Dasyuridae». Catalogue of Life. Species 2000: Leiden, the Netherlands. Consultado em 27 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dasyuridae